Visite o esconderijo de Anne Frank em Realidade Virtual

Projeto de Realidade Virtual recriou digitalmente o esconderijo de Anne Frank, onde ela e sua família se protegeram dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Chamado de anexo secreto, o local era um depósito oculto que ficava nos fundos do prédio da empresa de seu pai em Amsterdã, na Holanda.

A iniciativa foi desenvolvida pelo museu oficial da Casa de Anne Frank em parceria com o desenvolvedor de jogos Force Field VR. O projeto leva os espectadores aos cômodos fielmente recriados que abrigaram oito judeus escondidos.

Foi no local que a adolescente escreveu seu diário íntimo e sincero que retratava a tensão da ameaça nazista, mais tarde publicado como um lembrete pungente dos horrores do Holocausto e amplamente lido pelo mundo inteiro.

Anne e sua família se refugiaram no abrigo de 6 de julho de 1942 até agosto de 1944, quando foram capturados pelos nazistas e levados ao campo de concentração de Auschwitz, na Polônia. As narrativas do diário acabam no dia da captura.

A jovem, com 15 anos, e sua irmã morreram de tifo no campo de Bergen-Belsen, na Alemanha, em 1945. O pai, Otto Frank, foi o único sobrevivente e quem publicou o diário da filha – 30 milhões de exemplares foram vendidos no mundo até hoje.

O tour começa em frente a uma estante que escondia a entrada do esconderijo. Com a câmera 360º desvendamos os cômodos e, ao clicar nos ícones em destaque, informações curiosas a partir dos escritos de Anne sobre a história que o local abrigou são revelados.

É possível imergir na atmosfera claustrofóbica da situação em que as pessoas viviam ali ao conhecer como hábitos do cotidiano eram limitados. Até o acesso ao banheiro, por exemplo, sendo permitido dar descarga apenas algumas vezes ao dia após às 9 da manhã, quando o pessoal do escritório já estava trabalhando.

No quarto improvisado de Anne, vemos a mesa com seus escritos, o binóculos na janela que ela usava para espiar a vida livre dos vizinhos e as decorações: as paredes eram repletas de fotos e pôsteres de paisagens, estrelas do cinema, membros da Família Real e artes – como a de O Pensador, de Auguste Rodin.

“Eu nunca pensei que vizinhos pudessem ser pessoas tão interessantes, pelo menos os nossos são”, escreve Anne em 28 de novembro de 1942 sobre o voyeurismo como arma contra o tédio.

O tour completo com citações do diário de Anne pode ser contemplado em 25 minutos. Acesse neste link.

Raquel Rapini

Jornalista movida pela curiosidade de saber mais sobre qualquer assunto. Escreve sobre arte, cultura, games e assuntos gerais relacionados às ciências, sociedade e mundo geek.

Posts recentes

Hugh Jackman brinca com Wolverine no último trailer

Hugh Jackman entra na brincadeira sobre a sua idade e a de Wolverine; No trailer…

2 dias ago

Tales of the Teenage Mutant Ninja Turtles ganha trailer

O spin-off Tales of the TMNT estreará entre junho e setembro de 2024; O primeiro…

2 dias ago

Larry Dalrymple sofre trágico fim em Os Simpsons

Alerta de spoilers sobre o personagem Larry Dalrymple em Os Simpsons; Ele integrava o núcleo…

2 dias ago

Sand Land recebe trailer de lançamento

Veja o trailer de lançamento do jogo Sand Land, da Bandai Namco; Ele chegará ao…

2 dias ago

Vingadores 6 pode ser dirigido por Sam Raimi?

Sam Raimi esclarece se vai ou não dirigir Vingadores 6 pela Marvel Studios; Ele nega,…

2 dias ago

X-Men 97 – Episódio 7 | Crítica: Consequências

É até chato ficar elogiando semanalmente X-Men 97, porém volto a reforçar que a qualidade…

2 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!