Nerdizmo

Os 50+ melhores filmes de histórias reais

Narrativas que nos deixam pasmos, inspirados, tristes, preenchidos ou espantados.

Os melhores filmes de histórias reais

Filmes de histórias reais são fascinantes. Aquelas narrativas que você não acredita que realmente aconteceram com alguém. Que nos deixam pasmos, inspirados, tristes, preenchidos ou espantados.

Uma história mais incrível do que a outra. Seja para o lado bom da vida, seja para o lado ruim – o que também nos faz aprender cada vez mais sobre nossa natureza.

São muitas produções inspiradas em fatos verdadeiros. Algumas, inclusive, usam e abusam da licença poética, ou simplesmente criam uma história ficcional baseada no que aconteceu de verdade. O importante, porém, é que essas histórias nos deixam mensagens valiosas.

E essas mensagens muitas vezes acompanham a gente para a vida toda.

Pensando nisso, criamos uma coleção com os melhores filmes de histórias reais que já assistimos que refletem acontecimentos os quais fizeram parte da vida de alguém.

Confira!

Os melhores filmes de histórias reais

O Conto (The Tale, 2018)

Jennifer Fox, uma veterana que cria documentários de Nova York, tem uma reviravolta na vida depois que sua mãe descobre uma história escrita por ela aos 13 anos de idade. Isso leva Fox a ter lembranças de coisas que aconteceram quando criança. A vida dela fica a ponto de mudar completamente quando ela percebe que os fatos escritos na história não condizem com as memórias dela da época.

O Enigma de Kaspar Hauser (Jeder für sich und Gott gegen alle, 1974)

Um filme do mestre do cinema Werner Herzog, que conta a história de um jovem misterioso chamado Kaspar Hauser. Ele apareceu nas ruas de Nuremberga (Alemanha) em 1828, mal conseguindo andar e falar, carregando um estranho bilhete.

Trial by Fire (2018)

Inspirado em um artigo escrito por David Grann publicado no The New Yorker em 2009, o filme conta a história de vida de Cameron Todd Willingham, um homem condenado no Texas por matar suas três filhas. O filme, no entanto, mostra diversos pontos de vista da história, e como nem sempre a justiça faz juz a palavra.

Elefante (Elephant, 2003)

Baseado no Massacre de Columbine, este filme do diretor Gus Van Sant acompanha o cotidiano de dois alunos de uma escola secundária que, enquanto seus colegas de sala se concentram nas atividades da escola, eles esperam a entrega de uma metralhadora e se preparam para organizar um massacre.

O Homem Elefante (The Elephant Man, 1980)

A história de Joseph Merrick, um homem que viveu em Londres no final do século 19 e teve 90% do seu corpo deformado por uma doença. Um filme de David Lynch inspirado nos livros The Elephant Man and Other Reminiscences, de Frederick Treves (médico que tratou de Merrick), e The Elephant Man: A Study in Human Dignity, do antropólogo Ashley Montagu.

Prenda-me se for Capaz (Catch Me If You Can, 2002)

Filme que conta a história da caçada pelas autoridades por Frank Abagnale Jr., mestre dos disfarces, um impostor que teve diversos empregos de prestígio sem nunca ter qualquer formação. Com apenas 17 anos, ele se tornou o ladrão de banco mais bem sucedido dos Estados Unidos. Um mestre da falsificação. E o filme de Spielberg traz um ritmo excelente para uma história magnífica.

A Onda (Die Welle, 2008)

Este filme se inspira em um experimento social chamado “Terceira Onda”, realizado pelo professor de história norte-americano Ron Jones e no livro de mesmo nome do autor americano Todd Strasser. No filme, um professor de história incita seus alunos a construírem sua própria Autocracia, mas quando eles formam um Estado-Nação similar a Alemanha nazista, os professores perdem o controle da situação.

