Nerdizmo

Os autorretratos de Van Gogh em uma galeria online

Obras mostram como o pintor encontrava em seus autorretratos uma maneira de conhecer a si mesmo

Os autorretratos de Van Gogh em uma galeria online

Os autorretratos de Van Gogh agora estão disponíveis em uma galeria online, graças ao Museu Van Gogh. Entre os anos de 1885 e 1889, o artista pintou a si mesmo mais de 35 vezes.

“Eles dizem – e eu acredito nisso com prazer – que é difícil se conhecer”, escreveu Van Gogh certa vez a seu irmão Theo, “mas também não é fácil pintar a si mesmo”.

Vincent encontrava em seus autorretratos uma forma de aprimorar suas técnicas artísticas e de se conhecer melhor. O pintor ficava horas em frente a um espelho, se analisando criticamente, em um processo introspectivo.

Tal espelho era “bom o suficiente para me permitir trabalhar a partir da minha imagem na ausência de um modelo, porque se eu conseguir pintar a cor da minha própria cabeça, o que não pode ser feito sem alguma dificuldade, eu também poderei pintar as cabeças de outras boas almas, homens e mulheres”, também já escreveu Vincent ao seu irmão.

O mais famoso dos autorretratos de Van Gogh pode ser o “Autorretrato com a Orelha Cortada”, no qual ele aparece com a orelha enfaixada. Durante um desentendimento com seu amigo Paul Gauguin, o pintor automutilou a própria orelha – a qual ele levou para uma prostituta amiga sua, com um bilhete dizendo: “Guarde com cuidado”.

Após isso, Van Gogh voltou para casa e apenas foi encontrado pela polícia, desmaiado e ensanguentado. Permaneceu no hospital por 14 dias e, quando teve alta, em 6 de janeiro de 1889, pintou o emblemático autorretrato.

Na galeria online do Museu Van Gogh, você pode conhecer os detalhes e baixar 16 autorretratos do pintor. Acesse o site neste link.

Dá uma olhada nas obras que você vai encontrar por lá.

Os autorretratos de Van Gogh em uma galeria online


Leia mais sobre Arte | Van Gogh!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Star Wars: Galactic Cruiser, o hotel-passeio da Disney 5 Jogos em Pixel Art para Acompanhar Confira a crítica do filme Inititation Melhores Filmes de Suspense tensos e com reviravoltas Novos Jogos de Construção de Cidades para Acompanhar