Nerdizmo

Os 50+ melhores documentários na Netflix

Ótimas produções para aprender mais sobre o mundo que te cerca

Melhores-Documentarios-na-Netflix-GEEKNESS.jpg

Documentários são portas para outras realidades e perspectivas sobre tudo que nos cerca. É um ótimo meio de aprendizagem sobre os mais diversos assuntos, que você pode desfrutar diretamente do conforto da sua casa. Por isso, selecionamos os melhores documentários da Netflix que você precisa assistir.

São produções que trazem informações dinâmicas e necessárias sobre o meio ambiente e nossa responsabilidade ambiental, sobre a mente humana, períodos históricos, lutas sociais e histórias de vida: tudo o que é bom para aprender mais sobre o mundo e sobre o nosso lugar nele.

Professor Polvo (My Octopus Teacher, 2020)

 melhores-documentarios-na-Netflix-que-voce-precisa-assistir-GEEKNESS

Primeira produção sul-africana original da Netflix acompanha Craig Foster em uma espécie de floresta subaquática de algas marinhas na Cidade do Cabo. Lá, ele desenvolveu uma amizade inusitada com um polvo, que conduz o mergulhador – e o espectador – em uma viagem pelos mistérios do mundo marinho.

GDLK High Score (2020)

 melhores-documentarios-na-Netflix-que-voce-precisa-assistir-GEEKNESS

Documentário dividido em seis partes explora a era de ouro dos videogames. Designers e artistas por trás de alguns dos jogos mais bem-sucedidos dos anos 80 e 90 compartilham suas experiências na indústria. Um deleite para qualquer gamer. Dentre os jogos em destaque no documentário estão Space Invaders, Mortal Kombat, Street Fighter 2, Sonic the Hedhog, Final Fantasy e Madden NFL.

Indústria da Cura (2020)

 melhores-documentarios-na-Netflix-que-voce-precisa-assistir-GEEKNESS

Escreva “Ayahuasca” no Google e sua pesquisa será completada com o termo “comprar”. No Instagram, em perfis dedicados à vida saudável e emagrecimento, é muito comum o termo “jejum intermitente”. Essas e outras curas que viraram tendência na cultura moderna são exploradas sob um viés imparcial neste ótimo documentário. Cada episódio é dedicado a um tema muito popular entre os que procuram curas alternativas e modos de vida mais saudáveis. Se aprofundando em cada um deles, a equipe acompanha diferentes pontos de vistas sobre os métodos em alta.

Privacidade Hackeada (2019)

 melhores-documentarios-na-Netflix-que-voce-precisa-assistir-GEEKNESS

O documentário reflexivo sobre o uso de dados se baseia no escândalo que o Facebook protagonizou, quando a Cambridge Analytica coletou os dados de 87 milhões de usuários sem que fosse permitido. O escândalo é recontado através da história de um professor americano, que descobriu junto com 240 milhões de pessoas como suas informações foram hackeadas para criar perfis políticos e influenciar as eleições americanas de 2016.

Pandemia (2020)

 melhores-documentarios-na-Netflix-que-voce-precisa-assistir-GEEKNESS

Esta série documental acompanha o trabalho de cientistas e médicos do mundo todo. Ela havia sido produzida em 2019, meses antes de o novo coronavírus ser divulgado pela China e se tornar uma pandemia. Dessa maneira, é mostrado como os cientistas já previam a Covid-19. O documentário é uma aula sobre a importância da ciência e como a tal da “gripezinha” pode significar uma catástrofe mundial.

O Dilema das Redes (2020)

“Nós tuitamos, curtimos e compartilhamos — mas quais são as consequências da nossa crescente dependência das mídias sociais? À medida que as plataformas digitais se tornam cada vez mais uma tábua de salvação para permanecer conectado, insiders do Vale do Silício revelam como a mídia social está reprogramando a civilização, expondo o que está escondido do outro lado da tela”, diz a sinopse do documentário.

Absorvendo o Tabu (2018)

Este curta-metragem mostra como a Índia é um dos países mais negligentes com a saúde da mulher. A menstruação ainda é tabu em várias regiões do mundo, mas lá ainda ronda o mito de que mulheres menstruadas estão sujas ou amaldiçoadas. O curta acompanha o processo de implementação de uma máquina que cria absorventes biodegradáveis de baixo custo em uma pequena vila rural no norte da Índia.

