Nerdizmo

Time-lapses mostram como as plantas se movimentam

Fenômeno fascinante passa despercebido pelos nossos olhos

Time-lapses mostram como as plantas se movimentam

As plantas se movimentam constantemente. Isso porque elas respondem a certos estímulos, tais como a luz, temperatura e umidade. Em muitos casos, os movimentos são tão discretos que podem ser imperceptíveis. Para o deleite de donos de plantas, contas do Instagram estão compartilhando time-lapses que mostram como as plantas se movimentam ao longo do dia.

Esse fenômeno fascinante acontece de forma acelerada nos vídeos, permitindo que a gente veja com clareza os hábitos das plantas. Em um deles, por exemplo, vemos os movimentos de uma Calathea, espécie perfeita para demonstrar essas mudanças.

A maioria das espécies dos gêneros Maranta e Calathea se movimentam diariamente, e por esse motivo são conhecidas como “plantas que rezam”. Durante o dia, suas folhas são mais abertas e armadas, enquanto no final da tarde suas folhas se fecham, lembrando o gesto de juntar as palmas das mãos durante a oração ou meditação.

Em outro vídeo, os movimentos dos cactos lembram uma dança.

Os time-lapses abaixo vão te fazer pensar que muitas maravilhas podem passar despercebidas pelos nossos olhos.

Time-lapses mostram como as plantas se movimentam


Leia mais sobre Ciência!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Tags:
Categorias:
Ciência
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Star Wars: Galactic Cruiser, o hotel-passeio da Disney 5 Jogos em Pixel Art para Acompanhar Confira a crítica do filme Inititation Melhores Filmes de Suspense tensos e com reviravoltas Novos Jogos de Construção de Cidades para Acompanhar