Tecnologia

Futuro do desenvolvimento web: principais tendências

A relação dos usuários e empresas com a internet se tornou quase simbiótica. Um não vive sem o outro. Por isso, o desenvolvedor web já tem seu lugar garantido na área de tecnologia para trazer todas as principais funcionalidades aos usuários e empresas.

Neste artigo, vamos falar das perspectivas e o que é o desenvolvimento web do futuro, assim como as tendências (olá, IA) que estão entrando no mercado agora para você já se preparar e aprender tudo o que precisa em um bom curso! A dica sobre onde estudar e qual o melhor curso de desenvolvimento web fica para o final!

O que é o desenvolvimento web atual

É evidente que o desenvolvimento web passa por um bocado de atualizações diariamente. Mas isso não impede que a gente faça um recorte do tempo para olharmos o que de mais importante rola dentro desta área hoje.

A começar pelo mercado em si, que está muito quente! Inclusive, uma pesquisa realizada nos Estados Unidos espera que o desenvolvimento web deve abrir 13% mais vagas de trabalho até 2030.

Quando a gente mira para a tecnologia, vemos que a Web 1.0 ficou muito para trás. Agora, se uma aplicação ou site não for interativa e dinâmica… Esquece! Você não vai prender a atenção do usuário.

Sendo assim, muitas ferramentas foram introduzidas a partir de linguagens de programação, como JavaScript, Angular, React e até mesmo o CGI. Tudo com foco no layout e design daquela página.

Tecnologias do futuro já em uso

Para além das linguagens de programação populares, há uma recente leva de tecnologias que funcionam muito bem para o programador e à aplicação web.

Neste caso, a área ganhou recentemente o desenvolvimento progressivo (PWA). Ele passou a permitir que muitas funcionalidades web ficassem disponíveis também para desktop. Além disso, o PWA é um dos responsáveis pelos “pushes” – aquelas mensagens dos apps – no smartphones.

Ao mesmo tempo, até aqueles poucos habilidosos na programação ganharam um aliado, que é o desenvolvimento sem código. Exatamente como o nome diz, ele é uma série de ferramentas pré-definidas, em que o usuário pode montar sua própria aplicação e até mesmo personalizá-la. Mas claro que não é no mesmo nível de uma programação do zero.

Apesar de já estarem presentes, essas tecnologias seguem em desenvolvimento, junto com outras ferramentas, como veremos a seguir.

Tendências do desenvolvimento web

O futuro do desenvolvimento web é uma espécie de ponte que atualiza as ferramentas em tempo real. E algumas delas estão cada vez mais presentes na rotina do desenvolvedor web.

PWA: Com a criação de novas APIs e os designs cada vez mais responsivos, vamos ver uma facilidade enorme na integração entre uma aplicação em suas versões desktop e mobile.

Desenvolvimento sem código: Com poucos cliques, a criação de softwares online vai se tornar mais simples e personalizável do que temos hoje. Isso abre um leque de opções gigantesco para facilitar o trabalho do desenvolvedor web.

Inteligência Artificial: A IA já tem cadeira cativa no desenvolvimento web, permitindo personalizar uma aplicação em tempo real. A IA oferece ainda a perspectiva preditiva que também auxilia o trabalho do programador e aprimora o uso de Realidade Aumentada, Realidade Virtual.

Além destas tecnologias do desenvolvimento web, temos ainda outras ferramentas que estão escalando os programas, como:

Blockchain: Apesar de ser muito vinculada ao Bitcoin, a tecnologia é responsável por criar aplicações descentralizadas (dApps) que são o grande mote da Web 3.0.

WebAssembly: O chamado Wasm insere códigos simples em ambientes complexos, conseguindo aumentar significativamente o desempenho dos programas, como jogos e edição de vídeos.

Microsserviços e contêineres: Ambas as tecnologias têm fornecido uma capacidade clara de escalabilidade, mantendo o bom desempenho dos software, mesmo sob forte demanda.