O Código Bill Gates (2019)

Documentário investiga, em três episódios, a mente analítica e o trabalho de um dos personagens mais importantes da história da tecnologia. Os capítulos trazem histórias e depoimentos de familiares e colegas de Gates. Revisitando o passado dele, o filme contrasta as transformações de Gate e como é sua atuação atualmente.

Explicando (2018)

Esta série da Vox é um deleite para os curiosos. Sintonizada com as questões modernas, cada capítulo consegue condensar grande quantidade de informações de maneira didática e dinâmica, em poucos minutos de duração. É um bom meio de se informar e conhecer curiosidades acerca da mente humana e do corpo humano, da história, de questões sociais e da ciência.

A História de Deus (2016)

Morgan Freeman mergulha nas mais diversas experiências religiosas para mostrar como a fé molda nossas vidas. A série conduz o espectador a várias regiões do planeta para refletir sobre a questão: como lidamos com a fé?

Seleção Artificial (2019)

Documentário investiga como não apenas geneticistas e corporações multibilionárias podem alterar o DNA, a essência da vida, mas também biohackers que trabalham diretamente de suas casas. O filme acompanha o mundo da tecnologia de edição genética CRISPR, uma das maiores descobertas científicas, que tem potencial de mudar o mundo.

Secreto e Proibido (2020)

Acompanhamos a história de Terry Donahue e Pat Henschel, duas mulheres que se conheceram no final da década de 40 e precisaram esconder por 65 anos que eram na verdade um casal, e não primas ou amigas, como se denominavam para disfarçar o romance. Uma história intensa sobre como o amor transcende qualquer preconceito.

Indústria Americana (2019)

Carregado de consciência de classe, este documentário vencedor do Oscar acompanha um bilionário chinês que abre uma fábrica em Ohio e contrata dois mil funcionários americanos. Neste contexto, acompanhamos os conflitos dos trabalhadores com a gestão chinesa.

¿Qué coño está pasando? (2019)

Desenvolvido através de entrevistas, esse documentário lança um olhar crítico sobre a desigualdade de gênero na Espanha, e como as lutas dos movimentos feministas tentam mudar essa realidade.

Carta para Além dos Muros (2019)

Documentário brasileiro acompanha conta a história da trajetória do HVI no Brasil. Por meio de entrevistas com médicos, ativistas, pacientes e um enorme arquivo de documentos, o filme mostra como o país lidou com a doença ao longo de mais de duas décadas. Do pavor inicial às campanhas de conscientização, passando pelo estigma imposto às pessoas soropositivas.

Estou Me Guardando para Quando o Carnaval Chegar (2019)

Na cidade de Toritama, em Pernambuco, mais de 20 milhões de jeans são produzidos anualmente em fábricas caseiras. Os proprietários se orgulham de serem seus próprios chefes das fábricas onde trabalham, sem parar, todas as épocas do ano. O único período de descanso é no carnaval, quando eles vendem tudo o que acumularam e descansam em praias paradisíacas durante uma semana de folga.

Cidade de Deus 10 Anos Depois (2013)

Documentário resgata os dez anos passados desde o lançamento de Cidade de Deus, filme de Fernando Meirelles e Kátia Lund, para mostrar as transformações vividas pelos atores na última década.

Ser Tão Velho Cerrado (2018)

Outro ótimo documentário brasileiro mostra o impacto ambiental do cerrado brasileiro, que sofre com desmatamentos recordes levando um ecossistema inteiro à extinção. Moradores da Chapada dos Veadeiros se unem para defender a natureza. Assim, eles elaboram um plano para dialogar com a comunidade científica, agricultores familiares, grandes proprietários de terra e defensores do meio ambiente.

My Beautiful Broken Brain (2014)

Aos 34 anos, Lotje Sodderland sofreu um derrame que mudou sua vida: ela perdeu a fala e experimentou uma realidade distorcida onde as palavras não tinham nenhum significado e sua percepção sensorial mudou drasticamente. O documentário acompanha como ela conseguiu reaprender a falar, ler e escrever do zero.