O Impossível (Lo Imposible, 2012)

Um casal aproveita as férias na Tailândia com seus três filhos pequenos, quando repentinamente um tsunami gigante atinge o local e transforma a vida deles em um verdadeiro inferno. Uma história eletrizante e comovente sobre pessoas que passaram por este terror.

O Pianista (The Pianist, 2003)

Filme de Roman Polanski que conta a história de um pianista judeu polonês que vê a sua cidade, Varsóvia, mudar completamente durante a Segunda Guerra Mundial. Ele é forçado a se separar de sua família e vaga por um mundo de escombros causado pela guerra.

12 Anos de Escravidão (12 Years a Slave, 2013)

Solomon Northup era um negro livre em 1841 que vivia em paz com sua esposa e filhos, quando foi sequestrado e preso depois de aceitar um trabalho em outra cidade. Ele acaba sendo vendido como escravo, e passa por diversos tipos de humilhações durante 12 anos, tempo em que ele trabalhou para dois senhores.

Amistad (1997)

A representação de uma batalha de quando os escravos se rebelam em um navio negreiro em alto mar e ancoram em solo norte-americano. Uma discussão sobre como a humanidade dos homens se tornam mercadorias por meio da escravidão.

Intocáveis (Intouchables, 2011)

A história de um milionário tetraplégico que contrata um homem da periferia como assistente pessoal para cuidar de suas necessidades. À medida que eles convivem um com o outro, vão desenvolvendo uma amizade especial que vão mudar a vida dos dois para sempre.

Bicho de Sete Cabeças (2001)

A triste história de um garoto que entra em conflito com o seu pai, se envolve com drogas e acaba sendo internado em um manicômio no Brasil – onde ele experiencia um tratamento e condições precárias de vida. Uma crítica certeira ao mundo da falta de investimento e cuidado nos hospícios brasileiros.

O Lobo Atrás da Porta (2013)

Um dos melhores filmes brasileiros já feitos, “O Lobo Atrás da Porta” começa com um delegado interrogando um homem, sua esposa e a amante dele. À medida que a história é contada, fatos impressionantes surgem e revelam uma trama cheia de reviravoltas e surpresas.

O Mordomo da Casa Branca (The Butler, 2013)

Inspirado na vida de Eugene Allen, que trabalhou como mordomo na Casa Branca durante 34 anos ou oito governos presidenciais (de 1952 até 1986) e viu muita coisa que mudaram o rumo da sociedade acontecer durante todo esse tempo.

Clube de Compras Dallas (Dallas Buyers Club, 2013)

Conta a vida de Ron Woodroof, um heterossexual machão de Dallas que foi diagnosticado com AIDS em 1986 – época em que pouco se sabia sobre a doença. Apesar de os médicos darem poucos meses de vida para ele, recusou a aceitar isso, e passou a contrabandear drogas ilegais do México ao buscar tratamentos alternativos para a doença.

Argo (2012)

Este thriller conta a história de seis americanos que ficaram presos na embaixada canadense em Teerã. Para conseguir tirá-los de lá, um agente da CIA tem a ideia de fazer um filme fictício.

Monster – Desejo Assassino (Monster, 2003)

Aileen Wuornos não teve uma infância fácil. Foi marcada por abusos sexuais e uso de drogas. Mais tarde, se tornou prostituta para sobreviver. Certa noite, Aileen foi agredida por um cliente e acabou matando o cara. Isso foi o estopim para ela iniciar uma sequência de mortes. Ela ficou conhecida como a primeira assassina em série dos Estados Unidos.

Zodíaco (Zodiac, 2007)

Investigadores e jornalistas buscam informações e a identidade de um assassino em série chamado Zodíaco. Ao mesmo tempo, ele provoca as autoridades com telefones ameaçadores, mensagens criptografadas e cifras. Um quebra-cabeça que ninguém consegue desvendar.

Crimes Obscuros (Dark Crimes, 2016)

Um policial investiga um crime e o liga a um livro do artista polonês Krystov Kozlow. Ele começa a buscar sobre a vida do escritor, e encontra a sua namorada – que trabalha em um clube de sexo. Enquanto ele adentra a este submundo, o policial se sente mais e mais atormentado em uma rede de mentiras e corrupção.

