Games

Os 23 melhores games de RPG Tático de todos os tempos

Um game de RPG Tático pode ser considerado uma joia rara. Não há muitos títulos do gênero disponíveis no mercado, para a infelicidade de quem gosta muito desse tipo de jogo.

Apesar de eles terem surgido há muitos anos, foram poucos os títulos que realmente se destacaram com a jogabilidade de batalhas por turnos, em uma espécie de RPG estratégico.

Nesta lista a gente destaca os melhores games com essa temática. Que faz você usar o cérebro, calcular, ponderar antes de cada ação, cada ataque, invocação ou magia.

RPG Tático: Os Melhores Títulos do Gênero

#23 Vanguart Bandits (PS1)

O interessante deste game é que ele traz uma temática medieval que inclui futurismo, como robôs gigantes. Além disso, os combates são realizados em forma de turnos.

Se passa no continente de Eptina onde numerosas batalhas ocorreram sobre o território. No meio do conflito, os arqueólogos do Reino de Pharastia descobriram gigantescos mechas blindados que chamavam ATACs, ou Combatentes Armados para Todo Terreno, que podiam ser controlados pelos pensamentos do piloto sentado dentro da cabeça da unidade.

O Reino usou o poder desses ATACs para assumir o controle de todo o continente, e então decidiu usá-los para manter a paz em seus novos territórios.

Pharastia logo começou a perder o controle como Golpe de Estado e guerras civis irromperam que deixou em um estado derrotado, com apenas o seu exército de pé permanecendo.

#22 Fantasy War Tactics (Android, iOS)

Um jogo para Android que segue o estilo dos outros jogos do gênero. Traz gráficos coloridos e em 3D. Há um modo cooperativo e o jogador pode conquistar novos heróis e itens. São mais de 50 heróis, 12 regiões diferentes, 180 calabouços.

#21 The Banner Saga (PC)

Este game foi financiado em uma campanha no Kickstarter, graças aos fãs do gênero de RPG’s com elementos de estratégia.

Nele, o jogador guia caravanas por campos nórdicos e precisa se defender de perigos que cruzam o caminho.

Para se defender, é preciso controlar seus soldados em batalhas onde as ações são divididas em turnos.

#20 Shadowrun Returns e Dragonfall (PC)

Inspirado nos clássicos RPG’s de mesa dos anos de 1980, Shadowrun Returns e Dragonfall foram criados a partir de financiamento coletivo, no Kickstarter. Um viva à nostalgia. O universo do game mistura magia com futurismo e se passa em um ambiente pós-apocalíptico. Os diálogos são densos e a história é muito bem estruturada.

#19 Hoshigami: Ruining Blue Earth (PS1)

Acompanha um mercenário chamado Fazz, que subitamente recebe um pedido de ajuda do rei de Nightweld, reino em guerra com os Valainians. Fazz precisa assegurar que os poderes antigos não caiam nas mãos erradas, e você conta com ele e um exército de aliados para conseguir isso.

#18 Brigandine: The Legend  Of Forsena (PS1)

Você escolhe uma dentre as 6 nações do continente de Forsena e tem o objetivo de conquistar as outras nações.

Os combates acontecem por cavaleiros que se movem por uma espécie de tabuleiro, e as batalhas trazem elementos de RPGs táticos.

#17 Fallout 2 (PC)

O começo de uma franquia que se tornaria um grande sucesso mundial. Neste título, o jogador acompanha um mercenário que perambula por um mundo devastado pela guerra nuclear.

Um RPG bem detalhado, com combates em turnos e cheio de opções.

#16 Phantom Brave (PC, PS2, PSP, Wii)

Mais um título do tipo com gráficos animados e uma jogabilidade que prende.

No ano de 921, em um mundo chamado Ivoire, vive Marona, uma menina órfã de 13 anos com uma habilidade especial para se comunicar com fantasmas. Marona acredita nos ensinamentos de seus pais que as pessoas um dia virão a gostar dela, enquanto ela permanecer compassiva e gentil.

#15 Eternal Poison (PS2)

Uma versão mais dark para o gênero.

O mundo foi ao caos no dia em que o reino demoníaco de Besek apareceu. Criaturas conhecidas como Majin surgiram, causando estragos e destruindo todo modo de vida. Eles capturaram a princesa de Valdia e a aprisionaram em seu covil.

Agora, aventureiros valentes em toda a terra se dispuseram a explorar a pátria de Majin.

Alguns desejam resgatar a princesa; Alguns procuram fama e glória; Alguns querem apenas vingança.

#14 Heroes and Might Magic (PC)

Outro clássico que ganhou diversas sequências ao longo dos anos (atualmente está no Might & Magic Heroes VII).

O game estrela batalhas em turnos em um ambiente medieval e fantasioso. Cheio de castelos, magia, itens especiais, ouro, dragões, monstros e todo tipo de criatura que você imaginar.

#13 Disgaea (PC, PS2, PS3, PS4, DS, PSP)

Com visual de desenho animado e um humor bastante caricato, Disgaea traz mais de 100 magias e 150 personalizações de personagens para os jogadores duelarem com monstros e demônios de todos os tipos.

