No início do século XX, os cartões postais com ilusão de ótica de caveira eram extremamente populares em toda a Europa.
“Mementos Mori” ou “Vanitas”, como eram chamados, tinham o objetivo de “fazer o espectador refletir sobre a inevitabilidade da morte e a consequente futilidade de toda ambição humana”.
A ilusão de ótica do crânio metamorfoseante sempre foi uma das mais apreciadas.
Artistas e designers vêm utilizando esse tipo de imagem em cartões postais, quadrinhos, anúncios e capas desde o século XIX.
Além disso, as ilusões de caveira foram utilizadas em diversas obras gráficas. Há uma infinidade de exemplos de cartazes satíricos, capas de revistas pulp e, em anos mais recentes, capas de CD ou cartazes de filmes que as apresentam.
Muitos artistas modernos também utilizaram essas ilusões em seus trabalhos.
Confira abaixo alguns exemplos.
Veja mais artes!
Hugh Jackman entra na brincadeira sobre a sua idade e a de Wolverine; No trailer…
O spin-off Tales of the TMNT estreará entre junho e setembro de 2024; O primeiro…
Alerta de spoilers sobre o personagem Larry Dalrymple em Os Simpsons; Ele integrava o núcleo…
Veja o trailer de lançamento do jogo Sand Land, da Bandai Namco; Ele chegará ao…
Sam Raimi esclarece se vai ou não dirigir Vingadores 6 pela Marvel Studios; Ele nega,…
É até chato ficar elogiando semanalmente X-Men 97, porém volto a reforçar que a qualidade…