Nerdizmo

10 melhores filmes de ficção-científica dos anos 90

Filmes

Os anos 90 trouxeram inúmeros filmes que fizeram parte de nossa infância e juventude, sempre com uma boa dose de ação e aventura. Porém, a ficção-científica também encontrou um lar nessa década, trazendo longas icônicos e que marcaram a vida de muitos de nós. Vamos relembrar os melhores deles nesta lista, trazendo as principais produções que a década teve a nos oferecer.

Pegue a sua pipoca, sente no sofá que a nostalgia será forte e não nos responsabilizamos pela fatura da plataforma de streaming de quem correr atrás deles por lá. Brincadeiras a parte, essa geração marcou o avanço da tecnologia nos cinemas e o grande início do uso contínuo da computação gráfica nas telonas. Sem mais delongas, prontos ou não, aqui vamos nós!

Os principais filmes de uma década

Independence Day

Aqui nós começamos com estilo, Independence Day foi uma grandiosa obra que fez toda a população mundial temer por uma invasão alienígena. Com naves destruindo os maiores centros da humanidade e uma escala global se unindo para enfrentar essa ameaça, temos Will Smith em sua juventude tentando conter os esforços extraterrestres com toda a sua alma. Se este não foi o verdadeiro espírito dos anos 90, não temos mais nada para você no restante desta lista.

Tartarugas Ninjas

Entre os filmes que listamos aqui, claro que tinha lugar para aquele onde quatro pequenas tartarugas sofrem um acidente químico e são treinadas por um rato falante para lutar contra o crime. As Tartarugas Ninjas tiveram o seu primeiro filme lançado em 1990 e foi uma franquia que decolou por todos os anos seguintes, mostrando Leonardo, Donatello, Michelangelo e Raphael enfrentando o Destruidor e seu clã mortal ao lado de April O’Neil e Casey Jones.

O Quinto Elemento

Temos aqui um taxista, quatro elementos místicos e uma pessoa que caiu de paraquedas nas mãos de Bruce Willis, com uma longa jornada e todo o planeta Terra em perigo. Além de contar com a excelente atuação dos melhores dos anos 90, ele também se tornou um clássico cult que até hoje permeia a mente dos fãs. Fora que foi o filme que botou Mila Jovovich nos holofotes e a tornou na grande estrela dos cinemas que é hoje. Isso é o peso de um filme clássico na vida dos envolvidos no projeto.

Exterminador do Futuro 2: Dia do Julgamento

Podemos debater horas qual dos filmes de Exterminador do Futuro foram os melhores, mas ninguém pode negar que o segundo quebrou todas as barreiras apresentadas na primeira produção. Aqui Sarah Connor já está totalmente preparada para confrontar uma legião de máquinas, o androide T-800 não é um simples inimigo a ser combatido e toda a escala é ampliada para caber na grandiosa direção de James Cameron.

Matrix

Keanu Reeves marcou uma revolução nos cinemas com diversas técnicas até então inéditas no cinema, misturando filosofia e artes marciais em uma sequência de filmes que fizeram história. No papel de Neo, ele mostrou que vivemos em uma grande simulação e que nossas vidas alimentam máquinas que dominaram todo o planeta. Uma revolução está sendo montada, porém será que ele é o herói prometido?

MIB: Homens de Preto

MIB é, na verdade, uma adaptação de uma história em quadrinhos que mostra a agência enfrentando a ameaça alienígena na Terra. No filme, temos os agentes K e J, Tommy Lee Jones e Will Smith encontrando um perigo escondido e fazendo de tudo para impedir este mal de se alastrar. Claro, mantendo isso em completo segredo de toda a sociedade. Nem preciso dizer o impacto que ele teve em seu lançamento, ganhando diversas tramas após seu lançamento e até mesmo um reboot com Chris Hemsworth.

Jurassic Park

O que poderia dar errado em um parque cheio de dinossauros onde as crianças podem se aproximar mais das feras ancestrais? Bom, em Jurassic Park todos sabemos muito bem o que isso resultou: uma das maiores franquias cinematográficas da carreira de Steven Spielberg e uma infinidade de produtos baseados nos répteis por toda a década. Com animatrônicos que até hoje encantam milhões de pessoas, esse foi sem dúvidas um dos maiores filmes dessa geração e merece o seu lugar em qualquer pódio.

Armagedom

É impossível lembrar deste filme sem imaginar os seus três principais pilares: Bruce Willis, o meteoro e a música “I Don’t Want to Miss a Thing” da banda Aerosmith. Funcionários de uma petrolífera são contratados para perfurar o asteroide e impedir que ele extermine toda a vida por aqui. Porém as coisas não vão tão bem assim e escolhas devem ser feitas no espaço para proteger a humanidade e as pessoas queridas aqui embaixo.

Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma

Falar de filmes de ficção-científica dos anos 90 sem citar Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma seria surreal. Porém, não é o que rola por aqui. Uma prequel dos eventos que vimos nos filmes dos anos 70 e 80, aqui vemos o pequeno Anakin Skywalker se unindo à Ordem Jedi enquanto os Separatistas tentam derrubar a República a qualquer custo. Tudo isso levará a criança a se tornar o Darth Vader, acompanhando sua jornada de vingança e ódio pela galáxia.

O Homem Bicentenário

E quem disse que ficção não pode conter romance e até um pouco de drama no meio? Robin Williams interpreta um robô que foi trabalhar e carregava consigo um grande defeito: sua inteligência artificial estava desconfigurada, o que protagonizava uma curiosidade ímpar e um desejo de conhecer mais sobre a espécie humana. Porém, conforme os anos se passam, ele percebe que seus mestres não duram tanto quanto ele e toma a decisão de se tornar um ser humano. A caminhada não é fácil, com muita emoção ao meio do longa-metragem. Se aceita um conselho, ao ver esse já deixe um lenço preparado.

Veja mais em Listas!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments