Nerdizmo

Filmes sobre famílias para refletir sobre união e relacionamentos

Para rir, se emocionar e aprender que toda família é perfeitamente imperfeita

Filmes sobre famílias para refletir sobre união e relacionamentos

Não existe família perfeita, nem na ficção nem na realidade. Apenas aquelas que dão o seu melhor para se manterem unidas. Pensando nisso, nós selecionamos filmes sobre famílias que mostram como todas elas são perfeitamente imperfeitas.

Afinal, é na família onde aprendemos a conviver com as diferenças e entendemos como os relacionamentos humanos são complexos.

Você vai encontrar dramas que nos fazem refletir sobre a importância dos vínculos que construímos, terrores que investigam a hereditariedade e também as comédias, que nos mostram como aprender a rir das diferenças é fundamental.

Filmes sobre famílias

Os Excêntricos Tenenbaums (The Royal Thenenbaums, 2001)

Royal Tenenbaum é um advogado de sucesso e pai de três gênios. Toda a história de sucesso da família é colocada à prova quando Royal tenta reatar laços familiares antigos e reconquistar Etheline, sua ex-mulher que está prestes a se casar com o contador da família.

A Despedida (The Farewell, 2019)

Restam apenas algumas semanas de vida para Nai Nai, a avó de uma família chinesa. Seus filhos e netos decidem manter o diagnóstico em segredo, e organizam um casamento de última hora para reunir todos os parentes mais distantes em um último encontro.

A vida Em Si (Life Itself, 2018)

Neste longa de tom literário, um evento transformador conecta as realidades de famílias de diferentes partes do mundo. Uma história que nos mostra como decisões e atitudes individuais podem impactar significativamente as gerações de uma mesma família – e também as de desconhecidos.

Happy End (2017)

O diretor Michael Haneke apresenta um contraste entre a realidade de campos de refugiados e a de uma família de classe média, cuja casa luxuosa está localizada a poucos quilômetros de distância.

Entrando numa Fria (Meet the Parents, 2000)

Tudo o que poderia dar errado durante um primeiro encontro com os pais da noiva acontece com Greg Focker. Durante uma viagem para a casa dos pais de sua namorada, ele tenta de todas as formas agradar seu sogro Jack Byrner, mas falha miseravelmente.

Um clássico da comédia que merece ser visto novamente, e que se você ainda não assistiu, eu te aconselho a dar uma chance.

Todos já Sabem (Todos lo Saben, 2018)

A grande família de Laura se reúne em sua terra natal, Espanha, para o casamento de sua irmã. No dia da festa, acontece uma tragédia. Enquanto tenta encontrar o culpado e se manter unida, a família deverá lidar com um segredo protegido há décadas.

Alelí (2019)

Após a morte do pai, os irmãos Alba, Alfredo, Ernesto, Lilián e Silvana passam a disputar entre si a propriedade da antiga casa de praia. Nessa batalha tragicômica, lembranças de infância vêm à tona e a união da família é colocada à prova.

Viva – A Vida É uma Festa (2017)

A música foi algo proibido por gerações da família do jovem Miguel, que sonha se tornar um músico talentoso. Ao confrontar as regras, ele acaba despertando em uma deslumbrante e colorida Terra dos Mortos, onde seu músico ídolo o levará em uma jornada extraordinária para desvendar a verdadeira história de sua família.

Relíquia (Relic, 2020)

A jovem Sam e sua mãe Kay vão passar uns dias na casa de sua vó Edna, que está precisando de cuidados especiais. Lá, elas descobrem que a casa possui muitos segredos e parece abrigar uma presença que ameaça a saúde de Edna.

Hereditário (Hereditary, 2018)

Filmes sobre famílias para refletir sobre união e relacionamentos

O que o trauma pode fazer com uma família? Neste longa de Ari Aster, um crescente terror toma conta da casa de uma família, explorando os lugares mais escuros da psique dos personagens e o destino que eles herdaram da matriarca recém-falecida.

