Natureza

O impacto humano na Terra: Cidades, Oceano e Florestas

O Google Earth lançou três vídeos que mostram o impacto humano na Terra. Mais precisamente em como nossas cidades se alastraram, como os oceanos tiveram enorme impacto ambiental e como as florestas foram devastadas.

As compilações são realizadas por meio de linhas do tempo que acompanham as mudanças do ano de 1984 até o ano de 2020. E as imagens são realmente impressionantes.

Os vídeos, de aproximadamente três minutos apenas, mostram como a humanidade cresceu e consequentemente causou um devastador impacto na natureza, se formos comparar primeiro o das cidades, com os dos oceanos e florestas.

As sequências mostram diversas localidades pelo globo, e passam pelas mudanças que ocorreram a cada ano por meio de imagens de satélite capturadas pelo Google Earth. De 1984 até 2020, vemos que muita coisa muda. E essas coisas que mudam infelizmente não são para melhor – em relação a preservação ambiental e saúde do nosso planeta.

O impacto humano na Terra

Nossas Cidades

Nos últimos 35 anos, a população urbana cresceu em 2,3 bilhão de pessoas. E a cada semana, cerca de 3 milhões de pessoas se mudam para as cidades. Até 2050, é esperado que 68% da população mundial viva em áreas urbanas. As cidades são responsáveis pela emissão de 70% das emissões de dióxido de carbono.

Nosso Oceano

O ártico está aquecendo o dobro da velocidade do que no resto do mundo. Hoje, a Groenlândia perde gelo sete vezes mais rápido do que nos anos de 1990. O nível do oceano aumenta em 3,6 mm por ano – a maior taxa de aumento do século. Se continuar assim, 800 milhões de pessoas serão colocadas em risco até 2050.

Nossas Florestas

Quase metade de todas as florestas do mundo foram desmatadas ou degradadas pela ação humana. A cada minuto, uma área florestal que cobriria 40 campos de futebol é perdida. No ritmo atual, 60% da floresta Amazônica será perdida até 2050. Florestas absorvem cerca de um terço do dióxido de carbono emitido por queima de combustíveis fósseis todos os anos.

Veja mais sobre natureza!

Flávio Croffi

Jornalista há mais de 18 anos e fundador do NERDIZMO. Foi editor do GamesBrasil, TechGuru, BABOO e já forneceu conteúdo para os principoais portais do Brasil, como o UOL, GLOBO, MSN, TERRA, iG e R7. Também foi repórter das revistas MOVIE, EGW e Nintendo World.

Posts recentes

X-Men 97 – Episódio 7 | Crítica: Consequências

É até chato ficar elogiando semanalmente X-Men 97, porém volto a reforçar que a qualidade…

19 minutos ago

Bebê Rena: A verdade sobre a história perturbadora do seriado da Netflix

Bebê Rena é uma série que estourou na Netflix, não só no Brasil, mas como…

20 horas ago

Clássicos do N64 chegam ao Nintendo Switch Online

Veja quais os novos clássicos do N64 que chegaram ao Nintendo Switch Online; Os inclusos…

2 dias ago

TikTok pode ser banida dos Estados Unidos

O presidente dos EUA, Joe Biden, assina conjunto de ações que pode banir o TikTok;…

2 dias ago

Furiosa seria um anime com o nome de “The Peach”

Furiosa não foi concebido como um longa-metragem, mas como um anime; A obra continuaria sendo…

2 dias ago

Famke Janssen pode voltar a interpretar Jean Grey

Famke Janssen revela que voltaria a interpretar Jean Grey, se for convidada; Ela mantém em…

2 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!