Nerdizmo

Terror de mulheres: 6 novos filmes sobre horror e empoderamento

Quando os problemas do patriarcado se tornam ótimas histórias de horror

Terror de mulheres: 6 novos filmes sobre horror e empoderamento

O terror de mulheres é um gênero que veio para ficar. Pode ser visto também como terror feminista, ou terror de empoderamento. Uma onda que vem ganhando excelentes filmes no cinema – que abordam com genialidade a temática que envolvem as mulheres e suas batalhas diárias.

Sabemos que este terror abusivo acompanha a sociedade desde os primórdios. Mulheres dificilmente tem serenidade e paz durante a vida. A todo momento são alvejadas, humilhadas, abusadas. Graças ao modo que nossa cultura foi desenvolvida, ou como o machismo e o patriarcado moldou nossa sociedade.

Terror de mulheres

Para refletir e pensar nisso, existem ótimos filmes que usam toda essa mensagem (com sutileza ou não) em metáforas ou histórias que retratam determinadas realidades. Abaixo você confere uma lista com alguns ótimos exemplos recentes.

Bela Vingança (Promising Young Woman, 2020)

Importantíssimo thriller que foi indicado ao Oscar de Melhor Filme e teve diversas outras indicações de prêmios por todo o mundo. O filme acompanha a vida de uma garota que tem uma vida dupla. Enquanto atende pessoas em uma cafeteria de dia, à noite se prepara para desmascarar homens abusivos. A narrativa, porém, ganha corpo à medida que a moça se relaciona com um rapaz e descobre algumas coisas ligadas ao seu passado. Este filme é basicamente um soco no estômago, escrito de forma genial, e que retrata como a cultura do assédio se alastra para os mais diversos cantos da sociedade. Há inúmeros exemplos escancarados durante as quase duas horas de filme. Tempo que quase não vemos passar, por ser algo bastante dinâmico e interessante. Mistura comédia, horror, drama e muito desgosto. Impossível não identificar personagens ali no filme com personalidades reais que conhecemos durante a vida. O que torna tudo ainda mais triste.

The Other Lamb (2019)

Um filme que acompanha a vida de mulheres que participam de um culto, a lá Charles Manson. Porém, com um toque um pouco diferente. A história acompanha Selah, uma garota que nasceu dentro de um desses cultos, onde um homem, o “Pastor” é o líder. Ele tem diversas “esposas” e “filhas” que seguem as suas ideias deturpadas e extremamente manipuladoras e abusivas. A garota, porém, começa a questionar os seus ensinamentos e a sua própria realidade.

The Power (2021)

Aqui há um contexto histórico para falar sobre o sofrimento das mulheres enfermeiras em um hospital. Mas não só mulheres, como também crianças. Se passa em 1974, quando havia apagões na Grã Bretanha durante a noite. Uma jovem enfermeira recém-contratada é forçada a ocupar o turno da noite no hospital. E aí uma presença obscura – que inclusive se liga com fatos aterradores de seu passado, começa a ameaçar ela e todos a sua volta.

Lucky – Uma Mulher de Sorte (2020)

Filme escrito e estrelado pela atriz Brea Grant, que conta a história de uma escritora que se vê ameaçada por uma presença ameaçadora que segue ela e aparece em sua casa todos os dias. Um filme de início e meio bastante confuso e misterioso, mas que no final coloca os “pontos nos is” e explica tudo – até de forma muito clara. Assim, a narrativa começa a fazer todo sentido e é amarrada completamente nos momentos finais. Uma ideia interessante, executada de uma maneira um tanto diferente.

A Perfeição (The Perfection, 2018)

Filme do Netflix, A Perfeição acompanha a jornada de uma garota prodígio da música que enfrenta diversos problemas e luta para ter destaque em sua carreira. As duas personagens do filme, Charlotte e Elizabeth, encontram um caminho bem sinistro e obscuro enquanto fazem esta jornada para se destacar no mundo da música. Um filme com um final surpreendente e bem inesperado.

Deterioração (Relic, 2020)

Diferente dos outros presentes nesta lista de terror de mulheres, Relic não é bem um filme que gera revolta ou traz tópicos agressivos. A ideia aqui é explorar o valor da mulher na construção da família e da sociedade. Uma maneira bem sutil e diferente de olhar a herança familiar e o papel da mulher em tudo isso. Mais sobre o filme você encontra neste artigo que publicamos.

Veja mais listas de filmes!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Confira a crítica do filme Inititation Melhores Filmes de Suspense tensos e com reviravoltas Novos Jogos de Construção de Cidades para Acompanhar Casas na caverna estilo toca de Hobbit 5 lições que aprendemos com o Professor Polvo