Nerdizmo

Horizon Chase Turbo | Review – A glória dos clássicos de corrida arcade

Horizon Chase Turbo tem a simples missão de trazer a nostalgia de volta.

Quem é um pouco mais velho e já passou os seus 25 ou 30 anos vai lembrar claramente a sensação de pilotar carros velozes em gráficos pixelados. Seja na frente de uma TV com um Super Nintendo com Top Gear, ou dentro de um fliperama de Shopping com o clássico Outrun.

Horizon Chase Turbo tem a simples missão de trazer toda essa nostalgia de volta. A velocidade, os carros, os desafios, diferentes tipos de pistas e tudo o que games antigos arcade de corrida traziam nos tempos de ouro da era 16 bits.

Com um visual moderno mas ao mesmo tempo retro, este game desenvolvido pelo estúdio brasileiro Aquiris Game Studio nos transporta para os anos 90 ao trazer muita diversão, cores e uma trilha sonora primorosa que lembra os clássicos.

As músicas inclusive foram todas compostas por Barry Leitch, que assinou a trilha sonora de jogos como Lotus Turbo Challenge 2 e Top Gear.

A sensação de velocidade é excelente, o controle dos carros é fácil e intuitivo – enquanto as mecânicas oferecem um pouco de desafio para vencer os oponentes, como o uso de nitro e a destreza em desviar de obstáculos ou dos carros que correm com você.

Por trás de toda a adrenalina com a música frenética e altos quilômetros por hora, há toda uma ambientação de cenário: no fundo fica uma imagem desenhada em 2D, bonita e clara, que traz as principais características da cidade onde você corre (em São Francisco, a ponte vermelha, por exemplo), enquanto os arredores mudam de cor de acordo com o horário do dia.

Se for manhã, há um pequeno nevoeiro em torno da pista. Se for fim de tarde, as cores quentes, como laranja, são predominantes. E assim por diante.

Essas mudanças, assim como a variação de pistas e carros, tornam o game interessante e não enjoativo. Você fica com vontade de explorar mais do que o game tem a oferecer. Seja no quesito de arte, de música, de desafio ou de diversão.

O sistema de progresso também é muito interessante. A cada corrida você ganha pontos. Esses pontos permitem seguir em frente e explorar novas regiões ou até mesmo desbloquear melhorias e carros. Como você começa com a possibilidade de usar apenas dois carros, o game se torna instantaneamente desafiador para desbloquear mais veículos.

Cada pista oferece também moedas azuis – que caso todas sejam coletadas, você um troféu especial. Outro desafio adicional, já que é preciso conhecer muito bem as pistas para coletar todas as moedas.

Há diversos modos de jogo em Horizon Chase Turbo. O Word Tour, por exemplo, leva você a uma viagem pelo mundo, onde dá para acumular pontos para liberar novas pistas e países. E a cada região, há uma corrida de desafio – a qual se você chegar entre os três primeiros colocados, ganha um bônus permanente em todos os carros. Esses bônus podem ser de aumento de controle, velocidade, nitro ou aceleração.

O modo campeonato coloca você em disputa de séries com quatro corridas. A vitória baseia-se na soma dos pontos de todas as pistas. Há três níveis para selecionar, mas já fica o aviso que até mesmo no modo fácil há uma dificuldade considerável.

Há também o modo Playground, que funciona como uma rotação de eventos aleatórios que mudam a cada semana. Varia entre corridas em diferentes tipos de climas, corridas contra o tempo, pista reversa. Uma espécie de mistureba de todo o game, para você testar as suas habilidades de tudo o que curtiu nos outros modos.

Para os mais “experts”, há o modo “Endurance”, que é liberado após terminar o “World Tour” ou modo “Torneio” na dificuldade “Mestre”.

Vale lembrar que existe uma adição muito bem-vinda aqui: apesar de não ter um modo online, o game estrela multiplayer local para até quatro jogadores, e em todos os modos de jogo. Ou seja, no bom e velho estilo dos jogos antigos do gênero. Quando batalhávamos para ganhar do amigo em Top Gear.

No total são 109 pistas, 31 carros e 12 aprimoramentos para o deleite dos jogadores. O que promete muitas horas de adrenalina em estilo retro.

Horizon Chase Turbo é um excelente jogo de corrida que é extremamente fácil e intuitivo de jogar. Mas pode ser bem difícil de virar um “mestre” nele, especialmente pelos seus muitos desafios ao longo da jornada. Mas é justamente isso que dá toda a diversão – e o que o torna um game próprio e legal para qualquer tipo de jogador, independente de idade ou de gênero. Trata-se do grande retorno (e triunfal) dos games clássicos de corrida para a geração atual.

Horizon Chase Turbo

Desenvolvedora Aquiris Game Studio
Publicadora Aquiris Game Studio
Plataformas Xbox ONE, PlayStation 4, Nintendo Switch e PC
Data de lançamento        15 de maio de 2018
Gênero Corridas
Modos de jogo Single-player, Multiplayer local (até 4 jogadores)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Star Wars: Galactic Cruiser, o hotel-passeio da Disney 5 Jogos em Pixel Art para Acompanhar Confira a crítica do filme Inititation Melhores Filmes de Suspense tensos e com reviravoltas Novos Jogos de Construção de Cidades para Acompanhar