A franquia fez sucesso e o game ganhou várias sequências.

#12 Jeanne D’Arc (PC)

A história da guerreira francesa Jeanne D’Arc contata em forma de RPG estratégico. Você incorpora ela – uma enviada de Deus para livrar a França da opressão britânica.

Ela tem um bracelete que da super poderes, além de contar com aliados para travar suas batalhas em forma de turnos. Tudo com bons gráficos animados e em 3D.

#11 Jagged Alliance (PC, DS)

Neste título você gerencia e controla um esquadrão de mercenários para realizar missões secretas em ambientes de guerra.

Dá para contratar, comprar armas, definir equipamentos e estratégias para começar as missões – que colocam o jogador em uma interface de RPG tático.

#10 Stella Deus (PS2)

Um game que se passa em um mundo à beira da destruição, onde um grupo religioso usa a sabedoria antiga para manter o planeta vivo. Só que o rei Dignis tenta derrubar essa instituição, e a cidade da protagonista Sufida sofre um ataque real.

É um jogo bastante parecido com Disgaea, em que os personagens tem pontos de ação para realizar ataques ou poderes.

#9 Kartia (PS1)

Game da Atlus com a arte de Yoshitaka Amano, que trabalhou na série final Fantasy.

O jogo é dividido em dois “volumes”, cada um centrado em torno de um personagem principal diferente e seus amigos. O primeiro volume conta a história de Toxa Classico e o segundo volume é sobre Lacryma Christi.

As histórias se juntam em uma grande trama, enquanto cada uma delas trazem uma narrativa fechada.

#8 La Pucelle: Tactics (PS2)

La Pucelle se passa em um reino chamado Paprica. A história gira em torno de uma pequena igreja, a Igreja da Sagrada Donzela, na cidade de Pot a Feu. Além do papel normal de uma igreja, tem um grupo de caçadores de demônios treinados, La Pucelle. Dois dos membros mais novos de La Pucelle são Prier, uma menina de dezesseis anos, e seu irmão de 12 anos, Culotte.

O Príncipe das Trevas, favorecido servo do anjo caído Calamidade, teria se levantado para flagelar a terra. Quando o príncipe se levantar um guerreiro, a Donzela da Luz, o desafiará e restaurará o equilíbrio entre luz e escuridão. Prier espera ser a Donzela da Luz.

#7 Bomberman Wars (PS1, Saturn)

Se Bomberman já é legal, imagine ele em versão tactics. Neste game você controla um Rei que pretende dominar o máximo de territórios que conseguir na Terra dos “Bombers”. Para isso, ele conta com seu próprio exército, formado por diferentes classes de “explodidores”.

#6 Fire Emblem (SNES, GBA, GC, DS, Wii, Wii U, iOS, Android)

O jogador controla seus personagens por um mapa com o objetivo de derrotar os inimigos para cumprir com a missão do capítulo: tomar um castelo, sobreviver ao ataque inimigo, acabar com todos os inimigos do mapa ou derrotar um chefe.

Os combates são baseados no triângulo de armas no qual cada tipo de arma tem vantagem sobre umas e desvantagem frente a outras, método baseado no jogo de pedra-papel-tesoura.

Há também o triângulo de magia, pois a mágica e fantasia tem um papel importante na série, que chegou a ter títulos lançados para uma grande variedade de plataformas. Começou no SNES e chegou até aos smartphones e tablets!

#5 Front Mission (SNES, PS1, PS2, DS)

Este game coloca o jogador no comando de vários robôs gigantes, que duelam contra outros robôs gigantes. Há vários títulos da franquia lançados para diferentes consoles. Um jogo é melhor do que o outro e oferece mais opções de customização e melhorias dos robôs.

#4 Tactics Ogre (SNES, Saturn, PS1, PSP)

Muito parecido com o Final Fantasy Tactics. Provavelmente foi uma das grandes inspirações da Square Enix e de muitas outras produtoras de jogos de RPG táticos, levando em conta que este título foi lançado em 1995.

Basicamente conta a história de uma batalha entre reinos, onde o jogador toma o comando de um exército e precisa eliminar todas as ameaças que cruzam o seu caminho e liberar o reino de Valeria da opressão.

#3 Shinning Force 3 (Saturn)

Não pode faltar esta preciosidade do Saturn nesta lista. Um dos mais divertidos do gênero, com uma história bastante interessante e jogabilidade viciante.

Shining Force III tem seu enredo todo em torno de disputas políticas, influenciado pelo aparecimento da seita maligna de um demônio chamado de Bulzome.

#2 Vandal Hearts (PS1, Saturn)

Com diferentes tipos de personagens e classes e gráficos em 2D, Vandal Hearts conquista qualquer coração que curte um RPG tático. É sensacional e um dos melhores games do gênero já lançados na história.

Inclusive, as sequências (II e III) nunca conseguiram chegar aos pés do primeiro.

