Nerdizmo

As 10 naves mais emblemáticas da cultura nerd

Naves

Em uma galáxia muito, muito distante, naves poderosas e emblemáticas levam os nossos personagens favoritos em aventuras inimagináveis. Em algumas delas, como Star Wars, Star Trek, The Expanse e várias outras, elas vão além de um simples meio de transporte e se transformam em um cenário qual faz parte da ação tanto quanto os nossos heróis e vilões.

Separamos nesta lista os dez principais veículos espaciais para escolher em qual vai pilotar, claro, com os cintos apertados e o aviso de que uma jornada longa os espera para ir onde homem algum jamais esteve. Do humor até o terror, de raças alienígenas até a espécie humana se expandindo, elas carregam seu próprio legado através da trama e conheceremos todas a partir de agora:

As 10 naves que todos amamos:

10 – Millenium Falcon (Star Wars)

É impossível falarmos de naves espaciais do universo geek sem citar ao menos a Millenium Falcon. Um item indispensável em qualquer lista do gênero, a nave de Han Solo é o ápice da velocidade e performance em qualquer fuga ou batalha importante na trama dos filmes Star Wars. Quer saber se a vitória está garantida ou não? Basta olhar para ver se ela está participando do combate.

Pertencendo ao Lando Calrissian, ela foi perdida em uma aposta de jogo para Han Solo, que a pilotava para contrabandear produtos através das galáxias. Seu copiloto, Chewbacca, é reconhecível em qualquer lugar que vai parar e acabou ficando com o cargueiro após a morte do amigo nas mãos do próprio filho em Star Wars: O Despertar da Força.

9 – USCSS Nostromo (Alien)

Uma das mais icônicas naves do mundo do terror, ela que carregou o Alien como o oitavo passageiro contra toda a tripulação. Ela teve um dos papeis mais importantes na história, aquele que só competia a ela realizar: eliminar a ameaça e impedir o terror de se expandir pela galáxia. Obviamente que não acabaria com o mal do Xenomorfo, mas garantiu ao menos a fuga de Ellen Ripley.

Sabendo que nada poderia matar facilmente o alienígena, Ripley se vê obrigada a tomar a decisão de explodir a própria nave para eliminar a criatura. Destruindo o reator do veículo, o final da história garante que tanto ela quanto Jones, o gato da tripulação, saiam vivos do local. Seu destino só foi conhecido anos depois, quando a agente é resgatada no espaço. Até lá, foi dada como “desapareceu sem vestígio algum”.

8 – Rocinante (The Expanse)

A novata desta lista, entre as naves que vemos em The Expanse não há uma mais marcante que a própria Rocinante. Ela que pertence à Marte e foi basicamente sequestrada pelo bando de James Holden para se salvarem de uma grande artimanha política e que coloca em risco toda a galáxia. A partir daí, não teve para ninguém: o veículo acabou ficando com eles para sempre.

Grande parte da primeira temporada e de alguns arcos do seriado da Amazon Prime Video se passam dentro dela, tornando a nave em um dos cenários mais importantes da história. Após um tempo, você até grava onde fica cada uma das dependências dela, assimilando onde está parte do grupo e o que estão fazendo naquele momento. O grande problema é a constante ameaça de explosão, que sempre acontece e mantém o time alerta para defendê-la.

7 – Milano (Guardiões da Galáxia)

Quando falamos na Marvel, um dos grupos mais famosos é, sem sombra da dúvidas, os Guardiões da Galáxia. Os ex-criminosos que praticam o bem e buscam uma grana sempre que possível não podiam escolher naves de forma livre, então acabaram se apossando daquela que Peter Quill já possuía: Milano. O veículo foi feito para fugas, o que garante ao menos uma saída de toda a armadilha que eles acabam caindo dos vilões.

Antes feita para apenas uma pessoa viver, ela acaba sendo adaptada para a convivência de Peter com Gamora, Rocket, Groot, Drax e Mantis. Nas HQs, é um pouco mais amplo este grupo, contando também com Cosmo e às vezes com o próprio Adam Warlock. É nela que são criados os planos mais insanos possíveis e onde podemos ouvir as músicas dos anos 80 através das galáxias. Um ícone.

6 – USS Enterprise (Star Trek)

Em Star Trek, poucas naves carregam o peso que a USS Enterprise tem de importância para a Federação. Criada com o propósito de exploração e estudos de cultura alienígena, ela leva a tripulação do Capitão Kirk e diversas outras pela história da franquia para os mais diversos destinos para analisar informações e descobrir tramas ainda mais densas do que suspeitam.

