Nerdizmo

A escultura feita com destroços da explosão de Beirute

A escultura feita com destroços da explosão de Beirute

A artista plástica libanesa Hayat Nazer canalizou toda sua dor em uma escultura feita com destroços da explosão de Beirute, quando um enorme estoque de nitrato de amônio explodiu em uma região portuária e matou ao menos 130 pessoas, deixou 5 mil feridos e mais de 300 mil desabrigados, no início de agosto de 2020.

“A explosão partiu meu coração. Fiquei arrasada e traumatizada, mas, honestamente, todos nós no Líbano estamos traumatizados”, ela contou em entrevista à CNN.

Nazer se juntou a outros voluntários para limpar os destroços da explosão. Assim, surgiu a ideia de usar os objetos que encontrava durante a limpeza para criar uma estátua que inspirasse seu povo a se unir e reconstruir a cidade.

“Eu fui até casas das pessoas depois que elas foram destruídas pela explosão e disse a elas: ‘Eu só quero que você me dê tudo que eu puder incluir para torná-la parte da minha escultura. Fiquei chocada. As pessoas me deram coisas tão valiosas, coisas de sua infância, seus avós que morreram na guerra civil, coisas que queriam salvar para seus filhos. Tantas emoções entraram nisso”, conta.

O resultado é a escultura de uma mulher com cabelos longos ao vento, segurando a bandeira do Líbano ao lado de um relógio que marca a hora exata da explosão: 18:08h.

Com a ajuda de seguidores das redes sociais, a artista e ativista nomeou a escultura como “Lady Of The World”, que funciona como um memorial para que as próximas gerações se lembrem o que Beirute e seu povo passaram.

A escultura feita com destroços da explosão de Beirute


Leia também: Enorme boneco viajará 8 mil km em conscientização sobre a crise dos refugiados

Veja mais sobre Arte!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Tags:
Categorias:
Arte
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Star Wars: Galactic Cruiser, o hotel-passeio da Disney 5 Jogos em Pixel Art para Acompanhar Confira a crítica do filme Inititation Melhores Filmes de Suspense tensos e com reviravoltas Novos Jogos de Construção de Cidades para Acompanhar