Na trama, Ash Lambert e seus colegas do terceiro batalhão das Forças de Segurança Ishtarian começam a suspeitar de uma conspiração nos mais altos níveis do governo. E coisas macabras e soturnas começam a acontecer.

#1 Final Fantasy Tactics (PS1, GBA, DS, Android, iOS)

Este é um game lendário. Não há nenhum como ele no mercado, e infelizmente a Square Enix não deu muita atenção para isso – já que não lançaram sequências nem outros jogos parecidos além das versões para consoles portáteis da Nintendo.

Com uma excelente narrativa no bom e velho estilo da série Final Fantasy, os jogadores embarcam em uma aventura fantástica que relaciona guerras, interesses, reinados, magia e signos.

São 20 profissões disponíveis para os personagens, que são formados a partir de aptidões e experiência. Então, a possibilidade de montar o seu grupo de guerreiros é bastante variada.

A versão para a PS1 e PSP é a melhor de todas, que também foi lançada para Android e iOS. Porém, os jogos para Game Boy Advance e Nintendo DS também são excelentes, apesar de serem distintos.

BÔNUS: Vagrant Story (PS1)

Não é exatamente um RPG tático, maaaasss…

Um dos excelentíssimos jogos lançados para o PlayStation. Traz muitos elementos do gênero, como o combate. São em turnos, e dá para selecionar em que parte do inimigo atingir.

Se passa em Valendia e na cidade em ruínas de Leá Monde. Acompanha um mercenário chamado Ashley Riot, que vai até Leá Monde para investigar uma ligação entre um líder cultista e um renomado membro do Parlamento Valendiano, Duque Bardorba.

Ashley é acusado de assassinar o duque, e o game começa a discorrer os eventos que levaram a esta acusação – uma semana antes do assassinato.

Um misto de ação com RPG com excelente ambientação e trilha sonora. Uma pequena obra-prima.

Leia mais sobre games aqui no GEEKNESS!

Flávio Croffi

Jornalista há mais de 18 anos e fundador do NERDIZMO. Foi editor do GamesBrasil, TechGuru, BABOO e já forneceu conteúdo para os principoais portais do Brasil, como o UOL, GLOBO, MSN, TERRA, iG e R7. Também foi repórter das revistas MOVIE, EGW e Nintendo World.

Ver comentários

  • Falaram dos RPG TATICS e não citaram "Dofus" ?..... Algo de errado não está serto!

      • Obrigado! Eu era fissurado nesse jogo na minha adolescência, narrativa e jogabilidade são incríveis. Na verdade, foi o único RPG tático que já joguei, nem sabia que existiam outros do gênero, agradeço a lista, pois se tiver um tempo posso experimentar algum deles. Valeu, xará!

  • Final Fantasy Tactics (PS1, GBA, DS, Android, iOS) ???????????
    Um absurdo citar este jogo assim.
    Final Fantasy Tactics Advance (GBA) e Final Fantasy Tactics A2 (DS) são jogos totalmente diferentes do original (PS1, Android, iOS). Quem escreveu isso não deve saber nada do gênero, muito menos da franquia. Jornalismo preguiçoso.

    • Oi Wagner. Citei como todas as versões mesmo, pois todas são excelentes, sem exceção. Na minha opinião claro. E quanto a não saber nada... joguei todos os jogos da lista, e muito. Só o Final Fantasy Tactics, por exemplo, terminei seis vezes.

  • Povo crítico demais, é mais fácil reclamar do que fazer um artigo útil. Valeu pela lista mano.

  • O Vandal Hearth merece um remake! Adorei esse jogo com personagens bastante hilários.

  • jurei que fossem citar suikoden tactics... não é a saga inteira que é tática, mas é um bom spinoff de uma excelente franquia

  • @lucas, realmente Suikoden é uma saga magnífica. Em especial o II, que é um dos meus jogos preferidos de todos os tempos. O tactics també é muito bom! Valeu pela menção :)

Posts recentes

Hugh Jackman brinca com Wolverine no último trailer

Hugh Jackman entra na brincadeira sobre a sua idade e a de Wolverine; No trailer…

2 dias ago

Tales of the Teenage Mutant Ninja Turtles ganha trailer

O spin-off Tales of the TMNT estreará entre junho e setembro de 2024; O primeiro…

2 dias ago

Larry Dalrymple sofre trágico fim em Os Simpsons

Alerta de spoilers sobre o personagem Larry Dalrymple em Os Simpsons; Ele integrava o núcleo…

3 dias ago

Sand Land recebe trailer de lançamento

Veja o trailer de lançamento do jogo Sand Land, da Bandai Namco; Ele chegará ao…

3 dias ago

Vingadores 6 pode ser dirigido por Sam Raimi?

Sam Raimi esclarece se vai ou não dirigir Vingadores 6 pela Marvel Studios; Ele nega,…

3 dias ago

X-Men 97 – Episódio 7 | Crítica: Consequências

É até chato ficar elogiando semanalmente X-Men 97, porém volto a reforçar que a qualidade…

3 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!