Johnny & June (Walk the Line, 2005)

Conta a vida do cantor Johnny Cash, desde quando ele vivia no sítio com o seu pai que fazia descaso com ele, até se mudar para a cidade e começar a gravar suas músicas. O filme acompanha com foco na relação dele com a cantora June Carter, o amor de sua vida, que passa a cantar com ele.

A Vida é Bela (La Vita è Bella, 1997)

Um filme extremamente bonito, que conta a história de um judeu e seu filho que são enviados para um campo de concentração nazista na Itália. O homem então precisa usar a sua imaginação para convencer o menino de que eles estão participando de uma grande brincadeira, para proteger seu filho do terror e violência que os cercam.

A Lista de Schindler (Schindler’s List, 1993)

Oskar Schindler é um alemão que tinha fortes influências dentro do partido nazista, e conseguiu autorizações para abrir uma fábrica. No entanto, o que parecia ser algo ameaçador, era na verdade uma grande história de amor à vida. Este alemão abriu mão de toda a fortuna que tinha na luta contra o extermínio de judeus propagado pelos alemães, e salvou mais de mil vidas. Este filme conta a história deste notável homem e seus feitios.

O Discurso do Rei (The King’s Speech, 2010)

O novo indicado ao trono para ser o Rei George VI tem um problema de fala, gagueja e não consegue se expressar em público. Elizabeth, a esposa do homem, decide contratar Lionel Logue, um ator e fonoaudiólogo australiano, para ajudar o Príncipe a superar os seus problemas de fala. Logo, os dois homens desenvolvem uma amizade extraordinária.

A Vida de David Gale (The Life of David Gale, 2003)

David Gale era um pai de família e professor respeitado, e conhecido por ter uma opinião contra a pena de morte. E é justamente ali que ele acaba. Em circunstâncias bizarras ele foi condenado à pena de morte pelo estupro e assassinato de sua colega ativista Constance Hallaway. E, três dias antes de sua execução, ele dá uma entrevista para a repórter Bitsey Bloom.

O Resgate do Soldado Ryan (Saving Private Ryan, 1998)

Um filme que acompanha a invasão da Normândia durante a Segunda Guerra Mundial, em junho de 1944. O filme é inspirado no caso real dos irmãos Niland, que morreram na Guerra Civil Americana. Então, a “história real” aqui se refere à fidelidade de acontecimentos durante a invasão na Normândia, e também a inspiração na história dos irmãos Niland.

Uma Mente Brilhante (A Beautiful Mind, 2001)

John Forbes Nash Jr. foi um notável gênio da matemática, que fez incríveis descobertas com apenas 21 anos. Ele, no entanto, teve que lutar com unhas e dentes a sua vida toda para lidar com alguns problemas de saúde.

Cidade de Deus (2002)

O retrato nu e cru de como são as favelas no Brasil. Aqui, mais especificamente nos anos 70, quando a história acompanha a vida de dois jovens: Buscapé, um fotógrafo que registra a realidade na favela, e Zé Pequeno, um traficante que usa as fotos dele para mostrar como ele é poderoso e imbatível.

Frida (2002)

A história da famosa pintora mexicana Frida Kahlo, de quando ela se casa com o artista Diego Rivera, e como ela tinha suas opiniões políticas radicais, paixões e como desenvolvia o seu trabalho.

Coração Valente (Braveheart, 2005)

Uma representação cinematográfica do guerreiro e herói medieval William Wallace no final do século XIII, quando os rebeldes escoceses lutavam contra o rei da Inglaterra Eduardo I. Aqui, representando Wallace de uma forma um pouco mais romantizada e menos “açougueiro” como na vida real.

A Troca (Changeling, 2008)

Christine Collins, em 1928, chega em casa e descobre que seu filho desapareceu. Após cinco meses, surgem notícias do menino. Mas quando ele volta para casa, a mulher nota que não é o seu filho.

