Nerdizmo

O Livro de Boba Fett – Episódio 7 | Guerra em Tatooine

Livro de Boba Fett

A série O Livro de Boba Fett, como muitos tem acompanhado aqui, gerou algumas quedas de expectativa e não entregou exatamente ao que veio. Flashback demais, dois episódios focados apenas em Din Djarin, falta de ação e de mostrar do que é feito o protagonista foram os principais problemas que citei nos últimos seis episódios. Porém, vamos dar os créditos ao último episódio, que pegou tudo isso e deu um desfecho mais do que digno para as habilidades de cada um dos personagens mostrados.

Se eu senti falta de destaques para o próprio herói e todo o seu elenco de ajudantes, o fim deu um jeito nisso e trouxe algo de qualidade que fizesse jus à toda essa enrolação. Nele vemos uma verdadeira guerra dentro de Tatooine entre as forças de Fett contra o Sindicato dos Pyke. E mesmo sem uma escala grandiosa, o combate que vemos é repleto de ação e momentos icônicos, trazendo algo que esperávamos desde o princípio.

Inclusive ouso falar que toda a monotonia e marasmo visto é justificado em todo o período de 1 hora que o último capítulo oferece. Como o Mandaloriano costuma dizer, ele seguiu exatamente como devia ser. Neste tempo conseguimos ver a razão do protagonista ser reverenciado até hoje. Pudemos enxergar a capacidade real de Fennec Shand e como ela é decisiva dentro do time. Krrsantan e a gangue de Mods também brilhou bastante. Infelizmente tivemos algumas quedas em seu exército, qual não falarei muito para evitar de entregar spoilers, porém também tiveram sua serventia dentro de toda a trama apresentada.

Todos tiveram o seu momento de brilhar no último episódio

O Livro de Boba Fett vale a pena?

A grande questão é se O Livro de Boba Fett vale a pena ou não, já que aqui vemos a história por completo e temos um ponto final para algumas dúvidas. Neste sentido, sigo dividido, para ser bem sincero com vocês. A qualidade do trabalho de Jon Favreau é inquestionável e tivemos sim grandes impactos durante os episódios, o que foi muito bacana. Porém, muita coisa poderia ter sido melhor aproveitada para valorizar tanto o elenco quanto a importância destes personagens dentro do universo Star Wars.

Vamos bater o martelo? Ainda que eu não possa dizer aqui se ele vence esta guerra ou não, nada disso é relevante para o cenário geral. Qual é, Tatooine nunca foi um território agradável ou de uma importância gigantesca dentro da franquia. Em A Ameaça Fantasma vemos o quanto o planeta é desagradável. Quando voltamos para lá, em Uma Nova Esperança, isso só volta a ser firmado. Em O Retorno de Jedi, a mesma coisa. Devo falar sobre A Ascensão Skywalker ou não precisa mais?

Ok, foi o lar de Anakin e Luke Skywalker, assim como é onde Rey vai parar no fim de sua própria trilogia. Porém, fora isso, ele não fez parte em momento algum do grande embate entre Jedis e Sith, assim como não serviu de nada enquanto a Resistência confrontava o Império. Sequer mudou algo nos spin-offs ou trouxe momentos marcantes. No meio do episódio, Cad Bane esbraveia contra Fett perguntando “O que você ganha com isso?”. É a pergunta que todos nos fazemos também e, apesar dele responder, ainda assim não faz sentido algum dentro da franquia.

No fim, tudo se resume a Tatooine

Vamos levar em consideração que em O Livro de Boba Fett o vemos renascer nas areias do lugar, sendo levado como escravo e conquistando a sua posição. Assim como o resgate da sua armadura lhe dá a clareza que ele pode recomeçar ali, tomar o lugar que era de Jabba e cuidar das coisas ao seu próprio jeito. Nós sabemos a sua história de origem, mas essa é uma nova releitura sobre ele e quiseram deixá-lo como o regente líder do crime por ali. Compreensível, mas alguém consegue me explanar como isso fará diferença no cenário geral?

