Nerdizmo

Os 25 Melhores Jogos de Gerenciamento de Todos os Tempos

Games de estratégia que passaram na prova do tempo e que você pode se divertir muito ainda hoje ou em qualquer época

Os 25 Melhores Jogos de Gerenciamento de Todos os Tempos

Jogos de gerenciamento são aqueles games que oferecem uma generosa quantidade de desafio na hora de administrar alguma empresa, local, ilha, cidade ou qualquer coisa, de fato. São produtos que desafiam nossa inteligência a todo momento, e nos fazem pensar em diferentes estratégias para termos sucesso nessa empreitada.

É um gênero especialmente cativante para quem curte, pois exige bastante da nossa capacidade e faz com que ao mesmo tempo a gente aprenda muito ao jogá-los. Inegavelmente, ficamos mais inteligentes a cada partida.

Como grandes fãs deste tipo de jogo, nos sentimos na obrigação de compartilhar os melhores jogos de gerenciamento e estratégia de todos os tempos. Para, assim como nós, você se deliciar com essas peculiares e grandes obras da indústria do entretenimento.

Os Melhores Jogos de Gerenciamento

Stardew Valley

Os 25 Melhores Jogos de Gerenciamento de Todos os Tempos

Um simulador de fazenda com gráficos pixelados que lembram os games antigos da era 16-bits. Mas não se engane, esses gráficos simples abrigam um jogo extremamente complexo e variado. Stardew Valley é a evolução de todos os jogos de fazendinha já lançados, desde Harvest Moon até as porcarias que faziam sucesso no Facebook. Neste game você herda a fazenda de seu avô, e precisa colocar ela a todo vapor novamente. Ou seja, produzir, produzir e produzir. Mas o game não consiste só nisso. Há muita ação, exploração, monstros, segredos, diferentes tipos de animais, verduras, frutas, interações entre pessoas e locais para descobrir. Uma preciosidade que rende horas ilimitadas de diversão.

Cities: Skylines

O melhor jogo de administração de cidades já lançado. Esqueça a série SimCity ou qualquer outra. Cities permite que você crie uma cidade imensa, com diversas camadas de complexidade. Especialmente com suas numerosas expansões, que adicionam diversos elementos ao game. Seja no quesito de trânsito, indústrias, parques, universidades e diversas outras adições. Aqui você pode desenvolver e gerenciar uma verdadeira metrópole, e construir ela do jeito que você quiser.

RimWorld

Neste espetacular e um dos melhores jogos de gerenciamento da história, que levou ao menos cinco anos para ser desenvolvido, você tem a missão de gerenciar uma colônia de sobreviventes em um planeja ameaçador. Os gráficos são bem simples, mas bonitos, e o jogo é extremamente completo e um tanto complexo. No entanto, depois de descobrir as mecânicas, ele se torna extremamente recompensador e interessante – e um dos melhores jogos já criados com certeza. Cada colono tem traços de personalidade, como doenças mentais, problemas ou habilidades, como construção, domar animais, cozinhar, agricultura, podar, criar artes, trabalho simples, pesquisa e muitos outros traços. Isso faz com que cada um deles seja crucial para ter uma colônia de sucesso. Há desafios aleatórios criados pelo “narrador”, que podem ser desafiadores ou leves, dependendo da sua escolha. E eventos que mudam totalmente a jogabilidade, como ondas de calor, frio, doenças. Sem falar na possibilidade de exploração, comércio, combates, guerras e muito mais. Uma produção realmente genial.

Civilization VI

Os 25 Melhores Jogos de Gerenciamento de Todos os Tempos

O sexto jogo da série Civilization é a evolução definitiva da série criada por Sid Meyer. Neste game, você acompanha o início e a ascensão de uma civilização, passando por eventos históricos e construções, exploração que constituem toda a formação de uma nação.

