Nerdizmo

Única astronauta mulher ativa da Rússia inspira boneca Barbie

Brinquedo é inspirado em Anna Kikina, de 36 anos, e faz parte de campanha para encorajar mulheres

Única astronauta mulher ativa da Rússia inspira boneca Barbie

A única astronauta mulher da Rússia em atividade inspirou uma boneca Barbie astronauta. O brinquedo faz parte de uma campanha da Mattel para inspirar as mulheres do mundo todo.

Anna Kikina, 36, deve se tornar a quarta mulher russa a ir ao espaço com uma missão no outono de 2022 para a Estação Espacial Internacional, uma década após sua admissão ao corpo de cosmonautas.

A agência espacial estatal russa Roscosmos disse que a Mattel lançou uma Barbie, uma astronauta que não estava à venda, inspirada nos “talentos, sucessos e qualidades pessoais” de Kikina.

A icônica boneca foi reformulada para a campanha de modelos da Mattel chamada “Você pode ser qualquer coisa”. Ela aparece usando um macacão de treinamento azul com o crachá de Kikina e um traje espacial branco.

“Eu não sonhava em me tornar um cosmonauta quando criança. Mas se eu tivesse uma boneca Barbie astronauta, a ideia de me tornar uma teria com certeza nascido na minha cabeça naquela época”, disse Kikina. “Nem toda garota brincando com essa Barbie precisa querer se tornar uma astronauta. O mais importante é que todos saibam que podem escolher ser isso”, acrescentou ela.

A Mattel lançou pela primeira vez uma Mulher Astronauta Barbie em 1965, dois anos depois que a astronauta e atual legisladora russa Valentina Tereshkova se tornou a primeira mulher no espaço.

Desde então, as bonecas barbie astronautas foram lançadas a cada década entre 1985 e 2019, de acordo com o site de história espacial collectspace.com.

A boneca inspirada em Kikina será distribuída em um concurso dedicado ao 60º aniversário do lançamento soviético do primeiro vôo espacial tripulado.

Veja imagens da boneca e de Kikina abaixo.

A boneca Barbie inspirada na única astronauta mulher em atividade da Rússia

Veja mais sobre brinquedos!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.