Digo, ainda que ele vença o grande combate, de que adiantou trazer um personagem tão amado quanto ele para deixá-lo apodrecendo dentro daquele planeta? Sendo ainda mais duro, que diferença fez entre isso ou ter o deixado morrer dentro do Sarlacc? Já vimos o futuro disso em O Despertar da Força e sabemos que nada disso teve uma importância nas questões seguintes. Ou será que farão uma animação no nível Rebels e Clone Wars, com inúmeras temporadas para dar um sentido para tudo isso? Eu posso forçar a barra para ver algum ponto, mas ainda assim não me parece tão justo.

Areia e bares não fizeram diferença até hoje na franquia

Conclusões

Infelizmente é essa a conclusão que tomo de tudo isso, apesar da série ter seus momentos e o último episódio trazer um verdadeiro impacto para a história que nos foi apresentada até aqui. Com o perdão do spoiler, até mesmo o Rancor entra em ação e ver um monstro daquela envergadura aparecer em batalha foi algo espetacular e finalmente redimiu a espécie da vergonha de surgir apenas para cair perante Luke. Além disso, alguns retornos definem o que veremos em outros seriados da franquia e podemos afirmar que teremos coisas brilhantes a partir daí.

Inclusive, vale dizer que a LucasArts ter equilibrado bem o tempo de tela de cada um e ter dado um momento para até os secundários brilharem foi uma novidade muito boa para mim. Chegou com alguns episódios de atraso, mas não posso reclamar de finalmente ver todo o elenco em ação e suas interações dentro de uma verdadeira guerra. É aquilo, um episódio, mesmo sendo excelente, não salvou das reclamações que tenho dos outros seis. Só que isso não significa que eu não deva exaltá-lo como merece.

Sendo bem sincero, depois de tudo que assisti nesta manhã eu gostaria de ver uma segunda temporada de O Livro de Boba Fett. Dar espaço para eles realçarem a importância do personagem para tudo que vemos nos demais produtos e do seu grupo também. É óbvio que ele vai aparecer na terceira temporada de O Mandaloriano ou até mesmo em Ahsoka. Disso eu não tenho dúvidas. Porém gostaria de ver algo que estivesse livre de flashbacks e sem focar em outros heróis que já tenham suas produções solo dentro de Star Wars. Algo que seja, do início ao fim, uma aventura inédita dele.

Você não acabará isso sem ver o Rancor em ação

Seria pedir demais? Talvez, mas acredito que ainda haja espaço para vermos o protagonista se destacar dentro de todo o cenário geral. Nem precisa enfiar ele em planetas diferentes, basta trazer Tatooine em evidência para que ele tenha alguma importância para as demais tramas. Não desejo saber que eles tiraram o personagem de um limbo de décadas só pra deixar ele mofando no meio da areia, fazendo algumas participações pontuais aqui e ali. E digo mais, amaria ver mais de Fennec Shand e da gangue dos Mods. Muitos tem em Krrsantan seu favorito, mas eu adorei os outros tanto quanto e queria vê-los novamente em um futuro próximo.

De qualquer forma, vamos resumir: o episódio é muito bom e entrega tudo aquilo que os fãs queriam ver desde o princípio. Apesar disso, demoraram demais para trazer a qualidade como a tivemos e o próprio Boba Fett se perdeu em seu próprio passado e no grande arco de Din Djarin. A série é um reflexo da franquia, que continua dividindo fãs e mostrando que há razões para amar e odiar esta grandiosa guerra nas estrelas. Só nos resta saber para onde isso levará, se é que existe um motivo para ele ser trazido de volta.

Todos os episódios de O Livro de Boba Fett estão disponíveis através da Disney+. Veja mais críticas de filmes e séries!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Helio Carvalho
Helio Carvalho
2 anos atrás

Filmes e séries que mostram longos flashbacks têm sido sistematicamente execrados por público e crítica como O Legado de Júpiter, Eternos e agora O Livro de Boba Fett. Afinal, histórias estão sendo contadas ali. Não estaríamos mal acostumados com o cinema fast-food onde a objetividade e a ação são o que importam?