Nerdizmo

Mapa mostra como era a Terra até 750 milhões de anos atrás

Site interativo é uma aula de ciência

Mapa mostra como era a Terra até 750 milhões de anos atrás

O paleontólogo californiano Ian Webster criou um mapa interativo que mostra como era a Terra até 750 milhões de anos atrás. Intitulado Ancient Earth, se trata de um globo 3D que permite visualizar as transformações do planeta ao longo de milhares de anos.

Mapa mostra como era a Terra até 750 milhões de anos atrás

A criação é uma aula de ciência dinâmica, com a qual você interage diretamente no site do mapa. Nele, contém dados científicos complexos e completos, que oferecem maneiras fáceis de aprendizagem sobre o mundo e a evolução.

“O objetivo é despertar o fascínio e, com sorte, o respeito por cientistas que trabalham todos os dias para entender melhor nosso mundo e seu passado. Ele também contém surpresas divertidas, por exemplo, como os Estados Unidos costumavam ser divididos por um mar raso”, diz o criador do projeto à CNN.

O mapa usou como base outro mapa desenvolvido pelo geólogo Christopher Scotese, que apresenta modelos geológicos e descrevem os movimentos das placas tectônicas nos últimos 750 milhões de anos.

No site, é possível ter uma visão completa da Pangeia e outras formações continentais. Através de ferramentas fáceis, é possível descobrir curiosidades sobre o planeta, navegando por diferentes períodos. Como por exemplo, as primeiras plantas terrestres que surgiram há 430 milhões de anos, durante o período siluriano; onde viveram os primeiros répteis, ou onde as primeiras flores evoluíram, cerca de 120 milhões de anos atrás.

Outra ferramenta interessante é que permite inserir sua localização no site e descobrir como sua cidade era em determinado período.

“Meu software ‘geocodifica’ a localização do usuário e usa modelos (de Scotese) para executar sua localidade retroativamente no tempo. Eu mesmo construí a visualização do globo interativo e a integração entre as plataformas para que pessoas possam encontrar suas localizações”, explica Ian.

Acesse o mapa neste link.


Leia mais sobre Mapas | Ciência | Futurismo

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments