Arte

Banksy financiou um barco de resgate para socorrer refugiados

O artista de identidade anônima ataca novamente. Dessa vez, Banksy financiou um barco de resgate para socorrer refugiados do Mediterrâneo.

A nova obra de arte dele se encontra estampada em um navio que atracou no norte da África, onde refugiados que navegavam clandestinamente até a Europa em busca de segurança, aguardavam resgate.

Banksy usou os lucros da venda de uma obra de arte para comprar um antigo barco da Marinha Francesa, o qual ele batizou de “Louise Michel” em homenagem a uma anarco-feminista francesa.

Com um extintor de incêndio ele borrifou tinta rosa na parte externa do navio e pintou uma nova versão de sua arte icônica, a “Garota com Balão”. A menina agora veste um colete salva-vidas e o coração vermelho foi trocado por uma boia salva-vidas rosa.

O projeto do navio foi concebido em setembro de 2019, realizado em parceria com a ativista do direitos humanos Pia Klemp, que liderou várias missões em barcos de ONGs para resgatar refugiados.

Klemp e uma equipe de resgate profissional comandam o navio de 31 metros, que tem capacidade de pelo menos 27 nós, e por isso é mais rápido do que a maioria dos navios, permitindo que ele alcance os necessitados com mais rapidez e “com sorte, ultrapasse a chamada guarda costeira da Líbia”, diz Klemp.

“Pode parecer incrível que haja necessidade de um veículo de emergência caseiro em uma das vias navegáveis mais movimentadas da Europa, mas há. A crise dos imigrantes significa que os estados europeus estão instruindo sua Guarda Costeira a não responder as chamadas de “não-europeus”, deixando pessoas desesperadas à deriva desamparadamente no mar. Para piorar a situação, as autoridades impedem que outros barcos prestem assistência, prendendo tripulações e confiscando barcos que o fazem”, diz a missão do projeto.

O Louise Michel começou a operar na semana passada, e resgatou 219 imigrantes da costa da Líbia. O barco havia partido em segredo do porto espanhol de Burriana e resgatou 89 pessoas no Mediterrâneo Central, incluindo 14 mulheres e quatro filhos.

Após socorrer o primeiro grupo de refugiados, eles encontraram outro navio que viajava do Norte da África para a Europa com 130 pessoas a bordo. Rapidamente, o Louise Michel ficou superlotado e falhou em várias tentativas de contato com as autoridades de resgate marítimo em Malta, na ilha italiana de Lampedusa e na Alemanha.  

De acordo com a tripulação, finalmente a Guarda Costeira Italiana prestou socorro. Além dos migrantes que estavam a bordo do navio, outras 33 pessoas aguardavam resgate no bote, porque não havia mais condições de subir a bordo.

Saiba mais sobre o Louise Michel no site oficial.

Banksy financiou um barco de resgate para socorrer refugiados


Leia mais sobre Banksy!

Raquel Rapini

Jornalista movida pela curiosidade de saber mais sobre qualquer assunto. Escreve sobre arte, cultura, games e assuntos gerais relacionados às ciências, sociedade e mundo geek.

Posts recentes

Hugh Jackman brinca com Wolverine no último trailer

Hugh Jackman entra na brincadeira sobre a sua idade e a de Wolverine; No trailer…

2 dias ago

Tales of the Teenage Mutant Ninja Turtles ganha trailer

O spin-off Tales of the TMNT estreará entre junho e setembro de 2024; O primeiro…

2 dias ago

Larry Dalrymple sofre trágico fim em Os Simpsons

Alerta de spoilers sobre o personagem Larry Dalrymple em Os Simpsons; Ele integrava o núcleo…

2 dias ago

Sand Land recebe trailer de lançamento

Veja o trailer de lançamento do jogo Sand Land, da Bandai Namco; Ele chegará ao…

2 dias ago

Vingadores 6 pode ser dirigido por Sam Raimi?

Sam Raimi esclarece se vai ou não dirigir Vingadores 6 pela Marvel Studios; Ele nega,…

3 dias ago

X-Men 97 – Episódio 7 | Crítica: Consequências

É até chato ficar elogiando semanalmente X-Men 97, porém volto a reforçar que a qualidade…

3 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!