Nerdizmo

Stardew Valley agora é um jogo de tabuleiro!

A vida na fazenda adaptada para um jogo de mesa

Stardew Valley agora é um jogo de tabuleiro!

Stardew Valley, um dos games indies mais queridos dos últimos tempos, foi adaptado para um jogo de tabuleiro. Tudo será transportado para a mesa: a vida rural, os desafios de administrar uma fazenda e as amizades com os moradores locais.

Stardew Valley: The Board Game é um jogo cooperativo de 1 a 4 pessoas, onde os jogadores devem trabalhar para aprimorar o Vale. O progresso é feito basicamente com as tarefas já conhecidas do game.

“Ele tem praticamente tudo do game: aldeões, colheitas, animais, pescaria, coleta, mineração e mais. Nós trabalhamos duro para criar o jogo que acreditamos ser realmente divertido para jogar e observar”, conta Eric Barone.

A versão foi projetada ao longo de dois anos e meio pelo desenvolvedor do game, Eric Barone e Cole Medeiros, designer de jogos de tabuleiro.

Stardew Valley agora é um jogo de tabuleiro!
Stardew Valley: The Board Game

Barone adianta que “não é um jogo curto e casual”. Segundo o desenvolvedor, a versão de mesa terá o mesmo nível de complexidade do jogo digital.

Um ano inteiro, que é a experiência padrão no game, leva cerca de 45 minutos para ser completado no tabuleiro.

No entanto, isso pode ser ajustado para uma experiência mais curta. Assim como existem regras que podem ajustar o grau de dificuldade do jogo, deixando ele mais fácil ou mais difícil.

“Conforme você joga, você avançará sua ferramenta inicial, ganhará novas habilidades profissionais, encontrará itens e reunirá recursos. Fazer amigos desbloqueará presentes exclusivos e revelará os pacotes do Centro Comunitário. Concluir os objetivos pode parecer muito difícil a princípio, mas à medida que suas habilidades aumentam, sua fazenda se torna cada vez mais capaz. Não desista!”, diz a descrição do jogo.

O tempo é monitorado através do “Deck da Temporada”. A cada rodada uma carta de temporada é comprada, assim ela acompanha todas as semanas do ano, revelando o clima das estações e diferentes tipos de eventos.

“Os jogadores trabalham juntos para proteger o Vale. Se eles tiverem sucesso, isso significa que o Vale será trazido de volta à vida e a Joja Corporation será expulsa da cidade. A maneira de fazer isso é concluindo as Metas do Vovô e restaurando o Centro Comunitário. Seus objetivos para cada jogo são randomizados, o que aumenta a capacidade de repetição do jogo”, explica o desenvolvedor.

Stardew Valley já acalentou os corações dos órfãos do nostálgico Harvest Moon do Super Nintendo, e a versão de tabuleiro parece ser tão divertida quanto o seu irmão digital.

O que fica faltando, no entanto, são as músicas de cada estação do ano para te imergir no clima do jogo. Mas isso não impede que você mesmo dê o play na trilha sonora do game enquanto compra suas cartas e avança no tabuleiro.

Stardew Valley: The Board Game está à venda na loja do site oficial pelo valor de US$ 55 (aproximadamente R$ 300). Por enquanto, as entregas estão limitadas aos Estados Unidos, mas o envio internacional está nos planos futuros de Eric Barone.

O jogo de tabuleiro de Stardew Valley


Veja mais sobre Games!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.