Nerdizmo

PES 2020 | Review: Gráficos excelentes e melhorias no gameplay

O novo game chega com uma porção de novidades, seja em modos de jogo, gráficos ou variedades em geral.

PES 2020 | Review: Gráficos excelentes e melhorias no gameplay

PES 2020 é a nova empreitada da Konami, da sua série de futebol que começou [popularmente] chamada de Winning Eleven no Japão – e que antigamente também fazia enorme sucesso no Brasil – especialmente no PlayStation 1.

O novo game chega com uma porção de novidades, seja em modos de jogo, gráficos ou variedades em geral, que agregam muito bem a franquia e mostra que a Konami realmente está dedicada a melhorar cada vez mais o game.

A gente teve a oportunidade de testar o título, e comentamos aqui quais as nossas impressões.

Se liga!

Qualidade gráfica exuberante

PES 2020 | Review: Gráficos excelentes e melhorias no gameplay

Os gráficos de PES 2020 são um show à parte. Estão maravilhosamente bonitos, e os detalhes de cada jogador em relação a fisionomia deles na vida real são incríveis.

Se parece muito com um jogo real, especialmente pela movimentação e animações de cada jogador.

Além disso, toda a interface gráfica está muito bem trabalhada. Desde os menus até o aspecto do campo, torcida, elementos do estádio, cores, texturas em geral.

Destaque vai para a câmera padrão do game, chamada de “Estádio”. Dá uma perspectiva centralizada ao jogador. Ou seja, é como se estivéssemos sentados na melhor cadeira do estádio para desfrutar de uma bela partida de futebol.

Os controles, movimentação, jogabilidade em geral

A jogabilidade pode causar estranheza para quem é acostumado com FIFA, ou até mesmo com os PES anteriores. Há muitos aprimoramentos na movimentação dos jogadores, chutes, e como a bola rola. Há melhoria nos movimentos em relação ao PES 2019, tanto da bola nos cruzamentos, chutes, passes, quanto nos jogadores – o que dá um tom a mais de realismo.

Isso, no entanto, pode ser um empecilho para quem está acostumado com mais fluidez.

Os jogadores parecem um tanto pesados. E tanto os chutes ao gol quanto passes podem sair totalmente imprecisos até você conseguir lidar com esse “peso”.

Chutes errados, fora de timing, em posição não favorável ou quando o jogador não a dominou completamente, resultam em trajetórias dispersas ou roladas irregulares. O que força nós jogadores a tomarmos o controle da bola antes de arriscar chutes à torto e direito.

Isso exime do jogador uma curva de aprendizagem considerável. Até pegarmos o jeito de como as coisas funcionam, vai ser difícil acertar o gol com maestria, ou driblar defensores e até mesmo conseguir dominar o modo de domínio, movimentação e tiradas de bola.

PES 2020 | Review: Gráficos excelentes e melhorias no gameplay

Diversos modos de jogo para serem explorados

Há diversos modos de jogo para serem selecionados, que vão desde uma partida rápida, até a Liga Master – que é uma espécie de carreira onde você controla o time como um técnico e pode contratar, vender jogadores, cumprir metas, etc. Neste modo inclusive, você pode selecionar um técnico real para encarnar, como Maradona, Zico, entre outros.

Este modo já é bastante conhecido da série, e está na franquia PES já há muitos anos. Ao longo do tempo, a Konami aprimorou as funções, e agora há um certo grau de realismo nos bastidores do futebol, que são mostrados na Liga Master. Seja nas dificuldades do técnico em levar um time para frente e vencer, ou nas negociações na hora de contratar, emprestar, vender jogadores.

Um dos destaques vai para o modo MyClub, onde você pode criar um time para disputar partidas online ou contra o computador. Funciona de modo semelhante ao do concorrente FIFA, o Ultimate Team, onde você tira “cartas” de jogadores para usar no time e batalhar contra outros times de outros jogadores.

Esta modalidade oferece objetivos a serem cumpridos, que dão bônus em pontos que servem para adquirir novos jogadores, renovar contratos, pagar o técnico, e assim por diante.

Aqui, você começa com um técnico – que dá o estilo de formação e comandos de ataque. À medida que você avança, pode ganhar novos olheiros ou empresários, que servem para contratar novos jogadores. Os empresários trazem jogadores aleatórios com base nos pacotes escolhidos. Isso pode variar entre raros, comuns, super raros, etc. Já os olheiros buscam jogadores com base no nível deles e habilidades de cada um. Significa que você pode usar um olheiro que, por exemplo, foca em Finalizações para contratar um jogador para este fim.

Além de modo de competição rankeada, o jogo oferece também eventos dinâmicos que mudam semanalmente, que podem aparecer como campeonatos, torneios, mata-mata, seja online contra outros jogadores ou contra o computador. E essas competições rendem mais pontos para aprimorar ou gerenciar o time.

O sistema de progressão é interessante e mais gratificante do que o do FIFA, por exemplo. Em nossos testes no modo MyClub, já para as primeiras partidas conseguimos tirar para o nosso time jogadores de enorme prestígio, como o goleiro alemão Neuer (com 89 de média geral), Christian Eriksen (93), Belotti (90), Kimmich (88), Florenzi (83), Gojak (84) e mais alguns destaques para empréstimo, como o Messi, Dybala e Ronaldinho Gaúcho.

PES 2020 | Review: Gráficos excelentes e melhorias no gameplay

Trilha sonora muito bem selecionada

A trilha sonora também é um dos pontos positivos apresentados em PES 2020. Há uma seleção de músicas interessantes que variam, do rock, pop até o indie. Em geral, são músicas que combinam com o mundo do futebol, com ritmos animados e que caem bem nos menus entre uma partida e outra.

Algumas escorregadas

Um dos problemas enfrentados no game, porém, está no licenciamento dos times, como nomes, bandeiras, uniformes oficiais. Muitos deles, especialmente os maiores times do mundo, não contam com suas informações reais. Algo recorrente nos games mais antigos, da era Super Nintendo ou Nintendo 64, e até no clássico Goal Storm de PlayStation 1.

Outro ponto negativo fica para a agilidade do game. As telas de carregamento, intersecções entre uma tela e outra, ou quando sai a bola no game, levam um pouco de tempo para carregar – o que gera uma sensação “travada” e não muito suave na fluidez geral.

A conclusão sobre PES 2020

PES 2020 é uma excelente opção para quem busca um simulador de futebol. Em relação ao seu concorrente direto, FIFA 20, há muitas diferenças. Não podemos arriscar em definir qual game é melhor. Ou se a diferença entre um e outro é melhor ou pior. São apenas diferentes. E ambos tem seu público consolidado.

Para quem gosta de jogar futebol nos videogames, podemos dizer que estamos bem munidos de títulos que oferecem diversão e realismo na doze certa. E PES 2020 não perde em nada como um ótimo simulador de futebol.

Visite o site oficial do game para mais informações.

Veja mais sobre games!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Tags:
Categorias:
Games
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Star Wars: Galactic Cruiser, o hotel-passeio da Disney 5 Jogos em Pixel Art para Acompanhar Confira a crítica do filme Inititation Melhores Filmes de Suspense tensos e com reviravoltas Novos Jogos de Construção de Cidades para Acompanhar