Nerdizmo

Metaverso e 8 filmes que abordam o tema

Metaverso

Com a entrada do Facebook na temática, é impossível tirar os olhos da nova onda do momento: o Metaverso. O universo digital é citado e mostrado em várias obras ao longo da cultura, mostrando as maravilhas e os riscos que corremos neste uso da tecnologia. Aqui listamos alguns para você relembrar conosco como isso pode mudar as nossas vidas para a melhor ou para o pior.

Espera aí, você não sabe nem o que é isso? Não tem problema, vamos te resumir. Ele nada mais é do que uma recriação de nossa realidade em um ambiente digitalizado. Ele se torna um espaço coletivo e compartilhado onde poderá viver uma “segunda vida”, que une a nossa tecnologia atual com inteligência artificial e a realidade aumentada. Interessante, para dizer o mínimo. Porém, você já viu isso antes e vamos te mostrar abaixo onde foi:

As abordagens do Metaverso

8 – Congresso Futurista

O primeiro item de nossa lista impacta exatamente nas consequências de nossa imagem dentro do Metaverso. Uma empresa contrata uma atriz para usar sua imagem digitalmente e, mediante uma grande quantia de dinheiro, proíbe ela de atuar no mundo real. Isso tudo para juntar grana o bastante para ajudar o próprio filho, que é portador de deficiência.

Aquilo que ela mais temia aconteceu e a empresa começa a usar a imagem de sua cópia digital para fins catastróficos. O filme é reconhecido mundialmente pela forma como altera o clima da trama, que inicialmente mostra a vida da atriz para depois vermos em tela como ela está sendo utilizada dentro do ambiente digital, qual usa técnicas de animação para entregar a mensagem ao público.

Onde assistir: Disponível na Amazon Prime Video

7 – Jogador nº1

Uma das melhores definições da palavra, tanto o livro quanto o filme dirigido por Steven Spielberg mostram bem como funciona as redes para diversos fins: jogar, ganhar dinheiro, estudar entre várias outras tarefas. Quando o criador deste grande universo falece, a herança é o controle total de tudo, incluindo as riquezas que ele gera.

A partir disso, uma grande corrida se inicia para ver quem consegue solucionar os mistérios deixados por ele. Enquanto alguns heróis buscam isso para serem mundialmente reconhecidos e terem glória, empresas buscam o dinheiro que será arrecadado e encherá o bolso dos acionistas com o Metaverso. Com diversas citações e referências a jogos, filmes, séries, livros e muito da cultura geek, é um prato cheio para muito fã do mercado nerd.

Onde assistir: Disponível na HBO Max

6 – Wall-E

O planeta Terra está inabitado e um pequeno robô recolhedor de lixo conhece Eva, uma patrulheira que busca sinais de vida por aqui e indiquem que a população humana possa voltar. O grande problema? Eles estão presos em um ambiente digital, fazendo tudo em cadeiras especiais e sem a menor vontade de voltar às origens.

Viajando pelo espaço e enfrentando um grande vilão que não deseja que mudem o status quo, Wall-E é uma grandiosa e emocionante história sobre irmos além. Criado pela Pixar, é um prato cheio para os fãs de animação e uma forma de enxergar como será o futuro se seguirmos os caminhos atuais.

Onde assistir: Disponível no Disney+

5 – Free Guy

Um jogo que mistura muito do que vimos em Fortnite, GTA e diversas outras franquias está fazendo a cabeça da galera, criando um grande universo computadorizado e mundialmente acessado pelo Metaverso. Porém, um NPC (Non-Playable Character, ou personagem não-jogável em tradução literal) começa a ganhar consciência e tudo ali começa a ser ameaçado pela Inteligência Artificial ter ganho vida e vontade própria.

Estrelado por Ryan Reynolds, o filme é uma verdadeira recriação do que vemos hoje nos videogames online e simula muito bem a nossa percepção do Metaverso. Você poderia muito bem passar o dia inteiro lá, comprando coisas, se encontrando com os amigos e se divertindo enquanto esquece completamente das coisas que rolam aqui no mundo real.

Onde assistir: até o momento não está disponível em nenhuma plataforma de streaming

4 – Space Jam: Um Novo Legado

Para quem conheceu o primeiro filme, onde Pernalonga e Michael Jordan jogam basquete com um bando de ETs, a escala do segundo subiu um pouco mais. Em “Um Novo Legado”, uma inteligência artificial sequestra o filho de LeBron James e convence o rapaz a criar uma equipe própria dentro dos servidores da Warner Bros.

Para salvar o jovem, LeBron James também segue para dentro dos computadores para reunir os Looney Tunes nas mais diversas conexões da empresa. De Game of Thrones até a DC Comics, o atleta vai atrás de cada um dos principais membros do Tune Squad para uma partida que será transmitida online para o mundo todo. E pior, valendo a alma de vários dos espectadores. Seria macabro se não fosse tão divertido.

Onde assistir: Disponível na HBO Max

3 – Detona Ralph: Quebrando a Internet

Após revolucionar o mundo dos games e trazer diversas representações dele para as telonas, Ralph partiu para o ambiente online e conheceu pessoalmente todas as nuances do Metaverso de dentro da internet. Dos memes aos serviços que conhecemos, passando brevemente pela deep web também, cabe ao antigo vilão tentar manter as coisas alinhadas antes que um desastre ocorra.

Apesar de ser uma das representações mais infantis que temos nessa lista, Detona Ralph: Quebrando a Internet nos mostra de forma extremamente didática como funcionam as redes e como elas operam as nossas vidas. Se acreditamos que nossa vida não está sendo controlada pelas redes ainda, este filme te mostrará que a história na verdade segue bem ao contrário disso.

Onde assistir: Disponível na Disney+

2 – Matrix

Um dos filmes mais revolucionários dos anos 90, Matrix traz Neo, Trinity, Morpheus e diversos personagens tentando salvar a raça humana da aniquilação através das máquinas. Enquanto muitos de nós alimentamos os seres robóticos enquanto estamos inertes na simulação do mundo como conhecemos, uma verdadeira guerra acontece fora dali.

Onde entra o Metaverso nisso? No filme, a intenção é mostrar que tudo aquilo que vivemos e experimentamos é apenas uma simulação digital, um mundo fictício que nos deixa inerte à batalha entre humanos e máquinas. Apesar de toda filosofia e lutas insanas, não passa de um futuro distópico que nos liga diretamente a uma rede.

Onde assistir: Disponível na HBO Max

1 – Tron

Apesar de vermos o Metaverso propriamente falando em livros como Neuromancer, nos cinemas não tem como falar do tema sem nos recordar de Tron, da Disney. Um universo cibernético que reúne vários programas e sistemas operacionais está sendo controlado por uma misteriosa figura maléfica e um desenvolvedor acaba sendo absorvido para lá, sendo levado a participar de diversas atividades pela sua sobrevivência.

Junto ao próprio Tron, ele deve tornar o lugar seguro para a rede não acabar dominando todo o mundo com as suas conexões. Apesar de estar completamente datado e da trama não ser lá essas coisas, é muito interessante ver como ele influenciou todo o tema e como sua abordagem serviu para abrir caminho a diversas outras obras. Um clássico que não podemos deixar ser esquecido.

Onde assistir: Disponível na Disney+

Leia mais em Listas!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Star Wars: Galactic Cruiser, o hotel-passeio da Disney 5 Jogos em Pixel Art para Acompanhar Confira a crítica do filme Inititation Melhores Filmes de Suspense tensos e com reviravoltas Novos Jogos de Construção de Cidades para Acompanhar