8 Filmes dos anos 80 que previram o futuro - Nerdizmo
Nerdizmo

8 Filmes dos anos 80 que previram o futuro

8 Filmes dos anos 80 que previram o futuro

Os anos 80 foram uma década bastante conturbada no Brasil, que trouxe grandes mudanças e problemas econômicos, mas também avanços tecnológicos. Muitos filmes dos anos 80 previam tecnologias futuras e tendências sociais que acabaram se tornando realidade. Estas produções não só nos divertiram, mas também ajudaram a moldar nosso imaginário coletivo sobre o futuro.

Neste post, falamos de alguns dos filmes clássicos dos anos 80 que previram o futuro com uma precisão de cair o queixo!

Filmes dos anos 80 que previram o futuro

Fuga de Nova York (1981)

Em Fuga de Nova York, o mundo se tornou uma sociedade distópica, onde a ilha de Manhattan se transformou em uma prisão de segurança máxima. O filme previu o aumento das prisões privatizadas e a exploração dos prisioneiros para fins lucrativos, um fenômeno que é hoje uma realidade em muitos países.

O primeiro filme de nossa lista também introduziu a ideia de microchips sendo usados para rastrear e monitorar prisioneiros, o que se tornou parte dos sistemas penitenciários modernos.

O protagonista, Snake Plissken, é enviado para resgatar o presidente dos Estados Unidos, e o filme explora temas muitos relevantes ainda hoje, como corrupção governamental, totalitarismo e liberdade individual.

Blade Runner (1982)

Este filme retratou um futuro em que a robótica avançada e a inteligência artificial (IA) se tornaram um lugar comum. O filme apresenta androides, os chamados replicantes, que são criados para fins de trabalho e entretenimento.

Estes replicantes são projetados para serem quase indistinguíveis dos humanos, mas faltam-lhes as emoções e a empatia que nos tornam únicos. O filme também mostra uma Los Angeles distópica, encharcada pela chuva, superlotada e poluída.

Hoje, estamos vendo o desenvolvimento da robótica avançada e da inteligência artificial que estão começando a apagar a linha entre humanidade e máquina.

Jornada nas Estrelas II: a Ira de Khan (1982)

A tripulação da USS Enterprise encontra um velho inimigo, Khan Noonien Singh, que busca vingança contra Kirk. O filme previu o surgimento de nada menos que a internet, além do uso de computadores para armazenar grandes quantidades de dados.

O Dispositivo Genesis, uma ferramenta poderosa que pode criar nova vida em um planeta árido ao rearranjar a matéria em nível molecular, é um exemplo do potencial da tecnologia para transformar nosso mundo.

A Ira de Khan explora temas de engenharia genética, progresso científico e a responsabilidade que vem com grandes poderes.

Jogos de Guerra (1983)

Este clássico previu os perigos potenciais de ataques hacker e guerras cibernéticas, muito antes de estas questões se tornarem relevantes ou conhecidas do público. A trama segue um adolescente que acidentalmente hackea um supercomputador militar, o que quase dá início uma guerra nuclear global.

O filme destaca os riscos associados à segurança de computadores, assim como à importância de proteger informações sensíveis contra acesso não autorizado. Hoje, somos testemunhas das consequências dos ataques cibernéticos a empresas e governos, bem como a necessidade de maiores medidas de segurança.

O Exterminador do Futuro (1984)

Outro clássico que explorou o conceito de inteligência artificial e os potenciais perigos da criação de máquinas mais inteligentes que os humanos. Muito antes de Matrix, esse cultuado filme previu um futuro no qual maquinas se tornariam autoconscientes e se voltariam contra a humanidade.

Ele também mostrou o surgimento de robôs assassinos e a necessidade de intervenção humana para evitar uma catástrofe global. Hoje, estamos vendo o desenvolvimento da IA e da robótica que estão se tornando cada vez mais autônomos, levantando questões sobre os riscos e consequências potenciais dessas tecnologias.

RoboCop (1987)

RoboCop retratou um futuro onde o crime sai do controle, e a força policial havia sido substituída por robôs. O filme explorou os perigos do poder corporativo sem controle e as consequências da deixar a aplicação da lei nas “mãos” das máquinas.

Hoje, estamos vendo o desenvolvimento de robôs e drones autônomos que estão sendo usados na aplicação da lei, assim como o debate sobre o uso da IA no policiamento.

O Sobrevivente (1987)

Este filme se passa em um futuro distópico com um popular programa de televisão chamado The Running Man (O Fugitivo, em tradução livre), um jogo mortal em que criminosos condenados e assassinos treinados se enfrentam. O programa é transmitido para todo o mundo, e o público pode apostar no resultado.

O Sobrevivente previu o surgimento dos reality shows e a exploração dos concorrentes para fins lucrativos, uma tendência que tem se tornado cada vez mais comum na mídia moderna. O filme explora os temas de controle social, manipulação da mídia e propaganda governamental.

De Volta para o Futuro Parte II (1989)

A continuação do lendário De Volta para o Futuro previu um futuro com tecnologia avançada. Algumas previsões não se concretizaram, como sapatos que amarram os próprios cadarços e carros voadores. Mas o filme também previu bate-papo em vídeo, o crescimento da realidade virtual e do entretenimento imersivo, bem como o uso de sistemas de identificação biométrica.

O retrato do filme de uma sociedade futurista com gadgets de alta tecnologia e formas avançadas de comunicação, como a chamada de vídeo que Marty McFly usava para falar com seu chefe, hoje são facilmente acessíveis graças ao smartphone.

Mal sabiam os criadores deste filme icônico que um dia seríamos capazes de fazer videochamadas, navegar pelo mundo, jogar blackjack sem sequer precisar entrar em um cassino, usar impressões digitais para acessar nossos dispositivos pessoais, e muito mais, tudo bem a partir de um pequeno celular em nossas mãos.

Os clássicos dos anos 80 continuam a nos servir de inspiração

Além de seu enorme impacto na cultura popular, os filmes desta lista foram também visionários. Eles inspiraram muitos outros filmes, programas de TV e livros, e ajudaram a forjar nosso imaginário coletivo sobre o futuro.

Os anos 80 foram uma década de grandes mudanças e avanços tecnológicos, e alguns de seus filmes previram o futuro com uma precisão surpreendente. Assista os filmes as nossa lista quando tiver oportunidade.

Veja mais sobre Cinema!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments