Categorias: ListasListas Geeks

Conheça nove importantes mestres da bruxaria na cultura pop

O Halloween é a desculpa perfeita para ver aquele filme de terror (se você for fã), ou um filme de fantasia sobre os muitos seres místicos que o dia aborda. O Dia das Bruxas traz fantasmas, vampiros, lobisomens e bruxas para as telas (sejam as telinhas ou telonas), e em uma diversidade que serve para agradar todo tipo de público. Então que tal conhecer alguns grandes nomes da bruxaria na cultura pop?

A Bruxaria Na Cultura Pop

Dumbledore

Não poderíamos deixar de começar com a saga Harry Potter, não é? J.K. Rowling criou um universo bruxo altamente complexo e profundo, e Dumbledore é um dos maiores e mais poderosos bruxos a que somos apresentados. O velho diretor de Hogwarts tem habilidades que faziam os bruxos das trevas tremer, e nem por isso deixou o poder lhe subir a cabeça, sendo um dos mais benévolos bruxos daquele universo.

Merlin

Merlin talvez seja o mais poderoso nome desta lista. O personagem teve origem na idade média, onde fazia parte das lendas arturianas, atuando antes mesmo do nascimento de Artur. Foi ele que guiou o rei até Excalibur, e participou de inúmeras histórias envolvendo Artur e até mesmo Lancelot.

O personagem é amplamente usado desde sua criação, figurando em obras de autores como Cornwell, Tennyson, Mark Twain, entre outros, e sua relação com Artur sempre sofre leves mudanças entre as histórias, assim como o alcance de seus poderes.

Com tudo isso, é praticamente inegável que Merlin é um dos maiores bruxos da cultura pop, inclusive sendo referenciado em outras obras, mesmo sem aparecer, como em Harry Potter.

A Bruxa Malvada do Oeste

Uma das mais icônicas bruxas da cultura pop, a vilã de O Mágico de Oz não poderia ficar de fora da lista. Elphaba, criada por L. Frank Baum, é aquela bruxa clássica das histórias, com seu chapéu pontudo, narigão e vassoura. Quer dizer, ao menos no filme. No livro a descrição da personagem é bem diferente, mas o que realmente pegou foi a bruxa verde interpretada por Margaret Hamilton.

No livro a personagem é apenas má, tentando pegar os sapatos de Dorothy, mas, devido ao sucesso da bruxa, logo foram desenvolvidas novas histórias de Elphaba, aprofundando-a e mostrando que as aparências podem enganar. No fim, ela era uma mulher que sofreu durante boa parte de sua vida, isolada pelo seu poder, e por isso foi desenvolvendo uma raiva enorme por tudo e todos.

Sabrina

Você pode não ter assistido à série, mas sem dúvida já ouviu falar da nossa jovem aprendiz de feiticeira. A jovem garota Sabrina descobre, em sua adolescência, que tem poderes, e por isso vai viver com suas tias bruxas, além do gato falante Salem. A série pegava alguns arquétipos claros das bruxas e colocava-os de formas bem divertidas na tela, e obviamente a combinação adolescência + magia gerava um monte de confusões.

Elvira

Outra bruxa que você dificilmente não deve ter, ao menos, ouvido falar. Elvira era uma apresentadora de filmes de terror, até que sua tia-avó Morgana morre e deixa várias coisas para a jovem em seu testamento, incluindo um livro de magia que ela acreditava conter receitas, e aí a confusão começa. Embora a história não tenha destaques (e o filme não seja realmente bem avaliado), o visual de Elvira a deixou marcada na cultura pop.

Gandalf

O poderoso Maiar criado por Tolkien não poderia ficar de fora desta lista. Gandalf é uma figura central nas histórias de Tolkien, guiando Bilbo e Frodo em suas aventuras, além de sua importante ajuda na batalha contra as forças do mal na Terra Média.

Gandalf recebeu o Anel de Fogo logo que chegou à Terra Média com os outros magos, e não demorou a ser considerado o mais sábio dentre eles. Creio que isso já seja o bastante para estar nesta lista, não?

Winifred, Mary e Sarah Sanderson

As 3 irmãs de Abracadabra fecham a nossa lista com vassoura de ouro. Presente na infância de muitos, elas são o arquétipo perfeito de bruxas, com chapéus, vestes, vassouras e um gosto peculiar por crianças, virgens e gatos pretos. O filme da Disney criou as personagens de forma leve, e, ao invés de darem medo, as Sanderson acabaram marcadas com carinho na mente de muita gente, e ainda há uma boa torcida para um novo filme com elas ser feito.

Não faltam grandes bruxos na cultura pop. Samantha, Bruxa Onilda, Morgana e Dr. Vitor… são muitos os nomes que faltaram nessa lista. Qual você adicionaria aqui? 🙂

Autor: Guilherme Souza

Redação Geekness

News. Art. Tech. Games. Lifestyle. Music. Movies & Geekness. Curta o Geekness no Facebook!

Posts recentes

Hugh Jackman brinca com Wolverine no último trailer

Hugh Jackman entra na brincadeira sobre a sua idade e a de Wolverine; No trailer…

3 dias ago

Tales of the Teenage Mutant Ninja Turtles ganha trailer

O spin-off Tales of the TMNT estreará entre junho e setembro de 2024; O primeiro…

3 dias ago

Larry Dalrymple sofre trágico fim em Os Simpsons

Alerta de spoilers sobre o personagem Larry Dalrymple em Os Simpsons; Ele integrava o núcleo…

3 dias ago

Sand Land recebe trailer de lançamento

Veja o trailer de lançamento do jogo Sand Land, da Bandai Namco; Ele chegará ao…

3 dias ago

Vingadores 6 pode ser dirigido por Sam Raimi?

Sam Raimi esclarece se vai ou não dirigir Vingadores 6 pela Marvel Studios; Ele nega,…

3 dias ago

X-Men 97 – Episódio 7 | Crítica: Consequências

É até chato ficar elogiando semanalmente X-Men 97, porém volto a reforçar que a qualidade…

3 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!