Arte

Arte e pandemia: 10 artistas que representaram nossas aflições

Arte e pandemia se unem para representar nossas aflições através de uma linguagem universal. Afinal, a arte tem o poder de expressar sensações e situações difíceis de traduzir em palavras.

Pessoas do mundo todo estão usando seus dons artísticos para documentar as dificuldades que atravessamos durante a pandemia desde o ano de 2020.

Aquarelas, ilustrações, artes de rua e fotografias homenageiam trabalhadores, retratam o isolamento social e seus efeitos psicológicos, e até mesmo como nossos hábitos mudaram em função da situação pandêmica.

Veja abaixo.

Arte e pandemia: 10 artistas que representaram nossas aflições

Marija Tiurina – Aquarela surreal sobre pensamentos na quarentena

A artista inglesa reuniu relatos de mais de mil pessoas nas redes sociais, que compartilharam suas maiores ansiedades e medos. Assim nasceu uma aquarela que representa a mistura de pensamentos confusos e ansiosos durante o isolamento social.

A arte é composta por memórias de infância, sonhos, introspecções e emoções – demonstrando o emaranhado de emoções que nos afetam quando nos vemos isolados.

Alireza Pakdel – Ilustrações de profissionais da saúde contra o coronavírus

A artista iraniana presta homenagem aos profissionais de saúde que estão na linha de frente na batalha contra o coronavírus. Dessa forma, ela representa a realidade de médic@s e enfermeir@s do mundo todo que se colocam em risco, diariamente, para cuidar e salvar vidas. Veja mais aqui.

Tatsuya Tanaka – Outros jeitos de usar a máscara

Não é apoiada no queixo, nem deixando o nariz de fora.

O fotógrafo japonês Tatsuya Tanaka recria cenários com personagens em miniatura interagindo com itens que se tornaram referências da pandemia como elementos de aventura e diversão. Máscaras, termômetros e até mesmo o polêmico papel higiênico são vistos como elementos lúdicos desta realidade alternativa. Veja mais.

Tomo Taka – Heróis da quarentena: pessoas e trabalhadores transformados em Heróis de HQs

Médicos, pais em home office, carteiros, funcionários de limpeza, caixas de supermercado, entregadores e motoristas ganharam suas próprias histórias em quadrinhos.

Pelo menos é isso que o artista londrino imagina na série de ilustrações “Lockdown Heroes” ao homenagear os trabalhadores, que apesar de todos os perigos e dificuldades continuaram desempenhando papéis importantes na sociedade. Afinal, seus esforços são dignos de protagonismo heroico de histórias em quadrinhos.

Mark Haddon – uma narrativa visual sobre o isolamento na era do coronavírus

O romancista inglês desenvolveu uma crônica visual para representar a repentina transformação do dia a dia no mundo todo: o isolamento social. É um relato filosófico e intimista, que compartilha os efeitos emocionais que a situação teve sobre o escritor. Veja aqui.

Grafites sobre o coronavírus ao redor do mundo

(Foto de Pavel Mikheyev / Reuters)

Artes de rua surgiram em muros do mundo inteiro para levar mensagens de conscientização e agradecer aos profissionais de saúde pelos seus trabalhos, e também àqueles que fazem sua parte respeitando as medidas de proteção contra a disseminação do vírus. Veja aqui.

Na imagem, um artista usa a plataforma do lado de fora de um bloco de apartamentos enquanto trabalha em um mural, dedicado a especialistas médicos, policiais e pessoal das forças armadas do Cazaquistão envolvidos na luta contra o coronavírus.

Gripless – Personagens da cultura pop em quarentena

O artista nova-iorquino retrata o cotidiano de ícones da cultura pop em isolamento social. A situação é representada com bom humor e trocadilhos, a fim de trazer um pouco de leveza e descontração.

O item precioso do Gollum, do filme “O Senhor dos Anéis”, já não é mais o anel, mas sim um rolo de papel higiênico. Até mesmo os personagens da série “Friends” já não podem aglomerar no apartamento da Mônica – agora, os encontros migraram para as videochamadas. Veja mais.

MJ.Hiblen ART– ilustrações do coronavírus estilo HQs com heróis e violões

Letal, impiedoso e perigoso, o coronavírus é retratado devidamente como vilão de uma história em quadrinhos. Enfermeiros e médicos aparecem nas ilustrações como guardiões e protetores dessa hora tão obscura . Veja mais.

Museu do Isolamento

Aqui não é só um, mas vários artistas que expressam suas artes relacionadas aos tempos atuais no Museu do Isolamento.

Se trata de um espaço online colaborativo, que tem como objetivo difundir o trabalho de artistas brasileiros independentes e retratar de maneira poética o momento que atravessamos. Acompanhe o museu no Instagram e saiba mais sobre o projeto aqui.

Irina Blok – A rotina antes e depois da COVID em tirinhas

A designer americana exemplifica de forma bem-humorada como nossa rotina foi afetada em função da pandemia. Desde nossos hábitos de consumo, de lazer e até mesmo de exercícios físicos. Veja mais.


Veja mais sobre Arte!

Raquel Rapini

Jornalista movida pela curiosidade de saber mais sobre qualquer assunto. Escreve sobre arte, cultura, games e assuntos gerais relacionados às ciências, sociedade e mundo geek.

Posts recentes

Qual a importância dos jogos na vida adulta

O boom recente dos jogos de cassino online traz à tona a seguinte pergunta: afinal,…

2 dias ago

Sabre de luz de Star Wars não foi nomeado por George Lucas

O sabre de luz tem este nome por causa de Alan Dean Foster; O profissional…

3 dias ago

Supergirl está em trailer de Minhas Aventuras com o Superman

Confira a chegada de Supergirl e Lex Luthor em Minhas Aventuras com o Superman; A…

3 dias ago

Kraven e novo Karate Kid são adiados pela Sony Pictures

A Sony adiou Kraven, o Caçador e Karate Kid 6; O vilão do Homem-Aranha chegará…

3 dias ago

Kingdom Hearts pode ser adaptado em um filme animado

Kingdom Hearts pode surgir como filme animado, assim como Super Mario Bros.; A Disney está…

4 dias ago

Razer terá de pagar multa de $1 milhão por máscaras Zephyr

O FTC concluiu que as máscaras Zephyr, da Razer, não são "N95"; Por propaganda enganosa…

4 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!