Nerdizmo

30+ melhores jogos cooperativos locais para jogar com a namorada ou amigos

Se você procura jogos cooperativos para jogar com a namorada ou amigos, está no lugar certo. Nada mais justo do que quem faz o GEEKNESS (Eu e a Raquel Rapini) compartilharmos um apanhado de jogos que a gente curte debulhar juntos no sofá, em multiplayer local.

Aqui você encontra os melhores títulos lançados para diversas plataformas. Ou seja, aqueles que você consegue jogar com dois controles e não necessariamente online.

Seja em tela dividida ou os dois jogadores na mesma tela, estes games oferecem muitas horas de diversão para você curtir acompanhado. Afinal, nada melhor do que explorar e debulhar um game com um parceiro, não é mesmo?

Se liga.

Os melhores jogos cooperativos locais

FIFA (PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox One, PlayStation 3, Xbox 360, Microsoft Windows)

Jogos de esporte, em especial futebol, sempre são interessantes para jogar em grupo. E no caso de FIFA, é possível jogar acompanhado em modo cooperativo em diversos modos. Desde carreira, até temporadas online até o interessante modo FIFA Ultimate Team, onde você ganha moedas e compra jogadores por meio de cartas.

Stardew  Valley (Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One, Linux, PlayStation Vita, Microsoft Windows, macOS, Mac OS Classic)

RPG de simulação agrícola, onde o jogador poderá desenvolver sua própria fazenda, comprar animais, plantar e colher hortas, cortar árvores, vender produtos, explorar minas em busca de minérios que serão úteis para a construção de outras ferramentas e máquinas, e uma infinidade de atividades. Todos os itens são aproveitáveis e é possível explorar diversas possibilidades em um único jogo. Mais que um jogo, Stardew Valley é uma ferramenta de relaxamento mental e treinamento cerebral, pois o jogador desenvolve noção de organização, espaço, disciplina e relações interpessoais. Recentemente foi lançado o modo cooperativo, no qual é possível compartilhar a fazenda com outro jogador e, inclusive, casar e ter filhos. Um game indie fortemente inspirado na série Harvest Moon.

Resident Evil 5 (PlayStation 4, PlayStation 3, Xbox 360, Xbox One, Android, Microsoft Windows)

O primeiro jogo da icônica série da Capcom a ser projetado para funcionar em modo cooperativo de dois jogadores. Isso significa que dá para compartilhar a história com algum amigo(a) ou parceiro(a). Resident Evil 5 também foi marcado por oferecer mais ação do que os jogos anteriores da série.

Resident Evil 6 (PlayStation 4, PlayStation 3, Xbox 360, Xbox One, Microsoft Windows)

Outro Resident Evil que oferece diversão de sobra para quem quer destroçar zumbis acompanhado. Neste capítulo, há quatro campanhas principais para jogar sozinho ou em modo multiplayer com tela dividida. Todas as aventuras cheias de ação e cenas de tirar o fôlego.

Resident Evil: Revelations 2 (PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, PlayStation 3, PlayStation Vita, Xbox 360, Microsoft Windows)

O décimo capítulo da série Resident Evil, que foi lançado dividido em capítulos. No entanto, todos os capítulos podem também ser jogados em modo cooperativo local.

The Escapists 2 (PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox One, Microsoft Windows, Linux, Mac OS Classic)

Que tal tentar fugir da prisão acompanhado? Este game simples e carismático com gráficos pixelados em 2D oferece diversas opções e missões para você fugir da cadeia. Descubra a rotina e fabrique itens para desvendar o caminho fora das suas celas em busca da liberdade!

Borderlands: The Handsome Collection (PlayStation 4, Xbox One)

Uma compilação remasterizada dos títulos Borderlands 2 e Borderlands: The Pre-Sequel, lançados para os consoles de nova geração. Ambos os jogos oferecem a possibilidade de dividir a tela para jogar o modo história.

Diablo III (PlayStation 4, Xbox One, PlayStation 3, Xbox 360, Microsoft Windows, Mac OS Classic)

A sequência de um dos aclamados jogos da Blizzard Entertainment, que coloca os jogadores em aventuras com perspectiva de cima e que podem escolher um personagem entre distintas classes. Cada uma delas tem poderes específicos para lutar contra demônios e forças obscuras. Dá para jogar até quatro pessoas em multiplayer local.

Cuphead (Xbox One, Microsoft Windows)

Cuphead é totalmente inspirado nos desenhos animados da década de 30, com estilo surrealista característico. O jogador luta contra uma série de chefes para pagar uma dívida feita com o diabo, tudo em um ritmo frenético e difícil. No modo cooperativo fica ainda mais divertido completar as fases.

Left for Dead 2 (Xbox 360, Microsoft Windows, Mac OS Classic, Linux)

Left 4 Dead é um multiplayer cooperativo de sobrevivência em um mundo devastado por zumbis, no qual os sobreviventes lutam a todo momento contra hordas de infectados.

Os jogadores além de enfrentarem freneticamente os morto-vivos, podem parar em abrigos para fazer check-point, e finalizam a campanha ao alcançarem um veículo de resgate.

Broforce (Microsoft Windows, OS X, Linux e PS4)

Um game independente de tiro em plataforma, que reuniu os heróis mais fodões do filme de ação. São ao todo 32 personagens, como Rambo, MacGyver, Blade e outros. Cada missão é de ritmo insano, e cada personagem possui uma arma pesada com skill diferente.

TowerFall Ascension (PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, Linux, OS X e Windows )

Este é um carismático jogo de ação em plataforma com gráficos pixelados em 2D que funciona como uma espécie de battle-royale. São arenas estáticas onde diversos monstros surgem e você pode usar personagens e seus arcos e flechas para detoná-los. Além de ter um modo de lutar um contra o outro. Totalmente viciante!

Rocket League (PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, Microsoft Windows, macOS, Linux)

Uma mescla de futebol com carrinhos de corrida no estilo Hot Wheels. Muito divertido e leva um tempo para conseguir pegar o jeito e a física para conseguir marcar gols ou se defender. Mas extremamente viciante justamente por ser um jogo de habilidade.

Don’t Starve Together (PlayStation 4, Xbox One, Microsoft Windows, Linux, macOS)

A sequência do game Don’t Starve traz a possibilidade de sobreviver em meio a um vasto mundo aberto em companhia de um amigo(a) ou parceiro(a). Neste game ambos devem coletar recursos para conseguir sobreviver em lugares inóspitos.

How to Survive 1 e 2 (PlayStation 4, Xbox One, Xbox 360, PlayStation 3, Microsoft Windows, Wii U)

Outro jogo de sobrevivência. Porém, desta vez você precisa se manter vivo em uma ilha infestada de zumbis. Há diversas missões para fazer e recursos para coletar a fabricar armas e equipamentos. O multiplayer deixa o game mais legal, pois ambos podem trabalhar juntos para desenvolver o acampamento e conseguir suprimentos.

Castle Crashers (Xbox 360, PS3, Microsoft Windows, OS X e Xbox One)

Um game 2D de tiro em plataforma, ambientado em um universo medieval, em que um bruxo rouba uma pedra mística e captura quatro princesas. São disponíveis personagens para até 4 jogadores enfrentarem juntos diversos monstros e exércitos para libertar as princesas, encontrar a pedra e levar o bruxo à justiça.

Knight Squad (Microsoft Windows, Xbox One)

No game é possível participar até 8 jogadores, que lutarão em diversas arenas com objetivos variados de acordo com o modo escolhido para a partida; desde os clássicos Capture the Flag, até um modo em que o objetivo é conquistar uma arma poderosa. Aparentemente um jogo simples, mas muito viciante. Uma mistura de Bomberman e Gauntlet.

Super Bomberman R (Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One, Microsoft Windows)

O recém-lançado jogo da série Bomberman conta com um modo para dois jogadores locais na história principal, onde é possível armar bombas em todo canto para abrir caminho e detonar inimigos em diversas fases em estilo de labirinto. No bom e velho tipo de jogabilidade clássico da série.

Gears of War 1, 2, 3, Judgement e 4 (Xbox 360, Xbox One)

Um dos mais divertidos jogos de tiro lançados pela Microsoft para os seus consoles, exclusivamente. Nesta série você encarna soldados que lutam contra aliens que devastam tudo o que encontram pela frente. Todos os jogos trazem gráficos e jogabilidade de ponta, além de uma história muito bem trabalhada.

Call of Duty (PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One, Microsoft Windows, e mais…)

A aclamada série de tiro em primeira pessoa inspirada em guerras reais ou fictícias. Alguns jogos da série, como Advanced Warfare, Ghosts, Black Ops III e Infinity Warfare trazem um modo multiplayer em tela dividida. Ou seja, você pode aproveitar toda a ação e tiroteio da saga em companhia.

Titan Quest (Android, Microsoft Windows, PlayStation 4, iOS, Nintendo Switch, Xbox One)

Uma das melhores aventuras estilo Diablo. Os jogadores tomam o comando de um guerreiro que passa por locais antigos como a Antiga Grécia, Egito e Ásia, trazendo batalhas contra diversos tipos de inimigos míticos e titãs.

Portal 2 (Xbox 360, PlayStation 3, Microsoft Windows, Mac OS Classic, Linux)

Este é um jogo genial desenvolvido pela Valve Corporation, a mesma criadora de Half-Life. Neste game de ação e quebra-cabeças, há uma campanha específica para dois jogadores cooperativos, que exige bastante pensamento lógico para solucionar os quebra-cabeças apresentados. Todos eles em torno da criação de portais que levam um ao outro. Cativante e interessante.

Child of Light (PlayStation 4, PlayStation 3, Xbox One, Xbox 360, PlayStation Vita, Wii U, PlayStation Portable, Microsoft Windows)

RPG inspirado em contos de fada, que acompanha a história de Aurora, uma criança que acorda na terra fictícia de Lemuria, após ter morrido de uma doença misteriosa. O game propõe uma viagem através de ambientes místicos, com uma arte impecável, onde é possível interagir com o cenário e encontrar poesia, segredos, vilões e amigos pelo caminho.

Plants vs Zombies Garden Warfare 1 e 2 (PlayStation 4, Xbox One, Xbox 360, PlayStation 3, Microsoft Windows)

Inspirado na famosa franquia da PopCap Games, este título estrela as diversas plantas e zumbis em batalhas em primeira pessoa. São diversos tipos de missões em que um precisa vencer o outro em partidas competitivas — com a opção de escolha de vários personagens diferentes e gameplay em tela dividida.

Rayman Origins e Rayman Legends (Microsoft Windows, Nintendo Switch, Wii U, PlayStation 3, PlayStation 4, PlayStation Vita, Xbox 360, Xbox One)

Os jogos de aventura da série Rayman são excelentes para jogar em dupla. Com artea em estilo animação e cartoon cheios de cores, além de trilhas sonoras realmente instigantes, é diversão garantida por algumas boas horas.

Never Alone (PlayStation 4, Xbox One, PlayStation 3, Microsoft Windows, Wii U, Mac OS Classic, Linux)

Este belo jogo tem a missão não só de divertir, mas também divulgar a cultura dos Iñupiaq, um povoado do Alasca que habita o local desde a pré-história. Cheio de simbolismos e folclore, os jogadores controlam uma pequena garotinha e uma raposa branca em uma aventura com quebra-cabeças.

Battleborn (PlayStation 4, Xbox One, Microsoft Windows)

Como uma mistura entre jogos como Paladins e League of Legends, Battleborn coloca os jogadores no papel de heróis que precisam chegar a base inimiga e detonar um grande robô para vencer cada rodada. Isso acompanhados de pequenos exércitos de lacaios que são enviados em levas. O jogo oferece também um modo história que dois jogadores podem aproveitar em tela dividida.

Jamestown+ (PlayStation 4, Microsoft Windows, Linux, Mac OS Classic)

Um jogo que segue o estilo clássico de “navinhas”, que antigamente tinham aos montes. Este, em específico, é um jogo novo que resgata tudo o que os clássicos jogos do gênero tem: poderes especiais, muitos tiros por toda a tela e gráficos em 2D.

Lara Croft and the Temple of Osiris (PlayStation 4, Xbox One, Microsoft Windows)

Lara Croft está de volta neste jogo de aventura e ação em estilo plataforma, em que ela é acompanhada de seu rival caçador de tesouros Carter Bell. Na história, os caçadores de tumbas causam um acidente e acordam deuses antigos — sendo que dois deles ajudam os protagonistas para parar Set e seus lacaios de destruir o mundo.

Helldivers (PlayStation 4, PlayStation 3, PlayStation Vita, Microsoft Windows)

Jogo de tiro com perspectiva de cima em que os até quatro jogadores encarnam personagens e entram em planetas dominados por inimigos. Tem inspirações em produções da ficção científica como Aliens e Tropas Estelares. Além disso, tem uma desafio a mais: quase todas as armas machucam os amigos. Então, é preciso coordenação e disciplina para jogar e não se matar.

Claro que existem dezenas, até centenas de outros jogos que seguem o gênero. A gente escolheu especificamente aqueles que a gente joga e curte.

Você conhece algum jogo sensacional cooperativo que não está na lista? Comenta aí!

Leia também nossas outras listas:

Os 23 melhores games de RPG Tático de todos os tempos

10+ excelentes jogos para a vida toda

12 personagens de games baseados em pessoas reais

30 bugs insanos nos videogames

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.