Crip Camp: Revolução pela Inclusão (2020)

Filme foca nas relações pessoais e na luta pelos direitos civis das pessoas com deficiência a partir da década de 70. A ideia começou no Acampamento Janed, na estrada de Woodstock. As pessoas desse grupo, que até então nem imaginavam fazer parte de uma revolução, se transformaram em ativistas e mudaram a legislação de acessibilidade para todos.

Nixon e o Homem de Preto (2018)

Documentário remasterizado expõe os eventos que rodearam a apresentação do cantor Johnny Cash, conhecido como O Homem de Preto, na Casa Branca em abril de 1970 e que, coincidentemente ou não, ajudou a semear o caminho que levaria à renúncia de Nixon e à retirada das tropas americanas do Vietnã.

Escola D’água (2018)

Documentário segue as experiências de jovens estudantes que vivem ao redor dos seis maiores rios do mundo – Amazonas, Mississipi, Danúbio, Nilo, Ganges e Yangtze – com a visita do trabalho da Swarovski Waterschool, um programa que visa empoderar jovens para preservar o recurso mais valioso do mundo: água.

Cristina (2016)

Este curta sensível conta a história de Cristina, 37 anos, que trava uma batalha contra o câncer de mama enquanto incentiva as pessoas a sua volta a aproveitarem o presente. Acompanhamos toda sua jornada: a descoberta, o tratamento e como a doença impacta sua família. Apesar de tudo, ela se mantém determinada a passar uma mensagem de esperança.

O Rei Leão e O Músico Esquecido

“Essa noite aqui na selva quem dorme é o leãããoo…”, quem assistiu à animação da Disney certamente tem essa música gravada no coração. O jornalista sul-africano Rian Malan tem como objetivo provar que a canção “The Lion Sleeps Tonight” é, na verdade, a canção “Mbube”, composta por Solomon Lind. O documentário apresenta depoimentos das filhas do músico, nunca reconhecido pela composição, para questionar o que consideram ser uma apropriação da obra do pai.  

Histórias Que Nosso Cinema (Não) Contava (2018)

Documentário te leva de volta à década de 1970 para debater sobre filmes populares da época, as chamadas “pornochanchadas”, o gênero mais visto e mais reproduzido naquele período. Através de uma análise sobre estes filmes, a diretora Fernanda Pessoa te convida a pensar temas caros à história do país naquele período, como o chamado “milagre econômico”, as consequências diretas do êxodo rural e a expansão das favelas.

A Máscara Em Que Você Vive (2015)

Documentário explora a definição de masculinidade enraizada em nossa sociedade, onde homens não têm espaço para ser quem são sem precisarem ceder a conceitos preestabelecidos. Como a diretora ressalta, não se trata de um documentário sobre homossexualidade, mas sim, sobre a necessidade de se permitir que os meninos, futuros homens, possam expressar suas emoções sem tais cobranças sociais.

Virunga (2014)

Acompanhamos guardas que arriscam suas vidas para proteger o Parque Nacional de Virunga, situado na República Democrática do Congo, e seus gorilas em extinção. Lá, habitam os últimos Gorilas da Montanha do Mundo. Se calcula que restem apenas 800 deles no local. O parque ainda vive uma tensão nunca vista, devido a guerra civil e a recém-descoberta do petróleo na região. Indo além da vida dos gorilas, é mostrado como, em pleno século 21, países ricos ainda veem a África como uma terra sem lei e exploram sua fauna, flora e cultura.

Sovdagari – O Mercador (2018)

O curta desenvolve uma narrativa bucólica centrada em um vilarejo rural na Geórgia, em que batatas são usadas como moeda de troca – é através delas que se adquire produtos. Em pouco menos de vinte minutos, o documentário acompanha um mercador, que diante do meio em que vive, traz à tona a pergunta: o que nos é essencial?

Maior Viagem: Uma Aventura Psicodélica (2020)

Atores e músicos compartilham suas experiências com alucinógenos, e ainda oferecem uma reflexão pertinente sobre a história dos psicodélicos.

Axé – Canto do Povo de um Lugar (2016)

O Axé é um dos movimentos musicais mais globalizados do mundo, originário da Bahia. O documentário mostra como ritmo musical carrega em sua essência boa parte de todo o sincretismo musical e cultural baiano. Através de entrevistas e imagens de arquivo, é investigado o ponto inicial do nascimento do gênero.

Grandes Momentos da Segunda Guerra Mundial em Cores (2009)

melhores documentários na Netflix que você precisa assistir

Imagens restauradas e coloridas de batalhas e momentos mais dramáticos da Segunda Guerra, como o Dia D e Pearl Harbor. Uma aula de história imprescindível.  

Brené Brown: O Poder da Coragem (2019)

Bené Brown virou um fenômeno após suas palestras para o TED Talks. Em uma conversa descontraída, repleta de histórias pessoais, a PhD em Serviço Social reflete sobre como a falta de coragem e o medo de se mostrar vulnerável são empecilhos para o processo criativo, para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Mission Blue (2014)

A oceanógrafa e ambientalista Silvia Earle convida o espectador a ver com os próprios olhos como a ação do homem tem afetado de forma tão devastadora a vida marinha. Para entender porque um mundo sem oceano é um mundo sem nós.

Gabo: A Criação de Gabriel García Márquez (2015)

Filme acompanha a trajetória de um dos maiores escritores da América Latina: Gabriel García Márquez. Uma história fascinante sobre o poder da imaginação humana, que investiga a vida, o processo criativo e as obras do escritor colombiano.

Capacetes Brancos (2016)

Conhecidos como os “Capacetes Brancos”, voluntários se mobilizam diariamente para prestar os primeiros socorros às vítimas de ataques aéreos na Síria. O documentário acompanha o trabalho dessa equipe improvisada, que é composta por enfermeiros e se civis que se arriscam entre escombros em busca de sobreviventes.

A 13ª Emenda (2016)

Aqui se tem uma discussão acerca da décima terceira emenda à Constituição dos Estados Unidos – “Não haverá, nos Estados Unidos ou em qualquer lugar sujeito a sua jurisdição, nem escravidão, nem trabalhos forçados, salvo como punição de um crime pelo qual o réu tenha sido devidamente condenado” – e seu terrível impacto na vida dos afro-americanos.

O Começo da Vida (2016)

Filme viaja por quatro cantos do mundo para mostrar como as descobertas da neurociência ajudam a entender o desenvolvimento infantil. Uma análise aprofundada sobre os primeiros mil dias de um recém-nascido, tempo crucial para o desenvolvimento saudável de uma criança, cujos impactos são refletidos na vida adulta.

Amor e Sexo pelo Mundo (2018)

Nesta série documental, a jornalista da CNN Christiane Amanpour viaja pelo mundo para conversar com mulheres sobre as regras de relacionamento e intimidade em cada país. Christiane conversa com pessoas comuns que estão moldando a ideia do amor moderno. O documentário reflete sobre como os papéis estão mudando para homens e mulheres quando se trata de sexo, amor, casamento, família e divórcio.

Conversando com um Serial Killer: Ted Bundy

Para saciar a curiosidade mórbida, esse é um documentário interessante: a série apresenta as entrevistas com um dos serial killers mais emblemáticos dos Estados Unidos que, nos anos 70, assassinou dezenas de mulheres em diferentes estados do país. Trechos das entrevistas com o assassino na prisão revelam suas confissões sobre os crimes que cometeu. Uma ótima produção para quem é fascinado pela mente humana, principalmente quando se trata de personagens problemáticos.

Salvando o Capitalismo (2017)

Acompanhamos a jornada do ex-secretário do governo americano e professor Robert Reich, enquanto ele compartilha, no coração da América Conservadora, suas ideias sobre os novos rumos da economia que o país deveria tomar.

Ram Dass, A Caminho de Casa (2017)

Este curta emocionante reflete sobre a morte, a efemeridade das coisas e nosso estado de impermanência, acompanhando os últimos momentos do pesquisador, autor e professor espiritual Ram Dass. Enquanto aguarda o fim de seus dias, ele reflete sobre o amor, a vida e a morte.  

Cuba e o Cameraman (2017)

Ao longo de 45 anos, o jornalista Jon Alpert visitou Cuba para registrar as transformações no país, passando pelo auge da Revolução, os angustiantes anos após a queda da União Soviética, até a morte de Fidel Castro em 2016. É um ponto de vista necessário sobre a vida em Cuba, que se desenvolve através de testemunhos confiáveis: de quem vive e viveu as transformações do país. As filmagens intimistas dão a sensação de como se você mesmo estivesse caminhando por aquelas ruas e testemunhando tudo com seus próprios olhos.

Nosso Planeta (2019)

Temos aqui o resultado de um projeto produzido ao longo de quatro anos. A série documental apresenta gravações em dezenas de países feitas com a ajuda de uma equipe de 600 pessoas, e foca “na diversidade de habitats ao redor do mundo, como o remoto Ártico, as profundezas misteriosas dos oceanos, as vastas paisagens da África e as selvas variadas da América do Sul”.

Como Mudar O Mundo (2015)

O filme narra a história da fundação do Greenpeace, que surgiu de uma ideia inusitada: um grupo de hippies de vinte e poucos anos saiu em um barco para impedir testes nucleares no Alasca. Embora o plano não tenha dado certo, acabou chamando a atenção do mundo todo para a proteção do meio ambiente e um pedido de paz. Hoje, o Greenpeace é a maior organização ambientalista do mundo, com escritórios em 55 países.

Weed the People (2018)

Embora a maconha não tenha sido permitida como objeto de estudo para médicos e pesquisadores nos EUA pelos últimos 80 anos, pesquisas recentes descobriram propriedades medicinais que ajudam no tratamento do câncer. O documentário acompanha famílias que lutam para salvar seus filhos, que estão armadas destas novas pesquisas. Aqui se tem uma reflexão em torno da maconha medicinal como potencial cura.

City of Joy (2016)

Esta produção retrata a realidade de mulheres que sofreram violência sexual na República Democrática do Congo e se recuperam de traumas físicos e emocionais em uma espécie de centro de reabilitação chamado “Cidade da Alegria”.

The American Meme (2018)

Documentário explora as jornadas de quatro influenciadores das mídias sociais – Paris Hilton, Josh Ostrovsky, Brittany Furlan e Kirill Bichutsky – enquanto eles constroem impérios através de suas publicações nas redes.

Oceanos de Plástico (2016)

Garrafas PET, papel filme, sacolas, copos e embalagens de plástico – itens comuns do dia a dia que, quando descartados, podem ir diretamente ao mar, e essa é uma das principais ameaças ambientais à vida marinha. O documentário acompanha a Plastic Ocean Foundation, uma organização britânica cuja finalidade é pensar soluções para o problema do lixo plástico no planeta. As imagens exploram áreas atingidas por essa poluição mostrando os danos ao meio ambiente.

Wild Wild Country (2018)

Série documental conta, em 6 capítulos, a história sobre o controverso guru indiano Bhagwan Shree Rajneesh, mais conhecido como Osho. Através de depoimentos inéditos, a produção apresenta um olhar íntimo sobre a relação do guru com sua antiga assistente pessoal Ma Anand Sheela e seus seguidores da comunidade de Rajneeshpuram, próxima da pequena cidade de Antelope, ambas localizadas no Condado de Wasco, Oregon.

A Terra à Noite (2020)

Quando a noite cai, um novo e fascinante mundo acontece entre a flora e a fauna do planeta Terra. Através de imagens belíssimas, registradas por novas tecnologias que desvendam a rotina da vida selvagem, esta produção da BBC te convida a conhecer os mistérios da natureza, quando a luz se apaga.  

El Pepe, Una Vida Suprema (2018)

José Mujica foi guerrilheiro, preso político e teve uma carreira intensa. Como presidente do Uruguai entre 2010 a 2015, ele se tornou a figura aclamada que todo idealista gostaria de ter como líder. Descrito como o chefe de Estado mais humilde do mundo, Mujica doava grande parte de seu salário para a caridade e seu amor pela vida e pela natureza estão no centro de sua ideologia política. Através de um bate-papo delicioso, o documentário revisita sua trajetória.


Leia também: 32 documentários para entender a vida na Terra | 15 documentários para entender a Ditadura Militar no Brasil

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Star Wars: Galactic Cruiser, o hotel-passeio da Disney 5 Jogos em Pixel Art para Acompanhar Confira a crítica do filme Inititation Melhores Filmes de Suspense tensos e com reviravoltas Novos Jogos de Construção de Cidades para Acompanhar