O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street, 2013)

A história de Jordan Belfort, um corretor da bolsa de valores que consegue ficar milionário de forma muito rápida, porém fora da lei. Ele e seus amigos começam a ter um estilo de vida de ostentação, e isso logo chamou a atenção das autoridades.

A Queda! As Últimas Horas de Hitler (Der Untergang, 2004)

Traudl Junge é um jovem que trabalhou como secretário de Adolf Hitler. E ele narra, nesta filme, como foram os últimos dias de vida do infame ditador nazista.

Os Intocáveis (The Untouchables, 1987)

Conta a história de quando o famoso mafioso Al Capone construiu seu império de bebidas alcoólicas e comandava Chicago, incluindo policiais corruptos. O filme narra a batalha do agente Eliot Ness e policiais não corrompidos para prender o criminoso.

Diamante de Sangue (Blood Diamond, 2006)

Durante a Guerra Civil de 1990 em Serra Leoa, dois homens e um pescador se juntam na busca para recuperar uma joia rara. Eles contam com a ajuda de uma jornalista para embarcar em uma jornada perigosa em meio a territórios hostis.

Histórias Cruzadas (The Help, 2011)

A história de uma garota chamada Skeeter, que quer se tornar escritora e começa a entrevistar as mulheres negras que trabalham na cidade. Mais especificamente as mulheres que cuidam dos filhos da elite branca.

A Teoria de Tudo (The Theory of Everything, 2014)

A vida de Stephen Hawking, gênio e renomado astrofísico que revolucionou a ciência com ensaios sobre buracos negros e estruturas do universo e leis da física. O filme acompanha a sua juventude, até a época em que ele se casa, desenvolve esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença neurodegenerativa que paralisa progressivamente os músculos do corpo. E que, apesar de lidar com esta terrível condição, ele manteve o otimismo e realizou inúmeras descobertas importantes.

Mar Adentro (The Sea Inside, 2004)

Sobre um homem que sofreu um acidente o qual deixou ele paralisado e decide acabar com a sua própria vida. No entanto, isso gera conflito com a sua família, com a Igreja e com a sociedade em geral. Um belo debate sobre a eutanásia.

O Jogo da Imitação (The Imitation Game, 2014)

A história de como um aluno da Universidade de Cambridge, Alan Turing, e sua equipe, conseguiram decifrar diversos códigos e criptografias nazistas. Incluindo o código chamado “Enigma”, que todos achavam ser impossível de ser quebrado.

Green Book (2018)

O ponto de vista de Tony Lip, um ítalo-americano brucutu contratado para ser o motorista de Dr. Don Shirley, um renomado mundialmente pianista. Apesar de os homens terem muitas diferenças, incluindo pontos de vista racistas no caso de Lip, uma relação de amizade ocorre entre eles.

Lion: Uma Jornada Para Casa (Lion, 2016)

A incrível história de um garoto que se perdeu de seu irmão aos cinco anos de idade e enfrentou o mundo sozinho para sobreviver. Ele acabou sendo adotado por uma família australiana, mas 25 anos depois busca saber mais sobre a sua origem.

Garota, Interrompida (Girl, Interrupted, 1999)

Filme baseado no filme autobiográfico escrito por Susanna Kaysen, que viveu dois anos em um hospiral psiquiátrico nos anos de 1960. A história conta quando ela chegou lá e conheceu um mundo de mulheres transtornadas e como viveu com elas. Incluindo uma charmosa sociopata chamada Lisa Rowe.

Amadeus (1984)

Uma narrativa em que Mozart conta, de dentro do manicômio, a história de sua juventude e de quando ele ganhou a confiança do imperador da Austrália Joseph II.

Spotlight: Segredos Revelados (Spotlight, 2015)

Um grupo de jornalistas investiga casos de abusos sexuais e pedofilia por padres católicos, os quais a Igreja tenta acobertar. Após muita pesquisa, eles descobrem documentos que podem provar esses crimes cometidos por líderes religiosos e padres da Igreja, e mostra como a instituição tenta colocar os fatos embaixo do tapete.

