Nerdizmo

100 mil vinis digitalizados para serem ouvidos online

Vinis digitalizados oferecem som analógico em arquivo online para os tempos digitais

100 mil vinis digitalizados para serem ouvidos online

Os saudosos bolachões já são reconhecidos como objetos de arte, graças à sua qualidade de som e seu valor musical histórico. A biblioteca Internet Archive assumiu o compromisso de digitalizar 100 mil vinis para serem ouvidos online.

“O LP foi nosso principal meio musical por mais de uma geração. De Elvis, aos Beatles e ao Clash, o LP foi testemunha do nascimento de Rock & Roll e Punk Rock. Foi parte integrante de nossa cultura das décadas de 1950 a 1980 e é importante preservarmos para as gerações futuras.”, diz CR Saikley, diretor de projetos especiais da Internet Archive.

As mídias físicas podem desaparecer em um estalo de dedos, e portanto a ideia é reunir os álbuns em um banco de dados. Para isso, a biblioteca sem fins lucrativos se uniu à Biblioteca Pública de Boston para realizar as digitalizações. Dentro deste conjunto, há gravações em formatos como cilindros de cera, 78RPMs e LPs – eles estão focados no ultimo, em especial.

Atualmente, já é possível ouvir 750 vinis digitalizados na seção Unlocked Records da biblioteca online.

É válido lembrar que ouvir um vinil é muito mais do que dar o ‘play na música’, é como um ritual que você realiza passo a passo para apreciar um som limpo das gravações analógicas. E como coloca muito bem Ari Herstand do Digital Music News:

“O vinil é uma experiência completa. Maravilhosamente tátil… Enquanto olhamos para as nossas telas durante a maior parte de nossos dias, é bom olhar para a arte que não brilha e não é do tamanho da minha mão.”

100 mil vinis digitalizados para serem ouvidos online
Vinis digitalizados oferecem som analógico em arquivo online para os tempos digitais

Os vinis ressurgiram recentemente, mas há uma polêmica sobre a nova Era dos LPs: músicos como o Neil Young, um crítico incansável da gravação digital, se manifestaram contra as matrizes digitais em mídia analógica. O desejo é que todas as etapas fossem analógicas como nos vinis de antigamente, desde a captação do som.

Mesmo que isso não seja mais uma realidade, ainda temos opções para todos os gostos. Para os conservadores, ainda existem lojas de vinis onde se pode encontrar os clássicos; e agora o acervo da Internet Archive oferece som imediato e fácil, como gosta a geração digital.


Leia também: O mapa interativo com todas as lojas de vinil do mundo

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Tags:
Categorias:
MúsicaTecnologia
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments