Nerdizmo

Gavião Arqueiro – Episódio 6 | O grande final

Gavião Arqueiro

O último episódio de Gavião Arqueiro chegou alguns dias antes do Natal e trouxe o confronto final do herói e Kate Bishop contra a Gangue do Agasalho. Como vimos no último episódio, eles são comandados por uma figura de alta patente criminosa e a ameaça que representa realmente é uma força a ser reconhecida. Principalmente quando você utiliza um simples arco e flechas contra ele.

Apesar do seriado ser excelente e cheio de momentos marcantes, principalmente para aqueles que desejavam se aprofundar mais na história e motivações de Clint Barton, a trama termina de forma agridoce e sem muitas reviravoltas. Alternando entre a trama do próprio herói e de Kate Bishop, tudo é amarrado, porém é mais uma daquelas histórias onde o final feliz é o que te espera.

Não para todos, lógico. Porém, não espere ver grandes impactos no grande império que a Marvel construiu até aqui ou um evento que mude toda a construção realizada até agora. Ou seja, o que vimos em Falcão e Soldado Invernal, Loki e até Wandavision não será o mesmo aqui. Isso não é necessariamente ruim, porém se espera grandes coisas, abaixa um pouco essa expectativa.

Essa era a minha reação vendo ao episódio final

Tudo amarrado em Gavião Arqueiro

Com a grande festa de Natal dos Bishop rolando, o Gavião Arqueiro e Kate Bishop se infiltram na festa para evitar uma verdadeira catástrofe. Contando com a ajuda dos LARP, eles tem de encarar o retorno de Jack Duquesne da cadeia, a Gangue do Agasalho, a própria Eleanor Bishop e a atual Viúva Negra, Yelena Belova. Pode parecer uma zona completa, mas fiquem tranquilos que tudo se amarra.

Ousando citar um possível spoiler aqui, finalmente temos um diálogo entre Yelena e Clint, expondo aqui todas as dores que a espiã sentia por ter perdido a irmã. O final deste confronto não será dito aqui, porém ele que vai pavimentar o futuro dela neste vasto universo e em sua relação com Kate Bishop. Vale dizer que a química entre ambas é altíssima e mal posso esperar por ver uma produção com elas em ação. Alguém faça um filme ou série com isso que será um sucesso, sem sombra de dúvidas.

Porém, é longe dos holofotes dos Vingadores que as coisas esquentam. O reinado do crime de Nova Iorque está esquentando cada vez mais e, pelo visto, a situação está saindo do controle dos heróis urbanos. O fim da trama de Eco deixa em aberto o que poderemos ver em seu seriado spin-off, principalmente por não vermos em cena o que acontece com ela nos momentos finais. Porém, acredito que será abordado como funciona toda essa rede perigosa e quem provocará para impedi-la.

Marvel, coloque essa mulher e Hailee Steinfeld juntas novamente

Já as cenas de ação são muito boas, se considerarmos que a Marvel tem um gravíssimo problema em relação às coreografias de luta. Em Gavião Arqueiro mesmo já vimos algumas barbaridades, porém deram uma caprichada no final e podemos ver movimentos bacanas tanto de Clint quanto de Kate. Até a inexperiência dela em combates contra vilões reais pode ser vista e achei um charme este fator.

Só acredito que o estúdio poderia ter aberto um pouco mais a carteira e realmente ter convidado Paul Rudd para participar de alguma cena como Scott Lang. Nem digo a aparição do Homem-Formiga e os vários efeitos especiais que isso acarretaria, mas o personagem é basicamente uma presença constante e não tê-lo por ali chega a ser incômodo. Eu entendo que o time de estrelas que já estão ali deve ter sido caro, mas para uma empresa que está faturando recordes de arrecadação nos cinemas isso não poderia ser um problema.

E a título de aviso, a série tem uma cena pós-crédito que acaba suprindo aos inúmeros pedidos da internet para ver uma certa cena. Eu, particularmente falando, não acho que todos os pedidos dos fãs devam ser atendidos, pois este implica que não tivemos nenhuma dica do que virá no futuro daqueles personagens ou do universo Marvel. Porém, vamos considerar que é Natal e isso pode ter sido uma forma de trazer uma alegria a quem acompanhou toda a série. Assista e tire suas próprias conclusões.

Algumas coisas veremos apenas na série solo de Eco

O que a Marvel tem reservado para o elenco de Gavião Arqueiro?

Mesmo que o futuro de certos personagens de Gavião Arqueiro estejam atrelados ao que teremos no futuro em Eco, a série levanta inúmeras questões que devemos ver no núcleo humano do estúdio. Não apenas por Kate e Yelena, como disse anteriormente, mas por confirmarem o que Tony Stark suspeitava desde Vingadores: Era de Ultron. Os filhos de Clint não estão inclusos no pacote, mas a esposa dele realmente foi uma agente da S.H.I.E.L.D. e acende ainda mais os alertas de que ela possa ser a Harpia. Concordo que o seu nome não é Laura nas HQs, mas já mudaram tanto no UCM que isto não seria a primeira alteração grande que fazem em algum personagem.

Outro grande ponto que temos neste episódio é a transformação de Kate Bishop em uma heroína de verdade. Se nos demais episódios ela se considerava apenas uma ajudante do Vingador, temos a sua história de origem pronta para trazê-la aos holofotes nas próximas produções. O destaque que ela teve e os vilões que derrubou no grand finale determinaram esse status para ela e o futuro parece reservar grandes coisas para sua vida. Principalmente se considerarmos que os Jovens Vingadores estão aparecendo aos poucos nas diversas produções.

Infelizmente, por termos um vislumbre do que está por vir, tudo que nos resta é apenas especulações. No ano que vem já foram confirmadas algumas séries e filmes e aparentemente nenhum continuará a história que vimos por aqui. Pode aparecer algo em She-Hulk? Até que sim, mas duvido bastante disso. Ver Clint Barton ou Kate Bishop serem processados por estragarem o Natal de alguém no meio da bagunça que fizeram não me parece um foco que iriam explorar.

Mal partiram e já estou sentindo falta

Ou seja, senta e espera para vê-los novamente por aí atirando flechas. Vale nos recordarmos que o próprio Gavião Arqueiro apareceu pouquíssimo nestes 13 anos que a Marvel Studios virou uma potência na indústria do cinema. Tirando Thor e Capitão América: Guerra Civil, ele só apareceu na saga Vingadores e olhe lá. Torcer para ver ele ou sua pupila logo seria ter esperanças demais.

Mesmo sem sabermos o que aguarda para estes personagens, não se sinta mal. O seriado foi uma excelente fórmula de como contar histórias mais “pés no chão” dentro deste universo. É aquele ditado, fazendo-se pouco mostraram muito e essa era a proposta. Com uma excelente trama, personagens extremamente carismáticos e muito coração, o herói dá um leve aceno para dizer que valeu a espera e que finalmente tivemos um conteúdo solo para cada um dos Vingadores originais. E, posso afirmar para você, fechou com chave de ouro.

Todos os seis episódios de Gavião Arqueiro já estão disponíveis através da Disney+. Veja mais críticas de filmes e séries!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Star Wars: Galactic Cruiser, o hotel-passeio da Disney 5 Jogos em Pixel Art para Acompanhar Confira a crítica do filme Inititation Melhores Filmes de Suspense tensos e com reviravoltas Novos Jogos de Construção de Cidades para Acompanhar