Nerdizmo

O peido mais perigoso do mundo

Existem diversos tipos de gases, para as mais variadas necessidades

O peido mais perigoso do mundo

Todo mundo peida. Mas qual o peido mais perigoso do mundo? Eis que o TED-Ed resolveu fazer um vídeo especificamente para explicar sobre isso.

No vídeo, que é feito em forma de animação e narrado, podemos conferir algumas informações bem interessantes e educativos sobre a flatulência, os gases, popularmente conhecido como “peido” no idioma português brasileiro.

O vídeo traz algumas informações bem legais, e começa falando que alguns animais têm muitos gases, e outros até usam os gases como estratégia, seja para despistar um predador ou até mesmo para imobilizar presas.

Os leões marinhos, por exemplo, tem uma dieta rica em peixes, o que faz com que seus gases tenham cheiro de ovo podre.

Há espécies de cobras que coletam ar pela cloaca para poder liberar novamente a fim de despistar predadores.

Já um inseto da família dos crisopídeos usa como arma, e pode tanto imobilizar outros insetos por até três horas, como mata-los com seus gases.

Por outro lado, peixes encontrados no México podem morrer por causa dos peidos. Ele ingere algas que geram muitos gases. E se eles não soltarem esses gases, podem boiar e serem presas fáceis de predadores, tanto quanto morrerem de uma espécie de indigestão.

Um fato curioso citado no vídeo é que certa vez, em 2015, um avião soou o alarma de fogo e teve de realizar um pouso forçado. Porém, quando investigaram o que aconteceu, viram que não aconteceu nada, a não ser 2.000 cabras que soltaram gases repetidamente devido a pressão de estarem em um avião – causando todo o pânico.

Por fim, é revelado o peido mais perigoso do mundo, que é o da vaca. O vídeo explica que existem aproximadamente um bilhão de vacas no mundo. E o perigo é que os gases delas contém metano – algo bem prejudicial para o planeta, e que contribui para o aquecimento global. Então, quase um bilhão de vacas peidando todos os dias pode causar um estrago bem grande.

Você pode conferir o vídeo completo, com legendas em inglês, logo abaixo!

O peido mais perigoso

Veja mais sobre ciência!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Ciência