Se você conhece a saga, é impossível não lembrar da cabine de comando onde todos se reúnem para discutir seus planos, se comunicar com os inimigos e criarem estratégias para sobreviverem aos pesadelos que encontram no caminho. Além disso, seu design é único e reflete bem que ao contrário das demais, ele não é um veículo de guerra e batalhas, mas sim um propagador de paz.

5 – Estrela da Morte (Star Wars)

Infelizmente isso não pode ser dito também de uma das naves mais marcantes de toda a cultura nerd que conhecemos e amamos. A Estrela da Morte é mais do que um simples veículo que leva Darth Vader para lá e pra cá, mas sim uma verdadeira arma que é capaz de explodir planetas que estiverem em sua frente. Não é à toa que é guardada pelo Sith mais poderoso do universo.

Seu grande problema é que ela sempre é construída com alguma falha, o que garante à Aliança Rebelde uma chance de destruí-la de vez sempre que ocorre um grande combate. Já recebeu várias versões durante as trilogias, porém não tem erro: seu design não mente e toda vez que você vê um modelo não tem como não relembrar do nome original e do estrago que causa.

4 – Tardis (Doctor Who)

Não se engane com a Tardis, acreditando que ela apenas viaja pelo tempo. Em diversas temporadas de Doctor Who podemos ver os protagonista utilizando-a como as demais naves que vemos pela lista e indo em direção ao espaço para encontrar novas aventuras. Quem disse que uma cabine da polícia britânica poderia ir tão longe, não é? Porém, se engana se pensa que ela é um simples veículo.

A Tardis, por dentro, é gigantesca e leva consigo a arquitetura de diversas culturas e épocas diferentes da História, mostrando bem o quanto os Doctors percorreram com ela. Atualmente ela está nas mãos da 13ª encarnação da figura viajante do tempo, que encerrou a sua jornada e aguarda pelo tão esperado especial de Natal para mostrar quem será o próximo a assumir a nave.

3 – Planet Express (Futurama)

Todos ficaram curiosos quando o criador de Os Simpsons, Matt Groening, revelou que estava desenvolvendo um desenho novo e que se passava no futuro. Quando vimos Futurama pela primeira vez, as aventuras de Fry com o bando de entregadores se tornou um verdadeiro sucesso e dentro dele não podemos nos esquecer de uma das naves favoritas dos fãs: Planet Express.

A capitã do veículo é Leela, que apenas quer fazer suas entregas sem entrar em confusão, mas acaba sendo levada pelos demais nos inúmeros problemas que a galáxia carrega onde mostra que não está no comando à toa. É impossível não se divertir com as aventuras dentro da nave espacial, principalmente com a presença de Bender.

2 – USS Discovery (Star Trek: Discovery)

Outra novata da lista e da franquia Star Trek também, a USS Discovery é uma das naves mais diferenciadas da frota e suas aventuras vão além de toda a imaginação. No início da trama ela é apenas um veículo comum, como os demais, feito para exploração e estudos. Porém, com a chegada do Motor de Esporos, ela se torna uma das mais velozes e pode basicamente se teleportar para qualquer lugar do vasto universo.

A partir deste ponto, ela passa a ser almejada como um grande alvo para vencer uma guerra que se aproxima cada vez mais. Imagine armar um veículo assim e poder aparecer em qualquer planeta? Seria um risco inimaginável, qual nem a Federação ou os membros da equipe desejam, partindo em direção ao desconhecido para que ela não caia nas mãos dos grandiosos vilões.

1 – Space Cruiser (Rick and Morty)

E claro que vamos finalizar esta lista de naves com a que tem até uma consciência própria. A Space Cruiser, montada pelo Rick, é um sarro e acaba protagonizando muitos momentos das insanas aventuras da família. Entre os episódios, descobrimos que o motor quântico é movido por um verdadeiro planeta em miniatura que garante energia e até que ela é apaixonada por certos robôs que se transformam em veículos…ou seja, só confusão de primeira.

Completamente fiel ao seu dono, ela é de uma serventia absurda principalmente por seu sistema de defesa. Não adianta se aproximar ou tentar roubá-la, que ela armará o verdadeiro caos com qualquer um para manter a sua integridade. Isso não escapa de ser um grande problema, com ela entendendo as coisas erradas na maioria das vezes e aprontando muito para cima de Morty.

Veja mais em Listas!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Star Wars: Galactic Cruiser, o hotel-passeio da Disney 5 Jogos em Pixel Art para Acompanhar Confira a crítica do filme Inititation Melhores Filmes de Suspense tensos e com reviravoltas Novos Jogos de Construção de Cidades para Acompanhar