Tropico 6

Os 25 Melhores Jogos de Gerenciamento de Todos os Tempos

Encarne a pele de um ditador de uma ilha paradisíaca em Tropico 6, que é o sexto e melhor título já lançado da série. Neste título você gerencia diversos tipos de ilhas e decide quais serão os planos para ter sucesso financeiro em cada uma delas. Há diversas fases com diferentes objetivos para serem cumpridos, além de um modo livre para quem curte se divertir sem compromisso. Há um aspecto bem interessante de políticas a serem adotadas, com vertentes capitalistas ou socialistas, dezenas de estruturas e construções, leis, editais e um humor ácido característico da franquia.

Settlers 2

Apesar da série Settlers ter muitos games lançados, Settlers 2 continua sendo o melhor de todos. Tanto que ganhou um remake pela sua popularidade. Aqui você cuida de uma vila medieval, onde cada cidadão é responsável por algum elemento da economia. Há o cortador de madeira, o fabricante de bebidas, de comida, pães ou aquele que forja as armas para os exércitos. Um dos aspectos mais legais é que dá para acompanhar cada um deles fazendo a sua parte e trabalhando pela comunidade.

MAD Games Tycoon

Gerencie uma desenvolvedora de jogos neste que é o melhor game do gênero. Você começa na garagem e começa o desenvolvimento de jogos para diversos consoles, pesquisa novas tecnologias, contrata mais gente para a equipe e vai melhorando sua empresa cada vez mais. Até se tornar uma grande desenvolvedora e conseguir publicar seus próprios games. Além disso, dá até para lançar MMO (jogos massivos online), coisa que não vemos em outros jogos do tipo. Um jogo bastante completo que rende dezenas ou até centenas de horas de diversão.

RollerCoaster Tycoon 2

Os 25 Melhores Jogos de Gerenciamento de Todos os Tempos

Mesmo sendo um jogo bem antigo, RollerCoaster Tycoon 2 se mantém como talvez o melhor game de gerenciamento de parques. Além de administrar todo o desenho, construções, ruas, banquetas, lojas, restaurantes, há uma enorme variedade de montanhas-russas para explorar neste game. Atraia cada vez mais visitantes com seus brinquedos alucinantes e monte um parque de sucesso. Um jogo que envelheceu extremamente bem e continua tão divertido quanto na época que foi lançado.

Prison Architect

Os 25 Melhores Jogos de Gerenciamento de Todos os Tempos

Um título que coloca você no comando da criação e gerenciamento de uma prisão, com gráficos simples mas bonitos, muito parecidos com outro game citado aqui, RIMWORLD. Só que neste título você fica encarregado de criar toda a estrutura de uma prisão, como as celas, áreas de banho de sol, cozinha, refeitório, etc. Mas não é só isso, você precisa manter a ordem do local, e é aí que se encontra o desafio. Lide com rebeliões e presos que são encrenca para manter o máximo possível de ordem na prisão.

Surviving Mars

Da mesma desenvolvedora de Cities: Skylines, Surviving Mars coloca você na pele de um gerenciador de colônias em Marte. Isso significa que você precisa lidar com o ambiente hostil do planeta vermelho

Dawn of Discovery (Anno 1404)

Este é um dos clássicos da série Anno, que perdura até hoje com versões recentes e seus gráficos de última geração. Este game, no entanto, tem uma identidade única e coloca o jogador na pele de um comerciante. Você cuida de ilhas e rotas de comércio com navios e locais de produção de diversos recursos. As relações com outros líderes é importante, e dá para criar várias especiarias ou matérias brutas para enriquecer seu império.

Frostpunk

Casca-grossa é a palavra para definir o mundo de Frostpunk. Você controla um pequeno povoado que vive nos confins de um mundo que foi tomado pelo gelo. Sua missão é gerenciar tudo para que essas pessoas sobrevivam. E isso não é nada fácil. Cada escolha gera consequências, e esses consequências giram entre ruins e horríveis. Sempre é preciso abrir mão de alguma coisa. E nunca será algo fácil de fazer.

