Nerdizmo

O que havia antes do Big Bang? Stephen Hawking parece ter a resposta

Você provavelmente já deve ter parado para pensar nas seguintes questões: O que havia antes do Big Bang? Será que existia alguma coisa antes do começo de tudo que conhecemos hoje?

Essa é uma das maiores questões nunca respondidas de maneira concreta em relação ao universo. Bem, pelo menos até agora, porque parece que Stephen Hawking chegou a uma conclusão.

Se você é daqueles que se baseiam na ciência, aprendeu sobre a origem de tudo com a teoria do Big Bang: há cerca de 13,8 bilhões de anos, uma grande explosão de luz fez com que uma densa esfera da matéria se expandisse, se tornando cada vez mais leve e diluída, gerando um universo em expansão contínua.

E antes de tudo isso, o que exatamente existia?

Foi essa pergunta que o astrofísico Neil deGrasse Tyson fez ao consagrado físico Stephen Hawking durante o programa Star Talk, exibido na National Geographic. E a resposta foi a seguinte:

O NADA

Sim, exatamente… o nada!

Hawking explicou que não tem a ver com a matéria em si, mas sim ao fato de que nada que pudesse existir antes do Big Bang tem a ver com o que veio depois.

O físico acredita que não existe tempo antes do início do tempo, já que este sempre esteve presente. Essa ideia se baseia na teoria chamada “proposta sem limites”, a qual ele formulou ao lado de James Hartle, da Universidade da Califórnia.

“Eu adoto o enfoque euclidiano (tridimensional) à gravidade quântica para descrever o início do Universo, pelo qual o tempo real e ordinário é substituído pelo tempo imaginário, que se comporta como uma quarta dimensão do espaço.

Na interpretação euclidiana, a história do Universo no tempo imaginário é uma superfície curva em quarta dimensão, como a superfície da Terra, mas com dimensões adicionais”.

Ou seja, o contínuo de espaço-tempo é uma superfície fechada sem fim, assim como a superfície da Terra, sobre a qual podemos seguir caminhando eternamente sem cair dela.

“De acordo com a teoria da relatividade geral de Einstein, o espaço e o tempo juntos formam um contínuo de espaço-tempo que não é plano, mas sim curvo, por causa da matéria e energia que contém”.

[Com informações do ScienceAlert]

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Star Wars: Galactic Cruiser, o hotel-passeio da Disney 5 Jogos em Pixel Art para Acompanhar Confira a crítica do filme Inititation Melhores Filmes de Suspense tensos e com reviravoltas Novos Jogos de Construção de Cidades para Acompanhar