Nerdizmo

Peter Jackson homenageia Ian Holm, ator que interpretou Bilbo Bolseiro

Adeus, querido Bilbo!

Peter Jackson homenageia Ian Holm, ator que interpretou Bilbo Bolseiro

O diretor de cinema Peter Jackson escreveu um tributo emocionante a Ian Holm, ator britânico que interpretou Bilbo Bolseiro na trilogia O Senhor dos Anéis e em O Hobbit.

“Estou me sentindo muito triste com a morte do Sir Ian Holm. Ian era um homem incrível, generoso. Quieto, mas ousado, com um adorável brilho nos olhos”, começa Jackson.

Holm faleceu no dia 19 de junho devido a complicações da doença de Parkinson, a qual ele havia sido diagnosticado pouco antes das gravações de O Hobbit. No texto, Jackson conta que o ator havia se recusado inicialmente de retornar ao filme como Bilbo, porque não conseguiria decorar o texto devido a doença.

No fim das contas, o ator concordou em participar do longa. Jackson diz que, enquanto vemos O Hobbit como um reprise do ator como Bilbo, sua experiência como diretor foi diferente: ele viu no set de filmagens um ator entregando tudo de si em sua última performance.

“Foi extremamente corajoso da parte dele fazer isso, e muito emocionante para todos que testemunharam”.

Jackson relembra momentos como esse, que compartilhou com Holm durante as gravações dos filmes. Ele também destaca como o ator teve jogo de cintura para manter as crianças de 3 e 4 anos entretidas durante as gravações da cena em que Bilbo conta histórias para crianças no Condado, em Sociedade do Anel, primeiro filme da trilogia.

“Ver Ian Holm atuar me ensinou muita coisa – só de ver Ian sendo ele mesmo, silenciosamente, isso aconteceu. Foi um privilégio trabalhar com ele e uma benção tê-lo conhecido.”

Holm já tinha uma conexão com O Senhor dos Anéis muito antes da adaptação cinematográfica de Peter Jackson. Quando a BBC produziu uma adaptação para a rádio da obra de J.R.R. Tolkien, em 1981, ele foi escolhido para dar voz a Frodo.

Trinta anos depois, ele interpretou Bilbo Bolseiro na trilogia para o cinema. E reprisou seu papel em dois filmes de “O Hobbit”, trilogia prelúdio de O Senhor dos Anéis.

Bilbo Bolseiro atravessou os Portos Cinzentos na vida real, e nós somos eternamente gratos por ele ter interpretado um dos do Hobbits mais queridos do universo de J.R.R. Tolkien. Afinal, sem Bilbo não haveria história para contar.

Leia o texto de Peter Jackson neste link.

Mas eu já adianto: pegue um lencinho.


Leia também: One Zoom To Rule Them All: elenco de O Senhor dos Anéis se reencontra em videoconferência

Encontre mais matérias legais sobre Cinema, Hobbit e O Senhor dos Anéis!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.