Tecnologia

IA cria tirinhas do Peanuts de forma automática

Uma IA cria tirinhas do Peanuts no novo projeto do artista moderno Shardcore, que realiza experimentos com machine learning.

Esta nova obra dele, chamada de Algonuts, consiste em compilar mais de 18 mil tirinhas (mais de 63.800 quadrinhos) criadas pelo lendário ilustrador Shulz e alimentar a IA styleGAN2 para que crie novos painéis aleatórios e infinitos inspirados nos desenhos.

O StyleGAN2 é uma “rede contraditória generativa”, uma ferramenta que usa dois modelos concorrentes de aprendizado de máquina (machine learning) para produzir resultados surpreendentes.

Neste sistema, um gerador cria coisas com seus dados de treinamento, e outro (a ferramenta para discernir) classifica essas criações, as classificando como “boas” ou “ruins, tente novamente”.

Desta forma, uma ferramenta treina a outra, para que cada vez mais criam mais precisão na hora de entregar o produto final. Nesse caso, desenhos estranhamente plausíveis de Peanuts de um universo paralelo.

“De certa forma, o modelo representa a essência desencarnada da estética do Peanuts, mas eu tenho a alma de Charles Shulz? Por muitas razões óbvias, não – esse modelo não conhece nada das motivações, desejos e intenções por trás de Charles Shulz e Suas obras”, disse o artista Shardcore. “Esse modelo representa uma ameaça a essa propriedade intelectual? Em termos práticos, não, a menos que eu pretenda passar as obras como originais de Shulz. Mas, mesmo assim, em que ponto uma nova imagem ‘inspirada’ por um corpo de trabalho constitui uma violação de direitos autorais?”.

De certa forma, é uma maneira muito interessante de homenagear o artista em questão, e uma maneira de manter a sua obra praticamente imortalizada e infinita. Claro que as criações da Inteligência Artificial nunca vão representar os sentimentos, emoções e a alma do artista – como Shardcore disse. Portanto, não há como retratar uma obra de Shulz com precisão cirúrgica. Mas sim algo que ligeiramente as lembra.

IA cria tirinhas do Peanuts

Para acessar o Algonuts, clique aqui e entre no site do artista. Depois, selecione o botão “Generate” para gerar automaticamente os quadrinhos.

Confira alguns exemplos gerados de forma randômica:

Veja mais sobre Peanuts!

Flávio Croffi

Jornalista há mais de 18 anos e fundador do NERDIZMO. Foi editor do GamesBrasil, TechGuru, BABOO e já forneceu conteúdo para os principoais portais do Brasil, como o UOL, GLOBO, MSN, TERRA, iG e R7. Também foi repórter das revistas MOVIE, EGW e Nintendo World.

Posts recentes

Tron: Ares terá um “grande apelo visual”

Cameron Monaghan afirma que Tron: Ares também revolucionará a estética; O ator comenta alguns detalhes…

11 horas ago

My Hero Academia ganha localização oficial no MangaPlus

O mangá de My Hero Academia chega ao MangaPlus em português brasileiro; O aplicativo libera…

11 horas ago

Hugh Jackman brinca com Wolverine no último trailer

Hugh Jackman entra na brincadeira sobre a sua idade e a de Wolverine; No trailer…

3 dias ago

Tales of the Teenage Mutant Ninja Turtles ganha trailer

O spin-off Tales of the TMNT estreará entre junho e setembro de 2024; O primeiro…

3 dias ago

Larry Dalrymple sofre trágico fim em Os Simpsons

Alerta de spoilers sobre o personagem Larry Dalrymple em Os Simpsons; Ele integrava o núcleo…

3 dias ago

Sand Land recebe trailer de lançamento

Veja o trailer de lançamento do jogo Sand Land, da Bandai Namco; Ele chegará ao…

3 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!