Design responsivo avançado: Este modelo permite que os programas possam se adequar aos diferentes tamanho de tela, de forma automática, sendo o design responsivo avançado uma das ferramentas mais importantes para o pessoal do front-end.

Tudo isso também pode ser aplicado em conjunto com a IA, Realidade Aumentada, Realidade Virtual e diversas outras tecnologias.

Rei da internet

Goste ou não, é praticamente impossível imaginar um mundo sem o ambiente digital. Basta ver como as pessoas se comportam em bares e festas, por exemplo. Sempre um celular na mão. E é por isso que o desenvolvedor web é uma das profissões mais populares no futuro.

A digitalização é constante e há sempre alguma tendência, ferramenta ou funcionalidade nova que muda o jogo e, claro, as empresas vão querer adicionar a suas plataformas. Vide o que aconteceu após a aprovação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil.

Mais do que isso, a própria pandemia da Covid-19 mostrou que o ambiente online é extremamente vivo e capaz de dar conta das demandas das pessoas. Então, se relacionar e comprar em lojas virtuais se tornou comum, mesmo com o fim do caos sanitário.

Foco nas habilidades web

Se você é do ramo da tecnologia ou pretende entrar nele, você precisa das habilidades do desenvolvimento web. E isso vale se você é uma pessoa experiente na área ou se mal sabe o que é programação e precisar saber como aprender a programar do zero online.

Por isso, o mais indicado para você tirar a poeira e entrar de cabeça nesta área é um curso de desenvolvimento web. Porém, este curso não precisa ser aqueles tradicionais, de quatro ou cinco anos em uma universidade. Há cursos no modelo bootcamp que são extremamente rápidos e eficientes.

Neste caso, um bootcamp é um programa de aprendizagem imersivo e intenso, que vai colocar você de frente com a parte prática do negócio. Ou seja, é programação e conhecimento na veia, que te prepara de verdade para o mercado de trabalho atual e do futuro.

Curso de desenvolvimento web na TripleTen

Com apenas dez meses de duração e mais de 5 mil alunos formados, o curso de desenvolvimento web da TripleTen Brasil é nossa principal indicação.

O bootcamp conta com tutores experientes que não só vão te ensinar o ofício, como também dar uma boa mãozinha na hora de arrumar um novo emprego. Além disso, o curso não exige que você tenha um computador super poderoso, o que reduz muito a necessidade de investimento.

Seja por IA, ou design responsivo avançado, a TripleTen Brasil vai te guiar para a melhor formação como desenvolvedor. Então, acesse o site para saber mais sobre o curso de desenvolvimento web!

Flávio Croffi

Jornalista há mais de 18 anos e fundador do NERDIZMO. Foi editor do GamesBrasil, TechGuru, BABOO e já forneceu conteúdo para os principoais portais do Brasil, como o UOL, GLOBO, MSN, TERRA, iG e R7. Também foi repórter das revistas MOVIE, EGW e Nintendo World.

Posts recentes

Tron: Ares terá um “grande apelo visual”

Cameron Monaghan afirma que Tron: Ares também revolucionará a estética; O ator comenta alguns detalhes…

3 horas ago

My Hero Academia ganha localização oficial no MangaPlus

O mangá de My Hero Academia chega ao MangaPlus em português brasileiro; O aplicativo libera…

3 horas ago

Hugh Jackman brinca com Wolverine no último trailer

Hugh Jackman entra na brincadeira sobre a sua idade e a de Wolverine; No trailer…

3 dias ago

Tales of the Teenage Mutant Ninja Turtles ganha trailer

O spin-off Tales of the TMNT estreará entre junho e setembro de 2024; O primeiro…

3 dias ago

Larry Dalrymple sofre trágico fim em Os Simpsons

Alerta de spoilers sobre o personagem Larry Dalrymple em Os Simpsons; Ele integrava o núcleo…

3 dias ago

Sand Land recebe trailer de lançamento

Veja o trailer de lançamento do jogo Sand Land, da Bandai Namco; Ele chegará ao…

3 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!