Sete Dias sem Fim (This is Where I Leave You, 2014)

Filmes sobre famílias para refletir sobre união e relacionamentos

Nesta comédia divertida que ao mesmo tempo emociona, uma mãe extrovertida convoca seus quatro filhos a passarem uma semana com ela e prestar homenagem ao pai recém-falecido.

Irmãos e seus respectivos maridos, esposas, filhos e namorados devem conviver juntos na mesma casa ao longo de sete dias. A convivência forçada trará oportunidades de ressignificar o passado e fortalecer laços.

Alguém Avisa? (Happiest Season, 2020)

Filmes sobre famílias para refletir sobre união e relacionamentos

Abby viaja com sua namorada Harper para conhecer sua família durante o jantar anual de Natal. Chegando lá, ela descobre que a namorada tem mantido o relacionamento em segredo de seus pais conservadores. Comédia LGBT que traz uma mensagem emocionante sobre aceitação.

Parasita (Parasite, 2019)

Filmes sobre famílias para refletir sobre união e relacionamentos

Se nenhuma família é funcional, por que a de Parasita seria? Neste longa vencedor do Oscar 2019, uma família pobre que vive em um porão sujo se infiltra na casa de uma família rica para arrumar trabalho. Nessa tentativa de ascender socialmente, segredos e mentiras serão necessários para atingir o objetivo.

Os Incríveis (The Incredibles, 2004)

Filmes sobre famílias para refletir sobre união e relacionamentos

O Sr. Incrível e sua família vivem uma vida normal depois que o governo baniu o uso de superpoderes. Mas quando um velho inimigo volta a atacar, o super-herói poderá entrar em ação novamente e, dessa vez, ao lado de sua família.

Tio Frank (Uncle Frank, 2020)

Filmes sobre famílias para refletir sobre união e relacionamentos

Na década de 1970, uma adolescente deixa sua cidade natal na zona rural do sul dos EUA para estudar na Universidade de Nova York, onde seu tio Frank é um reverenciado professor de literatura.

Neste drama sensível, a menina vai descobrir que o tio possui uma outra vida longe da família, de quem escondeu durante todo esse tempo sua homossexualidade.

Distante nós Vamos (Away We Go, 2009)

Filmes sobre famílias para refletir sobre união e relacionamentos

À espera do primeiro filho, o jovem casal Burt e Verona decidem fazer uma longa viagem para descobrir o melhor lugar para construir um lar. Passando por vários estados diferentes, eles vão visitar amigos e parentes distantes, observando diferentes modelos familiares para descobrir como criar o deles.

Um Limite Entre Nós (Fences, 2017)

Filmes sobre famílias para refletir sobre união e relacionamentos

Um jogador de beisebol americano que sonhava se tornar uma estrela do esporte durante a infância, agora trabalha como coletor de lixo pra sobreviver. A convivência turbulenta com sua esposa e filhos revelará aos poucos as memórias antigas de eventos que formaram sua personalidade difícil.

Neste drama doméstico, temos uma reflexão sobre porque as pessoas constroem barreiras ao redor de si mesmas e os desafios de ultrapassa-las.

Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (Big Fish, 2003)

Filmes sobre famílias para refletir sobre união e relacionamentos

Edward sempre narrou histórias fantásticas sobre sua vida, até mesmo no leito de morte. Intrigado, seu filho William então decide investigar os contos para entender melhor porque ele tinha mania de contar histórias exageradas sobre sua vida.


Tem alguma sugestão para acrescentar à lista de filmes sobre famílias? Comenta aí embaixo! 😉


Veja mais sobre Listas de Cinema & TV!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Melhores Filmes de Suspense tensos e com reviravoltas Novos Jogos de Construção de Cidades para Acompanhar Casas na caverna estilo toca de Hobbit 5 lições que aprendemos com o Professor Polvo Star Wars: the Bad Batch ganha pôster