Cinema

Pacificador – Episódio 4 | Crítica: A paz a qualquer custo?

Depois de uma trilogia de episódios de Pacificador, que estreou na semana passada na HBO Max, o quarto chegou para comprovar que a fórmula daria certo. Se você assistir, verá que a ideia continua ridícula, porém com um coração tão enorme que torna as coisas até mais triviais em um evento digno de ser assistido. Seguindo isso, vemos os personagens confrontando, internamente e entre eles, os eventos que ocorreram.

Sendo o mais íntimo dos episódios até aqui, você vê o que se esconde por trás de toda a marra e loucura que cada um representa na tela. Adebayo lida com o fato de ter atirado em alguém pela primeira vez, o nosso protagonista tem de lidar com o fato de seu pai ter sido preso em seu lugar e repensa a sua relação com a própria família, Harcourt e Economos veem suas ações resultando em mais problemas para a equipe e até mesmo o Vigilante ganha um certo destaque por aqui.

Entre uma piada e graça ali, este é um mergulho necessário para nos importarmos mais com estes personagens. Não que os três primeiros capítulos não fizessem este trabalho, mas é algo que prepara a trama para ir ainda mais longe. Saindo um pouco mais da aba de O Esquadrão Suicida, o seriado parece estar entrando em um ambiente próprio e abrindo opções para coisas inimagináveis. Claro, a não ser que você pense como James Gunn, que escreveu tudo isso de forma genial e insana.

Insano, mas cheio de coração

Quando o absurdo impacta na seriedade

Porém, não pense que o episódio 4 de Pacificador está repleto de emoções fortes e com reflexões profundas o bastante para tirar a caracterização bem-humorada que carrega. Os diálogos continuam sendo cheios de graça, assim como as reações e ideias. Uma das cenas com o Vigilante, por exemplo, me fez engasgar de tanto rir pela loucura que aquilo parecia. Começo a pensar que ainda nem arranharam o ápice daquilo que pretendem entregar, me reservando uma grande expectativa para o seu final.

Há muito tempo que não assisto algo com um ritmo tão harmonioso quanto essa produção, que mesmo em meio às atrocidades que tivemos, não deixou a peteca cair e demonstrou que isso não é mais uma história de um degenerado que vai se redimir e se tornar um grande herói. Não são os Guardiões da Galáxia, por exemplo. Chris é um cara que já chegou na fase adulta pensando de um certo modo e não serão os eventos daqui que mudarão isso. Ainda assim, adicionaram camadas que estão sendo trabalhadas e são capazes de distinguir ele do que mostraram na versão cinematográfica.

Nem o Pacificador ou Vigilante mudarão seus estilos, mas podem evoluir

E falando em atrocidades, não sei o que é pior, James Gunn ter pensado e escrito muitas delas ou a DC Comics ter aprovado isso ter parado na tela. Na última semana surgiu a informação de que os executivos da Warner não queriam um certo diálogo sobre o Batman, qual agora entendi a razão, pois bota em cheque até mesmo o fã mais fervoroso do herói ao defendê-lo. Com um filme dele chegando, pensar como o Chris pode se tornar uma grande piada ao invés de algo mais maduro como os trailers se mostraram para o público.

Acredito fielmente que eles não vão parar por aí. O Universo DC é gigantesco e o fato de que as “borboletas” não são terrestres abre um espaço amplo para fazerem piada com o núcleo cósmico também. Vamos combinar, a editora tem um repertório bem grande de alienígenas no planeta Terra, como o próprio Superman, Caçador de Marte e vários outros. Até mesmo o Lanterna Verde, apesar de ser humano, tem a origem de seus poderes no espaço. Você acha que o Pacificador vai poupar tudo isso? Eu não.

Apesar de não ter comentado, Judomaster retorna nesse episódio

Pacificador, paz e questões complexas

No episódio 4, Chris começa a se questionar sobre o que busca da paz. Uma crença fiel que sempre carregou agora foi colocada em questão e será que isso pode impactar em suas próximas atitudes? As palavras de Rick Flag ainda ecoam em sua mente, fazendo-o pensar que realmente pode estar seguindo pelo caminho errado por todo este tempo. Se na frente de todos ele mantém a pose, sozinho em casa a coisa muda de lado. Isso vale para todos, você sabe, não há fuga quando o passado bate em sua porta.

Podemos fingir que algo não existe ou até que não nos atinge, mas só nós sentimos quando a ferida abre. E isto vale também para o nosso herói, que tenta transparecer uma fortaleza que na verdade está desmoronando e ele não sabe o que fazer em relação a isso. Se você chegou na fase adulta da vida sem sentir isso, acredite, é questão de tempo para acontecer. Deste modo, a produção de Pacificador foi certeira na jugular emocional, dando uma aproximação bem maior dos sentimentos do personagem.

Adebayo também entrará em alguns dilemas no episódio 4

Fazendo isso, abrem uma grande questão sobre a paz que ele tanto busca. Nos envolvemos em tantas mentiras que ouvimos e até contamos, seja para os outros quanto para nós mesmos, que com o perdão da palavra, quando a água bate na bunda a coisa aperta. Chris matou pessoas, teve um acidente familiar no passado, uma relação difícil com seu próprio pai, cresceu sem companheiros e quando se uniu ao Esquadrão Suicida e encontrou isso pela primeira vez, teve de matar um dos membros por um motivo que não sabe ainda se foi o correto.

Entrando na reta que levará até o fim, o seriado mostra uma seriedade anormal em meio às piadas e ditará o tom dos próximos eventos contra a invasão das borboletas em nosso planeta. Não que o clima será mais pesado, longe disso. Porém, entramos naquela área cinzenta onde eles terão de resolver seus problemas enquanto salvam o mundo e todos sabemos que as coisas costumam se misturar no meio. Para a nossa sorte, o humor ácido que já é característico renderá boas risadas durante o trajeto.

O Pacificador é exibido todas as quintas-feiras através da HBO Max a partir das 5h. Veja mais críticas de filmes e séries!

Diego Corumba

Posts recentes

Bebê Rena: A verdade sobre a história perturbadora do seriado da Netflix

Bebê Rena é uma série que estourou na Netflix, não só no Brasil, mas como…

41 minutos ago

Clássicos do N64 chegam ao Nintendo Switch Online

Veja quais os novos clássicos do N64 que chegaram ao Nintendo Switch Online; Os inclusos…

19 horas ago

TikTok pode ser banida dos Estados Unidos

O presidente dos EUA, Joe Biden, assina conjunto de ações que pode banir o TikTok;…

21 horas ago

Furiosa seria um anime com o nome de “The Peach”

Furiosa não foi concebido como um longa-metragem, mas como um anime; A obra continuaria sendo…

23 horas ago

Famke Janssen pode voltar a interpretar Jean Grey

Famke Janssen revela que voltaria a interpretar Jean Grey, se for convidada; Ela mantém em…

1 dia ago

Persona 3 Reload tem trilha sonora liberada

Ouça as músicas de Persona 3 Reload em seu streaming de música; São 60 canções…

1 dia ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!