História

O Livro da Amizade feito com centenas de assinaturas de figuras históricas

Entre 1596 e 1647, o diplomata, mercador e colecionador de arte alemão Philipp Hainhofer viajou pela Europa reunindo uma coleção de assinaturas de figuras históricas, que foram compiladas em um Livro da Amizade.

Originalmente intitulado de “Große Stammbuch” ou “Album Amicorum”, o livro é composto por assinaturas acompanhadas de 100 ilustrações – ele é considerado, por si só, uma obra de arte.

Naquela época, livros de amizade eram comumente usados para registrar nomes de familiares e amigos. Os alunos os usavam como anuários. Hainhofer deu início à sua coleção de assinaturas quando era estudante universitário.  

“Manter o equilíbrio de poder entre os estados europeus sempre foi uma questão difícil, mas foi especialmente assim nos anos em que o mercantilismo fez alianças frágeis durante as guerras religiosas do século XVII. Era uma época em que os mercadores eram excelentes diplomatas, não apenas porque viajavam muito e aprendiam línguas e costumes estrangeiros, mas também porque falavam a linguagem universal do comércio”, escreve o Open Culture.

O comerciante e diplomata Hainhofer era uma dessas figuras, que viajava de corte em corte para se encontrar com renomados dignitários europeus. Ao fazer isso, pedia que assinassem seu álbum amicorum. Cada signatário então contratava um artista para criar uma pintura para acompanhar sua assinatura.

Dentre as figuras históricas que assinaram o livro estão Rodolfo II do Sacro Império Romano-Germânico, Matias do Sacro Império Romano-Germânico, Cristiano IV rei da Dinamarca e Noruega, Cosimo II de’Medici, Grão-duque da Toscana e muitos outros.

Hainhofer levou mais de 50 anos para compilar todas as assinaturas do livro. Ele gradualmente conquistou uma clientela seleta à medida que sua carreira avançava.

Após sua morte em 1647, seu amigo Augusto de Brunsvique-Luneburgo, que ajudou a coletar centenas de livros na Biblioteca Herzog August, tentou adquirir o livro, mas não conseguiu.

Agora, 400 anos depois, o livro foi parar na enorme biblioteca alemã, uma das mais antigas do mundo, após uma compra em um leilão privado.

Veja algumas imagens do Große Stammbuch, no qual a complexidade das ilustrações corresponde diretamente ao status e posição do signatário na sociedade.

O Livro da Amizade feito com centenas de assinaturas de figuras históricas


Leia mais sobre História!

Raquel Rapini

Jornalista movida pela curiosidade de saber mais sobre qualquer assunto. Escreve sobre arte, cultura, games e assuntos gerais relacionados às ciências, sociedade e mundo geek.

Posts recentes

Qual a importância dos jogos na vida adulta

O boom recente dos jogos de cassino online traz à tona a seguinte pergunta: afinal,…

2 dias ago

Sabre de luz de Star Wars não foi nomeado por George Lucas

O sabre de luz tem este nome por causa de Alan Dean Foster; O profissional…

3 dias ago

Supergirl está em trailer de Minhas Aventuras com o Superman

Confira a chegada de Supergirl e Lex Luthor em Minhas Aventuras com o Superman; A…

3 dias ago

Kraven e novo Karate Kid são adiados pela Sony Pictures

A Sony adiou Kraven, o Caçador e Karate Kid 6; O vilão do Homem-Aranha chegará…

3 dias ago

Kingdom Hearts pode ser adaptado em um filme animado

Kingdom Hearts pode surgir como filme animado, assim como Super Mario Bros.; A Disney está…

4 dias ago

Razer terá de pagar multa de $1 milhão por máscaras Zephyr

O FTC concluiu que as máscaras Zephyr, da Razer, não são "N95"; Por propaganda enganosa…

4 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!