Nerdizmo

Graveyard Keeper | Review – O Harvest Moon de cemitério

Se você curte jogos de administração, RPG, coleta de recursos, fabricação de materiais, ferramentas, cuidar de plantações e explorar, Graveyard Keeper pode se tornar seu mais novo favorito.

O game criado pela Lazy Bear Games e lançado pela excelente editora de games indie Tiny Build promete uma história bem diferente e interessante: você toma o papel de administrador de um cemitério e precisa descobrir como voltar para casa, já que você vive agora em um mundo surreal.

A narrativa começa quando você acorda em uma vila medieval após ter sido atropelado por um carro. E adivinhe: a sua função neste universo paralelo é a de ser o coveiro do vilarejo local. O “Guardião do Cemitério”.

A jogabilidade segue a linha de simuladores de fazenda, como Stardew Valley ou Harvest Moon. Ou seja, há uma barra de energia e a possibilidade de coletar recursos. A diferença é que aqui os recursos são muito mais numerosos e complexos. É possível coletar madeira, pedra, ferro, alimentos, frutas, peixes, verduras e uma infinidade de itens para depois transformá-los em outros itens.

Cada item tem uma utilidade específica, seja na culinária ou na construção. Água, por exemplo, pode ser usada em combinação de farinha para criar massa. Com a massa e combustível (madeira, lenha ou carvão) você faz um pão no forno e outros tipos de alimentos.

O mesmo vale para recursos como pedra, madeira, que servem para criar mesas de trabalho, tábuas, kits de reparos para covas, enfeites para os túmulos, etc.

Lembrando que para ter uma fama melhor e desempenhar o seu trabalho, é de crucial importância que você se dedique a transformar o cemitério o qual você cuida em um lugar bonito e apresentável. E tudo isso serve para melhorar o visual do local.

É bem interessante a parte de cuidar dos corpos. Sua função é carrega-los para as covas e enterrá-los em belos túmulos com lápides bonitas e entorno de belas cercas. Mas antes, é possível realizar autópsias e, por exemplo, retirar órgãos do corpo para estudar ou até mesmo a carne para usar como alimento. Estranho, mas a estranheza é um ingrediente recorrente neste game. E é o que o torna ainda mais interessante.

Para desempenhar o seu papel e poder avançar no game, é preciso desenvolver habilidades por meio de uma árvore de tecnologias. À medida que o jogador desempenha tarefas (qualquer tarefa), vai ganhando pontos. E esses pontos podem ser usados para comprar novas tecnologias e destravar novas construções, ações e recursos.

Isso acaba tornando o game bastante extenso e viciante, uma vez que você vai querer explorar tudo o que é possível e desenvolver cada vez mais a história, o cemitério, e desvendar o que pode ser feito no game.

À parte do sistema de administração e construção, existe uma vasta área de masmorras para serem exploradas, e até mesmo batalhas contra criaturas.

Todas essas funções são acompanhadas de um visual muito bem feito, com arte em 2D e com um sistema de dia e noite acompanhado de eventos climáticos – como chuva, neblina. Além disso, a trilha sonora também não deixa a desejar, acompanhando toma a temática do game com maestria.

Graveyard Keeper é um jogo bastante único e atraente, principalmente pela complexidade de recursos e sua carismática apresentação.

Interessante notar também que o game, apesar de não ser da Microsoft, já estrela no GamePass do Xbox One desde o seu lançamento. Além das versões para PC que chegaram no Steam.

De qualquer forma, é um game que vale a pena experimentar, mesmo que você leve um tempo para se acostumar com as mecânicas. A coisa vai ficando mais e mais interessante quanto mais você joga. E está totalmente em português do Brasil. Passo a passo, você se tornará em um excelente coveiro!

Trailer

Graveyard Keeper – Ficha Técnica

DesenvolvedorasLazybear Games
PublicadoratinyBuild
PlataformasPC, Xbox One
Datas de lançamento15 de agosto de 2018
GêneroRPG
Modos de jogoSingle-player

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Star Wars: Galactic Cruiser, o hotel-passeio da Disney 5 Jogos em Pixel Art para Acompanhar Confira a crítica do filme Inititation Melhores Filmes de Suspense tensos e com reviravoltas Novos Jogos de Construção de Cidades para Acompanhar