Ciência

Tirar uma soneca: Quanto tempo devemos cochilar?

Tirar uma soneca sempre pode parecer uma boa opção para aqueles que se sentem não tão dispostos durante determinado momento do dia. E, de fato, pode ser uma boa opção mesmo para quem quer recarregar um pouco as forças.

No TED Ed que você assiste abaixo, há uma explicação de como essa pequena ação pode te ajudar, mas isso depende bastante de alguns fatores. Coisas como hora do dia e tempo de sono influem em como seu corpo vai reagir.

O vídeo está em inglês, mas a gente compila os principais pontos dele aqui, para você entender melhor.

Seus olhos ficam pesados e gradualmente fecham… Mas espere! É apenas hora do almoço e você ainda tem muito o que fazer. Tirar uma soneca ajudaria? Ou isso atrapalharia o seu dia? Bem, isso depende de algumas coisas – especialmente quais fases do sono o cochilo inclui. Sara C. Mednick detalha os benefícios cognitivos da soneca e explora a duração e a hora ideais do dia para uma soneca rápida. — Lição de Sara C. Mednick, dirigida por Qian Shi.

Como funciona nosso ciclo de sono?

Nosso sono tem quatro estágios.

Quando você pega no sono, chega ao Estágio 1, nos primeiros 2 a 5 minutos.

O Estágio 2 chega logo depois, nos próximos 30 minutos: a temperatura do corpo diminui, músculos relaxam. Seus neurônios começam a disparar – criando ondas de atividade pelo cérebro.

No Estágio 3, chamado de baixas ondas de sono, essas ondas aumentam enquanto seus neurônios disparam coordenadamente. Dura cerca de 20 a 30 minutos – e é onde o seu sono mais profundo acontece.

Depois, no Estágio 4, você entra no sono REM, que dura 10 a 20 minutos em uma soneca. Neste estágio, o cérebro fica mais ativo, como quando você está acordado.

Qual o tempo ideal para tirar uma soneca?

De 3 minutos até 3 horas. Cochilar pode nos fazer sentir melhor, mas isso depende do tempo ideal para cochilar ou tirar uma soneca, e quantos estágios do sono farão parte dessa cochilada.

Um cochilo de 30 minutos consiste em dois estágios de sono. E no Estágio 2, a nossa área do cérebro que é ativada é a do aprendizado. Como não chega no sono profundo, fica mais fácil acordar.

Já um cochilo de 30 a 60 minutos tem todos os benefícios do Estágio 2, mas também te leva ao Estágio 3, mais profundo. Neste momento, múltiplas áreas do cérebro trabalham em conjunto para transferir informações – memórias de longo prazo e curto prazo se juntam e se estabilizam. É o estágio mais difícil de acordar. Apesar de ter mais benefícios cognitivos, você só desfrutará deles após uns 15 minutos depois de voltar ao mundo real.

Tirar uma soneca de 60 a 90 minutos faz você entrar no estágio REM, além dos benefícios dos outros estágios. Estar em estado REM ativa regiões do cérebro associadas a emoção e motivação. Estudos indicam que as combinações que ocorrem neste momento criam os sonhos bizarros e conexões estranhas que fazemos. E alguns pesquisadores acreditam que este estágio pode nos ajudar a fazer conexões inovadores entre ideias quando acordamos. Como a atividade cerebral é alta quando estamos no Estágio 4 (REM), fica mais fácil acordar do que no Estágio 3, de sono profundo.

Levando tudo isso em conta, o cochilo que tem mais benefícios e seria tranquilo de acordar seria a soneca de 60 a 90 minutos.

É bom tirar um cochilo de tarde?

O período do dia também influi na “efetividade” da soneca.

O sono da manhã é coberto por períodos de REM. O sono da tarde tem um equilíbrio entre REM e sono profundo. E o sono da noite é mais direcionado para o sono profundo.

Neste caso, é melhor evitar cochilar durante a noite, e deixar para fazer isso mais durante o dia.

Há diferença entre quem cochila e quem não cochila?

Os “sonequeiros” mostram, de forma consistente, mais benefícios cognitivos do que quem não tira uma soneca. Pesquisadores acreditam que isso acontece porque eles conseguem se manter em sono leve por mais tempo, e se mover mais facilmente entre os estágios do sono. Enquanto quem não costuma cochilar pode ter um sono mais profundo enquanto dorme.

Se cochilar faz bem? A conclusão a gente só descobre mesmo experimentando!

A ciência por trás de uma cochilada

Veja mais sobre ciência!

Flávio Croffi

Jornalista há mais de 18 anos e fundador do NERDIZMO. Foi editor do GamesBrasil, TechGuru, BABOO e já forneceu conteúdo para os principoais portais do Brasil, como o UOL, GLOBO, MSN, TERRA, iG e R7. Também foi repórter das revistas MOVIE, EGW e Nintendo World.

Posts recentes

Clássicos do N64 chegam ao Nintendo Switch Online

Veja quais os novos clássicos do N64 que chegaram ao Nintendo Switch Online; Os inclusos…

2 horas ago

TikTok pode ser banida dos Estados Unidos

O presidente dos EUA, Joe Biden, assina conjunto de ações que pode banir o TikTok;…

4 horas ago

Furiosa seria um anime com o nome de “The Peach”

Furiosa não foi concebido como um longa-metragem, mas como um anime; A obra continuaria sendo…

6 horas ago

Famke Janssen pode voltar a interpretar Jean Grey

Famke Janssen revela que voltaria a interpretar Jean Grey, se for convidada; Ela mantém em…

7 horas ago

Persona 3 Reload tem trilha sonora liberada

Ouça as músicas de Persona 3 Reload em seu streaming de música; São 60 canções…

10 horas ago

Eiza Gonzalez fala sobre Temporada 2 de O Problema dos 3 Corpos

Eiza Gonzalez especula onde sua personagem estará em O Problema dos 3 Corpos, caso a…

1 dia ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!