Filosofia

9 pensamentos de filósofos gregos sobre casamento

Antigos filósofos gregos nos concederam uma grande fonte de sabedoria sobre a vida, morte, política e natureza. Além disso, eles também refletiam sobre as relações amorosas, especialmente o casamento.

O site Mental Floss reuniu nove pensamentos que os filósofos tinham sobre a questão. É interessante como algumas reflexões ainda fazem todo o sentido nos dias de hoje, enquanto outras são ultrapassados, como por exemplo, o papel da mulher dentro de uma relação. De qualquer maneira, vale a pena conhecer suas linhas de raciocínio.

1- Aceite as picuinhas da pessoa amada

Na Moralia, uma coleção de discursos e ensaios de Plutarco, ele dá conselhos para seus amigos recém-casados. O texto se assimila a um discurso de casamento e é voltado especialmente à esposa. O filósofo explica que, homens, assim como animais, são facilmente irritados por certos tipos de sons ou cores – alguns homens “não podem aguentar a visão do vermelho ou roxo”. Cabe à esposa descobrir os incômodos do marido e evita-los, para que vivam “em constante gentileza” um com o outro.

2- Desafie seu companheiro para descobrir quem ama mais o outro

Rufo, um filósofo estoico, fez uma série de palestras sobre o propósito do casamento e como ele se relaciona com a filosofia. Ele descreve um casamento ideal como aquele em que os dois parceiros se esforçam para superar o outro em devoção. Se duas pessoas competem entre si para mostrar o quanto uma se importa com a outra, elas terão uma bela união, digna de “inveja”. Por outro lado, ser egoísta é a fonte de todos os problemas: se uma das partes só pensa em si mesma, o casal estará fadado ao desastre, ou a experimentar a solidão em uma relação.

“Quando cada um olha apenas para seus interesses e se esquece do outro… a união está fadada ao desastre”

3- Não use poções para conquistar um amor

Plutarco diz que se você enganar outra pessoa que ela se case com você, é até possível conseguir um companheiro – entretanto, você deseja que esse alguém se apaixone por truques? O filósofo faz uma analogia entre pescar e conseguir um companheiro: uma mulher que conquista um homem com poções, assim como uma que pesca usando veneno, tornando o peixe “impossível de comer”, não consegue o que deseja.

“Mulheres que usam poções do amor e feitiços em seus maridos […] se descobrirão casadas com tolos”.

4- Se divirta com seu companheiro, ou ele se divertirá com outro

Para Plutarco, o casamento pode unir duas pessoas a ponto de se tornarem uma só. Para isso, é preciso passar bastante tempo ao lado do parceiro para se divertir e rir com ele. Caso contrário, a diversão será encontrada em outro lugar.

“Homens que não se divertem com suas esposas estão ensinando a elas que procurem seus próprios prazeres longe do marido”

5- Sua sogra provavelmente será ciumenta

Esse conflito está longe de ser uma questão moderna. Plutarco diz que isso é algo inevitável. Para ilustrar essa questão, ele conta a história sobre um costume de casamento africano: no dia seguinte do casamento de uma noiva na cidade africana Leptis, ela pede uma porção de maconha à mãe do noivo; se a mulher recusar, esse é um sinal de como será a relação entre elas no futuro.

O filósofo aconselha as noivas de que as sogras sempre serão hostis, pois elas sempre as invejarão. Seu conselho é direto: é preciso ter cuidado ao tratar a relação entre mãe e filho.

“Um jeito de curar a hostilidade é criar afeição por ela, sem afetar o relacionamento da mãe com seu filho”.

6- Para uma relação dar certo, ambos devem ser boas pessoas

Rufo explica que, para uma boa relação, as duas pessoas devem ser boas. O casamento simplesmente não vai funcionar se ambas forem “más” pessoas, e também se uma for ruim e a outra for bacana.

Mas em que consiste ser uma boa pessoa? Para o filósofo, “Ter autocontrole, justiça” e “respeitar o caráter e a alma”.

7- Não cometa adultério

Rufo repudiava o adultério, argumentando que “vai contra a natureza e é algo do que se envergonhar”. Embora ele reconheça que alguns de seus contemporâneos não pensassem dessa maneira, ainda mais quando se tratava de sexo com escravas – o que ele também abominava. Ele desafia o marido a imaginar um cenário invertido, onde sua esposa tivesse relações com outro.

“Se um homem acha que não é errado ter relações com sua própria escrava, especialmente se ela for solteira, pergunte a ele como seria se sua esposa tivesse relações com um escravo”.

8- … mas se seu marido te trai, é porque ele te respeita demais

Plutarco não segue a mesma linha de pensamento que Rufo. Ele explica que os reis persas jantavam com suas esposas, mas as mandavam embora quando queriam se embebedar e fazer sexo selvagem com suas concubinas. De acordo com ele, os reis estavam fazendo um favor à suas mulheres ao se divertirem com escravas, porque não querem sujeitar suas esposas a episódios lascivos.

“A esposa não deve se zangar ou ficar brava, e sim entender que o respeito do rei por ela o leva a dividir sua lascividade com outra mulher”

9- O tempo vai fortalecer sua relação

Plutarco afirma que as relações apenas ficam mais fortes com o passar dos anos. Ele aconselha aos recém-casados a tomarem cuidado com a discórdia, discussões e brigas – pois tais elementos enfraquecem a relação.

“Depois de um tempo, quando estiverem realmente conectados, não podem ser separados nem por fogo nem por aço”

Raquel Rapini

Jornalista movida pela curiosidade de saber mais sobre qualquer assunto. Escreve sobre arte, cultura, games e assuntos gerais relacionados às ciências, sociedade e mundo geek.

Ver comentários

Compartilhar
Publicado por
Raquel Rapini

Posts recentes

Tron: Ares terá um “grande apelo visual”

Cameron Monaghan afirma que Tron: Ares também revolucionará a estética; O ator comenta alguns detalhes…

2 horas ago

My Hero Academia ganha localização oficial no MangaPlus

O mangá de My Hero Academia chega ao MangaPlus em português brasileiro; O aplicativo libera…

2 horas ago

Hugh Jackman brinca com Wolverine no último trailer

Hugh Jackman entra na brincadeira sobre a sua idade e a de Wolverine; No trailer…

3 dias ago

Tales of the Teenage Mutant Ninja Turtles ganha trailer

O spin-off Tales of the TMNT estreará entre junho e setembro de 2024; O primeiro…

3 dias ago

Larry Dalrymple sofre trágico fim em Os Simpsons

Alerta de spoilers sobre o personagem Larry Dalrymple em Os Simpsons; Ele integrava o núcleo…

3 dias ago

Sand Land recebe trailer de lançamento

Veja o trailer de lançamento do jogo Sand Land, da Bandai Namco; Ele chegará ao…

3 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!