O Menino que Descobriu o Vento (The Boy Who Harnessed the Wind, 2019)

William Kamkwamba é um inovador, engenheiro e autor do Malawi. Neste filme, é contada a história de quando ele era um estudante que teve a ideia de construir um moinho para gerar energia na aldeia onde mora. E como, para isso, ele atravessou diversas dificuldades, apesar de ter o conhecimento.

À Procura da Felicidade (The Pursuit of Happyness, 2006)

A história de Chris Gardner, um homem que apostou todas as suas economias em scanners portáteis de densidade óssea, mas que encontrou sérias dificuldades em vende-los, especialmente porque precisava cuidar de seu filho sozinho. Em uma ocasião, no entanto, ele conhece Jay Twistle, um gerente do Dean Witter Reynolds, o que mudou a vida dele para sempre.

Selma: Uma Luta Pela Igualdade (Selma, 2014)

Conta como Martin Luther King Jr. lutou bravamente para garantir que os afrodescendentes pudessem ter o direito do voto. Foi uma momento aterrorizante, e o nome do filme vem da marcha épica de Selma a Montgomery, Alabama – a qual culminou em uma mudança histórica nos Estados Unidos em prol aos direitos dos cidadãos negros.

Infiltrado na Klan (BlacKkKlansman, 2018)

A história de quando Ron Stallworth, um policial negro, conseguiu se infiltrar no grupo extremista Ku Klux Klan em 1978. Ele se comunicava com os membros por cartas e telefonemas. E quando precisava estar presente, enviava um policial branco no lugar dele para as reuniões.

Os Bons Companheiros (Goodfellas, 1990)

Baseado no livro Wiseguy, de Nicholas Pileggi, conta a história da escalada de um jovem que entra para a máfia italiana e como ele cresce em meio aos seus companheiros. Sem escrúpulos, o dinheiro e o luxo valem mais do que qualquer coisa para o jovem.

O Jardineiro Fiel (The Constant Gardener, 2005)

Uma verdadeira denúncia contra a podridão da indústria farmacêutica. É baseado no livro com o mesmo título, de autoria de John Le Carré, um famoso novelista e ex-espião inglês. A história é ficcional, mas bate de frente com eventos reais que aconteceram e ainda acontecem no mundo. Critica a indústria de remédios, que usa a população de países pobres para testar seus novos medicamentos – sem dar qualquer importância para a vida de homens, mulheres e crianças que vivem ali. Com certeza um dos mais tocantes filmes inspirados em histórias reais.

Boy Erased: Uma Verdade Anulada (Boy Erased, 2018)

A triste e revoltante história de Jared, um jovem de 19 anos que é gay e filho de um pastor da Igreja Batista. Em determinado momento, ele precisa escolher se deixa tudo de lado para ser quem realmente é, ou entra em um programa de terapia para “curar” sua homossexualidade.

Uma noite de 12 anos (La noche de 12 años, 2018)

Em 1973 o Uruguai é governado por uma ditadura militar. Numa noite de outono, três prisioneiros de Tupamaro são retirados de suas celas em uma operação militar secreta. A ordem é precisa: “Como não podemos matá-los, vamos deixá-los loucos”. Os três homens permanecerão em confinamento solitário por doze anos. Entre eles está Pepe Mujica – que mais tarde tornou-se presidente do Uruguai.

Tem mais filmes de histórias reais que você conhece e curte e acha que precisa estar na lista?

Comenta aí e contribua! 🙂

Confira outras listas de filmes!

Leia também: Quão verdadeiros são os filmes baseados em histórias reais

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Star Wars: Galactic Cruiser, o hotel-passeio da Disney 5 Jogos em Pixel Art para Acompanhar Confira a crítica do filme Inititation Melhores Filmes de Suspense tensos e com reviravoltas Novos Jogos de Construção de Cidades para Acompanhar