Tecnologia

O monge robô que prega sermões em templo budista no Japão

No Templo Kodaji, em Quioto, no Japão, um monge robô chamado Mindar prega sermões para atrair a nova geração ao templo budista de uma maneira que os monges tradicionais já não conseguem.

“O objetivo do budismo é aliviar o sofrimento”, explica o monge Tensho Goto. “A sociedade moderna traz outros tipos de estresse, mas a meta não muda há mais de 2.000 anos”.

O droide tem 1,80m de altura, e pode mover o tronco, os braços e a cabeça. Somente as mãos, que ficam em posição de reza, rosto e ombros são cobertos de silicone para reproduzir a pele humana.

Inspirado em Kannon, a divindade budista da compaixão que prega o “Sutra do Coração”, o robô entrega sermões com traduções em inglês e chinês projetadas em uma tela para visitantes estrangeiros.

“Esse robô nunca vai morrer; continuará se atualizando e evoluindo”, diz Goto. “Essa é a beleza de um robô. Pode armazenar o conhecimento para sempre e sem limites”.

Mindar é uma invenção de 1 milhão de dólares projetada em conjunto pelo templo Zen e o professor de robótica Hiroshi Ishiguro da Universidade de Osaka. Com a fala suave, ele ensina sobre compaixão, os perigos do desejo, da raiva e do ego.

Templo de 400 anos investe em Mindar para atrair a nova geração

Uma pesquisa da Universidade de Osaka coletou entrevistas de quem visita Mindar. Estrangeiros o veem como um “Freankenstein”, já os frequentadores o enxergam como um bom mensageiro da reflexão.

“Senti um calor que você não sentiria com uma máquina comum”, disse um dos entrevistados.

“No começo, parecia um pouco artificial, mas o androide era fácil de acompanhar. Me fez pensar profundamente sobre o certo e o errado”, compartilhou outro frequentador do templo.

Outros ficaram menos convencidos, dizendo que o robô era muito “falso”. “O sermão foi desconfortável. As expressões do robô pareciam muito artificiais”, disse um estrangeiro.

Goto acrescenta: “O povo japonês não possui preconceito contra robôs. Nós fomos criados com mangá e anime, onde os robôs são nossos amigos. Os ocidentais pensam de maneira diferente”.


Leia mais sobre Robôs!

Raquel Rapini

Jornalista movida pela curiosidade de saber mais sobre qualquer assunto. Escreve sobre arte, cultura, games e assuntos gerais relacionados às ciências, sociedade e mundo geek.

Posts recentes

Sabre de luz de Star Wars não foi nomeado por George Lucas

O sabre de luz tem este nome por causa de Alan Dean Foster; O profissional…

1 dia ago

Supergirl está em trailer de Minhas Aventuras com o Superman

Confira a chegada de Supergirl e Lex Luthor em Minhas Aventuras com o Superman; A…

1 dia ago

Kraven e novo Karate Kid são adiados pela Sony Pictures

A Sony adiou Kraven, o Caçador e Karate Kid 6; O vilão do Homem-Aranha chegará…

1 dia ago

Kingdom Hearts pode ser adaptado em um filme animado

Kingdom Hearts pode surgir como filme animado, assim como Super Mario Bros.; A Disney está…

2 dias ago

Razer terá de pagar multa de $1 milhão por máscaras Zephyr

O FTC concluiu que as máscaras Zephyr, da Razer, não são "N95"; Por propaganda enganosa…

2 dias ago

Joe Russo aponta razão para queda de bilheteria de super-heróis

Joe Russo afirma que as gerações mudaram e isso impacta a Marvel Studios; Isto se…

3 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!