Nerdizmo

Fotos intimistas de crianças que pescam no Lago Volta, em Gana

Fotos intimistas de crianças que pescam no Lago Volta, em Gana

O Lago Volta, em Gana, é o maior lago artificial do mundo – ele foi formado em 1965 quando uma barragem chamada Akosombo foi construída. Ele se estende da parte do sul do país africano até a região norte, e é contido pela barragem, que gera parte da energia elétrica do país.

No livro fotográfico “Boys of Volta”, o fotógrafo Jeremy Snell documenta a realidade de “milhares de crianças que trabalham em uma enorme indústria pesqueira”, sendo que muitas delas foram traficadas para o trabalho, como ele explica em um comunicado sobre o projeto. As fotografias intimistas retratam a vida dos garotos que, todos os dias, entram nestas águas com redes de pesca.

“O tráfico de crianças e o trabalho infantil nesta região têm muito a ver com a complexa história econômica e social dos ganeses que residem ao redor do lago. As crianças pequenas são escolhidas para a pesca devido à sua mobilidade e mãos pequenas para desembaraçar as redes. Esta série [fotográfica] espera capturar um pouco da solidão e inocência das crianças presas nesta realidade”, conta o fotógrafo.

As fotos reunidas no livro também estão à venda, individualmente, no site da editora Setanta Books; 10% dos rendimentos serão direcionados à International Justice Mission, uma organização global de proteção aos direitos humanos e que luta contra o trabalho escravo, abuso policial e violência contra mulheres e crianças.

Acompanhe o projeto de Jeremy Snell no Instagram.

Fotos intimistas de crianças que pescam no Lago Volta, em Gana


Leia mais sobre Fotografia!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
ArteFotografia