Parkasaurus

A mistura de duas paixões: dinossauros e parques de diversões. Este game insere elementos de jogos clássicos como RollerCoaster Tycoon com dinossauros. E tudo é feito de forma primorosa, mesmo que seja um jogo relativamente simples. Os gráficos são coloridos, animados, e a jogabilidade é bastante intuitiva. Diversão na certa.

Project Hospital

Os 25 Melhores Jogos de Gerenciamento de Todos os Tempos

Que tal gerenciar seu próprio hospital? Este game traz com detalhes todos os elementos de gerenciamento de uma grande instituição dessas. Há diversos tipos de tratamentos, pesquisas, centros de diagnóstico, máquinas, e especialmente a parte de manutenção de salários e funcionários que fazem parte de todo o hospital. Um game bastante completo na sua temática.

Northgard

Um game que mistura estratégia em tempo real com jogos de tabuleiro. Se passa em um continente nórdico, e você precisa gerenciar recursos para explorar cada vez mais o mundo a sua volta e conquistar mais terras. Abrir mão de algumas construções e trabalhar com o seu pessoal para aprimorar mais e mais o seu império.

Kingdoms and Castles

Aparentemente um jogo bastante simples, especialmente por seus gráficos minimalistas, Kingdoms and Castles oferece horas e horas de diversão na hora de desenvolver seu império. Dá para criar coletores de recursos brutos como madeira, pedra, e a partir daí desenvolver novas construções como locais de coleta de alimentos (fazendas, pomares) e cada vez mais recursos de luxo. Há também como criar exércitos para se defender de dragões ou exércitos nórdicos inimigos que invadem a sua ilha. O fator replay deste game também é alto, pois a cada jogo você começa e um mapa novo gerado aleatoriamente, e há modos de jogo focado apenas em construção ou os que adicionam as batalhas.

Jurassic World: Evolution

Quem nunca quis brincar de Jurassic Park quando vê os filmes daqueles dinossauros gigantes como atrações em um parque de diversões? Aqui você pode gerenciar seu próprio parque jurássico, desenvolvendo espécies de dinossauros por meio de pesquisa e exploração de fósseis antigos. Há diversas construções para explorar, recursos para gerenciar, e maneiras de desenvolver os seus parques. Além das diversas raças e tipos de dinossauros para “brincar” e cuidar. Só tome cuidado, pois eles também podem “brincar” com os visitantes do parque.

Megaquarium

Os 25 Melhores Jogos de Gerenciamento de Todos os Tempos

Diferente dos outros games do gênero, este simples jogo surpreende ao trazer diversão de sobra na hora de criar um aquário. Começa de forma bem simplificada, mas logo você desenvolve mais e mais o local até se transformar em um verdadeiro mega aquário, como o nome do jogo sugere. Você fica responsável pela contratação dos funcionários, compras de peixes, alimentos, tanques, oxigênio e muito mais.

Factorio

Um dos jogos mais viciantes de todos os tempos, Factorio é um daqueles títulos que faz você passar raiva na tentativa e erro. Há muita coisa para descobrir e ajustar, e é um paraíso para aqueles que gostam de resolver problemas. Problemas não faltam na sua fábrica. Este jogo coloca você no papel de gerenciar uma fábrica, que começa bem simples e “manual”, e pode se tornar uma enorme indústria automatizada.

SimCity 4

Talvez o melhor game já lançado da série SimCity (fica bem próximo do SimCity 3000 em qualidade), incluindo os jogos mais novos da série, que infelizmente não fizeram jus aos mais clássicos. Com gráficos já antigos em 2D, o game não envelheceu mal e oferece uma vasta gama de opções para criar a sua cidade, que pode se tornar uma metrópole cheia de vida e problemas para serem resolvidos.

Zeus + Poseidon

Os 25 Melhores Jogos de Gerenciamento de Todos os Tempos

Este é um dos super clássicos do gerenciamento e construção de cidades. Como o nome sugere, se passa na antiguidade, onde você precisa erguer o seu império com um toque mitológico. Há muito conteúdo neste game, especialmente histórico, onde é possível aprender muita coisa sobre o que aconteceu na época. Além de um sistema de construção da cidade e também de exércitos muito interessante, que permanece divertido até os dias de hoje.

