Ciência

Teste de Szondi, o teste de personalidade de 1935 que pode revelar traços ocultos

O teste de Szondi é um teste de personalidade criado pelo psiquiatra húngaro Léopold Szondi em 1935, um leitor ávido das obras de Freud que acreditava que as pessoas tendem a sentir atração por pessoas semelhantes a elas mesmas – e usavam elas como base para o teste.

Consiste em uma série de fotos, em que as pessoas a serem testadas devem escolher as duas mais atraentes e as duas mais repulsivas – e a análise de personalidade seria examinada de acordo com elas escolhas.

Quando Szondi publicou o teste pela primeira vez, havia 48 fotos no total, divididas em oito grupos.

Alguns psicólogos argumentaram que a aparência física não é um bom indicador de saúde mental e o teste foi finalmente descartado. Mas, apesar de não ser comumente usado, algumas pessoas ainda acham o teste fascinante até hoje. No mínimo, é bastante curioso.

Mas como se trata de algo já antigo e não exatamente preciso cientificamente, não consiste de fato na verdade, cientificamente falando.

O teste de Szondi

Abaixo você confere oito fotografias. Qual dessas pessoas você acredita ser mais assustadora? Tente imaginar essa pessoa em um beco escuro indo até você. Ou aquele que você não queria estar junto em um elevador. Quem mais te amedronta, mais causa repulsa entre esses oito. Lembre a resposta.

Todas essas são fotos de pacientes de Szondi, que sofreram condições diferentes. Szondi acreditava que quem você escolher contará algo sobre sua personalidade. Mas não apenas algo sobre sua personalidade. A parte de você que você reprime ou pelo menos nega sobre si mesma. talvez você tenha empurrado esses sentimentos e desejos para dentro de sua mente subconsciente ou talvez algo que se recusou a aceitar sobre si mesmo. e agir em oposição a eles.

É importante observar que, quaisquer que sejam os resultados, não significa que você tenha uma condição mental. É só que, você potencialmente tem algo profundo dentro de você que você compensa de alguma maneira.

A maioria das pessoas considera os resultados bastante precisos. Leve-os com um grão de sal.

O formato é:

(Número) – Nome da Condição –

(Informações gerais)

Repressão: O que você está escondendo.

Negação: ações, personalidades ou hábitos que você faz para “neutralizar” ou recuar contra o que está reprimindo.

Subliminação: O que você mostra, ainda que levemente em sua vida, em relação à repressão.

1. O Sádico

Você provavelmente foi dominado por muitas figuras autoritárias, como pais ou professores. Então, você reprime o sentimento de dominar os outros, à medida que passa por seus anos de formação.

Você é passivo e simpático e gosta de fazer as pessoas felizes.

Dito isto, você reage defensivamente de maneira passivo-agressiva quando sente que alguém está tentando dominá-lo. Esta é sua maneira de puni-los indiretamente.

Mas no fundo, você gosta de ver o sofrimento de outras pessoas, física ou emocionalmente. Porém, conscientemente, você faz o possível para ignorar esses pensamentos sempre que surgem.

Repressão: O desejo de dominar os outros.

Negação: Desenvolvendo uma personalidade pacífica e inofensiva. Sempre ajudando os outros.

Subliminação: Cria barreiras quando eles não querem fazer algo. (Como chegar atrasado ao trabalho) Ao agir defensivamente, age de forma passiva-agressiva.

_____________________________________

2. O Epilético

Você reage a movimentos intensamente, bons ou ruins. Desde que você foi ensinado quando criança que fazer certas coisas não está bem, você se recusa a deixar emoções negativas, como raiva, impulsividade ou irritabilidade, se manifestarem.

Como tal, você provavelmente usa uma forte máscara emocional e é bom em esconder os sentimentos negativos dos outros sempre que eles surgem sob a superfície.

Você compensa agindo de maneira mansa e amigável. E as pessoas provavelmente o ver como pacífico e confiável. Embora, sob pressão, você pode explodir com esses sentimentos negativos e a maioria das pessoas fica surpresa, pois nunca pareceu que a pessoa era tão negativa.

Repressão: sentimentos de raiva, irritabilidade e agressão.

Negação: Tornando-se uma pessoa mansa e amigável e transmitindo a impressão de responsabilidade.

Subliminação: explosões raras quando estressadas ou provocadas.

___________________________________

3. O Catatônico

Você provavelmente é uma pessoa inteligente com uma mente hiperativa. Não é tão ruim, certo? Bem, aqui está o ponto ruim. Na tentativa de permanecer na realidade e combater seu cérebro hiperativo, você provavelmente se tornou obediente, inibido e dirigido por regras. Você não tem conhecimento das necessidades físicas e emocionais de si mesmo e dos outros. e muitas vezes se sente desconectado e perdido.

Repressão: Hiperatividade mental / imaginação hiperativa

Negação: Adotando comportamentos “estereotipados”.

Subliminação: Geralmente age defensivamente e gosta de seguir seu próprio conjunto de regras determinadas.

_______________________

4. O Esquizofrênico

Se você escolheu essa mulher, provavelmente está reprimindo a apatia pelos outros. Provavelmente luta para se conectar com os outros. E se relacionar com os outros é um desafio para você. Talvez até se relacionando. Seus relacionamentos provavelmente não têm profundidade.