Pharaoh + Cleópatra

Na mesma pegada que Zeus, Cleópatra segue a mesma linha, mas com a diferença de que você cria a sua civilização egípcia. Ou seja, cultive o seu império na beira do Rio Nilo e prepare-se para o crescimento e a era de ouro do Egito – a nação mãe que foram os primórdios do que conhecemos hoje como civilização.

Caesar III

Também muito semelhante aos dois jogos citados acima, Zeus e Cleópatra, com a diferença que aqui você se controla o Rei César, do Império Romano. Segue a mesma linha dos outros games, mais com a pegada administrativa de desenvolver a sua cidade com recursos.

Evil Genius

Os 25 Melhores Jogos de Gerenciamento de Todos os Tempos

Diferente de todos os outros games do gênero, Evil Genius é um clássico que coloca você no gerenciamento de uma base de super vilões. Ou seja, você fica responsável pelo quartel-general de vilões que lutam contra heróis. E a sua missão é bem simples: dominar o mundo!

Two Point Hospital

The Hospital estaria nesta lista caso não existisse este sucessor que presta uma grande homenagem ao game antigo. Two Point hospital mistura elementos de humor, caricatura e gerenciamento de hospitais na medida certa. Rende horas e horas de diversão, com diversos tipos de opções, customização, hospitais e uma campanha bem divertida.

Estes foram os melhores jogos de gerenciamento de todos os tempos, segundo a nossa equipe. Se você conhecer algum jogo do gênero que é imperdível e acha que deve estar nesta lista, contribua abaixo, na área de comentários! 🙂

Veja mais de nossas listas:

Os 23 melhores games de RPG Tático de todos os tempos

6 jogos contemplativos para filosofar sobre a vida

Os 12 melhores RPGs do PlayStation 1

30+ melhores jogos cooperativos locais para jogar com a namorada ou amigos

10+ excelentes jogos para a vida toda

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
pingual
pingual
1 ano atrás

Bom dia Flaviol,
Faz bastante tempo que eu estou buscando a musica de fundo da primeira versão do jogo Sim City (2000 acho) e não acho em lugar nenhum… Sera que vocês fizeram um artigo sobre isso ? Ou talvez vocês têm fontes de dados que eu desconheço 😉
O jogo estava em disquette. E quem sabe ? Algum de seus leitores conseguiria resgatar essa musica e publicar ela 😉
Renovo meus parabens pelo trabalho de geekness…
Abraços
Eric

Flávio Croffi
1 ano atrás
Reply to  pingual

Olá Eric! Que legal ver você por aqui. 🙂
Olha, encontrei no Youtube um vídeo que contém todas as músicas do jogo. Será que está neste vídeo?
Dá uma olhada: https://youtu.be/Td9fFF68ml0
Aliás, SimCity 2000 é um excelente jogo, de fato. Sou fã de jogos de gerenciamento de cidades. Atualmente jogo Cities: Skylines, que é a evolução do SimCity. Abração!

Eric Tristan Schmitt
1 ano atrás

Boa tarde Flavio, Gratidão pelo link… Demorei para reconectar do mesmo jeito que acontece com as musicas de filme reunidas num album de soundtrack. A gravação nunca é 100% igual a o que a gente assiste ao vivo. E nesse caso, como passava horas e horas escutando a mesma “musica” mais ou menos repetida mas com efeitos, jingles, barulhos no meio, foi meio dificil remergulhar na memoria afetiva 😉 kkkkk e no final, so as três primeiras faixas me pareceram familiar…. Abraços e se cuida ! Eric

Guilherme Lima
Guilherme Lima
9 meses atrás

Jogos simplesmente amáveis! <3

Star Wars: Galactic Cruiser, o hotel-passeio da Disney 5 Jogos em Pixel Art para Acompanhar Confira a crítica do filme Inititation Melhores Filmes de Suspense tensos e com reviravoltas Novos Jogos de Construção de Cidades para Acompanhar