Para compensar, você é sociável. Ama para passar tempo com amigos e familiares. De certa forma, essa é uma maneira de mascarar seu senso de solidão e isolamento.

Repressão: Sentimentos de apatia pelos outros.

Negação: Sendo uma pessoa muito sociável, com um grande círculo de amigos.

Subliminação: Não fala sobre sentimentos de isolamento ou sobre a falta de afeto verdadeiro pelos outros.

__________________________

5. O Histérico

Você provavelmente está reprimindo tendências de busca de atenção. Você foi instruído quando criança a não se exibir, por adultos ou colegas. Como tal, você provavelmente é uma pessoa modesta e sincera. No fundo, você gosta de ser o centro das atenções e de encantar os outros. Embora você raramente seja o centro das atenções, quando estiver em êxtase, provavelmente é alguém que presta atenção aos detalhes. Como evidência da quantidade de esforço, você coloca em sua aparência. Esse pode ser o seu eu subconsciente se exibindo, enquanto o seu eu consciente continua a agir modestamente.

Repressão: Desejo de atenção e admiração.

Negação: Atuando com modéstia / ficando fora dos holofotes.

Subliminação: Escolhe trabalhos e hobbies raros ou extravagantes. Geralmente tenta permanecer elegante e bem vestido para que eles ainda chamam a atenção.

___________________________

6. O Depressivo

Na superfície, você é feliz e borbulhante. Como se você não se importasse com o mundo. Bem, esse é o lado que você mostra ao mundo, pelo menos. No fundo, é mais provável que você lide com sentimentos de inutilidade, até ódio e culpa. Você provavelmente se distrai ao se concentrar no trabalho e em outras pessoas. Baixa autoestima também está associada a essa escolha.

Escolher essa foto não significa que você é uma pessoa deprimida, mas que tem uma pré-disposição para emoções negativas.

Repressão: Sentimentos de inutilidade / Inadequação

Negação: Desenvolvendo uma personalidade exterior feliz e borbulhante. Focando no trabalho e nos amigos.

Subliminação: Assume o papel de “psicólogo” de todos, buscando soluções para os problemas de outras pessoas.

_________________________________

7. O Maníaco

Você provavelmente é lógico, maduro e equilibrado. Você não favorece o caos ou demonstrações excessivas de emoções. Você provavelmente fica irritado quando as pessoas estão barulhentas ou quando têm uma crença muito forte. Porque por dentro, você está reprimindo tendências hiperativas que fazem você perder o controle. No fundo, você provavelmente é bastante impulsivo e com obstáculos extremos de energia. Provavelmente porque seus pais ou professores tentaram fazer você se “acalmar” quando criança.

Repressão: Impulsividade e altos níveis de energia.

Negação: Ser lógico, razoável e organizado, e desenvolver um ódio por excessos.

Subliminação: Evita lugares de tentação, como cassinos.

____________________________

8. Transtorno Dissociativo de Identidade

Quando criança, você provavelmente foi intimidado, difamado ou traumatizado por um pai, professor ou outro membro da família. Esse trauma fez você subconscientemente fazer você se questionar como um parceiro sexual. Agora, você provavelmente reforça seu próprio papel de gênero. Como ser macho, como homem. Ou empurrando sua feminilidade como mulher. Você provavelmente reprova outras pessoas do seu sexo por não agirem de maneira masculina ou feminina o suficiente.

Repressão: Pensamentos de ser um parceiro indesejável.

Negação: Enfatizando o papel de gênero, agindo de maneira muito macho ou feminina.

Subliminação: sacrifica a individualidade e os interesses reais de acordo com o estereótipo masculino / feminino esperado

_____________________________

Sendo o teste de Szondi um teste psicanalítico antigo, não espere que as coisas sejam 100% precisas. Foi preciso para você? E como sempre, leve isto como um pequeno grão. E por curiosidade.

Veja mais sobre psicologia!

Flávio Croffi

Jornalista há mais de 18 anos e fundador do NERDIZMO. Foi editor do GamesBrasil, TechGuru, BABOO e já forneceu conteúdo para os principoais portais do Brasil, como o UOL, GLOBO, MSN, TERRA, iG e R7. Também foi repórter das revistas MOVIE, EGW e Nintendo World.

Posts recentes

Mufasa teve seu primeiro trailer divulgado pela Disney

Confira o trailer inédito de Mufasa: O Rei Leão; O filme será uma prequel da…

3 minutos ago

Tron: Ares terá um “grande apelo visual”

Cameron Monaghan afirma que Tron: Ares também revolucionará a estética; O ator comenta alguns detalhes…

24 horas ago

My Hero Academia ganha localização oficial no MangaPlus

O mangá de My Hero Academia chega ao MangaPlus em português brasileiro; O aplicativo libera…

1 dia ago

Hugh Jackman brinca com Wolverine no último trailer

Hugh Jackman entra na brincadeira sobre a sua idade e a de Wolverine; No trailer…

4 dias ago

Tales of the Teenage Mutant Ninja Turtles ganha trailer

O spin-off Tales of the TMNT estreará entre junho e setembro de 2024; O primeiro…

4 dias ago

Larry Dalrymple sofre trágico fim em Os Simpsons

Alerta de spoilers sobre o personagem Larry Dalrymple em Os Simpsons; Ele integrava o núcleo…

4 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!