Nerdizmo

16 importantes filmes sobre a escravidão

Reunimos 16 filmes sobre a escravidão, que tratam com maestria um dos maiores traumas da história da humanidade. Esperamos que com eles você possa refletir por si próprio sobre a importância de compreender esse período histórico e contextualizá-lo em nossa atualidade.

Acreditamos que o cinema é uma ótima ferramenta educativa, assim como tem um poder de grande acesso aos mais diversos públicos.

Desde sempre, a história retratada pela arte fascinou nossos olhos, e dessa maneira podemos interiorizar o aprendizado ao observar por nós mesmos os eventos acontecerem, mesmo que interpretados por atores.

Importantes filmes sobre a escravidão

Amistad (1997)

Baseado em eventos reais que aconteceram a bordo do navio negreiro La Amistad, o drama mostra a luta de um grupo de africanos escravizados em território norte americano. Um ótimo filme para conhecer as condições de captura e transporte de escravos africanos para trabalhos exploratórios na América do Norte.

12 anos de escravidão (12 Years a Slave, 2013)

A trama se concentra em torno de Solomon Northup, um homem negro livre que é sequestrado e vendido como escravo nos EUA antes da Guerra Civil. O filme acompanha 12 anos de humilhações físicas e emocionais sofridas pelo protagonista, que luta pela sobrevivência e aguarda sua libertação.

Doce País (Sweet Country, 2017)

Faroeste incomum ambientado em 1929 é um retrato sociopolítico da Austrália, e escancara antigas feridas aborígenes. O filme gira em torno de Sam Kelly, um aborígene de meia-idade que se salvou da escravidão e vive livre com o dono de uma fazenda. Entranto, Sam precisa lutar contra o ódio e intolerância da população que não aceita sua liberdade. O filme de nome irônico, assusta ao dialogar com temas tão atuais.

Quilombo (1984)

Ambientado em um engenho de açúcar de Pernambuco em torno de 1650, o longa de co-produção brasileira e francesa retrata a origem de Quilombo dos Palmares, local de resistência de escravos fugitivos contra senhores de engenho.

Manderlay (2005)

Lars Von Trier também abordou o tema nessa continuação de Dogville. Na trama, Grace e seu pai viajam até a fazenda Manderlay, no Alabama, onde encontram uma estrutura escravagista em pleno funcionamento, numa época em que a escravidão já havia sido abolida.

Besouro (2009)

Outra joia nacional, ambienta em 1920, uma época onde, embora os negros tivessem conquistado sua liberdade, ainda encontraram um longo caminho de luta por seus direitos. O filme conta a história de Besouro Mangangá (Ailton Carmo), um famoso capoeirista baiano considerado como o símbolo do movimento negro.

As Aventuras de Huck Finn (The Adventures of Huck Finn, 1993)

Adaptação do clássico de Mark Twain, se passa em 1840 e gira em torno de um jovem que foge de casa e atravessa o Rio Mississippi. No caminho ele conhece um escravo fugitivo, e os dois compartilham uma aventura juntos.

Lincoln (2012)

Baseado na biografia de Abraham Lincoln, escrito por Doris Kearns Goodwin, que abrange seus últimos quatro meses de vida, o filme narra a Guerra Civil americana e os esforços do presidente para abolir a escravidão.

Quanto Vale ou É Por Quilo? (2005)

O filme traça uma analogia entre o antigo comércio de escravos e atual exploração da miséria pelo marketing social, fazendo uma dura crítica sobre a solidariedade de fachada.

Diamante de Sangue (Blood Diamond, 2006)

Aqui é retratada a condição lamentável de trabalhadores escravos na Serra Leoa, em pleno século XXI. Desta maneira, o drama mostra como em muitos locais, inclusive no Brasil, trabalhadores ainda são submetidos a serviços escravagistas.

Tempo de Glória (Glory, 1989)

Baseado em uma história real, o filme conta a história do primeiro batalhão militar formado por ex-escravos durante a Guerra Civil. Liderados por um oficial branco, os soldados lutam contra os Confederados e também contra o preconceito de seus superiores.

E o Vento Levou (Gone With the Wind, 1939)

Um dos clássicos mais bem-sucedidos do cinema americano narra a trajetória de ex-donos de escravos que entraram em falência após a Guerra Civil.

Django Livre (Django, 2012)

Anos antes da Guerra Civil, um ex-escravo chamado Django faz uma aliança inesperada com o caçador de recompensas para capturar os criminosos mais procurados dos EUA, e resgatar sua esposa de um fazendeiro que força seus escravos a participarem de competições brutais.

Ganga Zumba (1963)

O filme narra a história de Ganga Zumba, o primeiro líder do Quilombo dos Palmares, onde foi governante entre 19670 e 1678.

Cafundó (2005)

O longa narra a história do ex-escravo João de Camargo, que se encanta com o mundo que o cerca, e entra em um estado alterado de alucinações. Ele passa a ajudar as pessoas tomado por um espírito de cura e restauração conhecido como Preto Velho.

Xica da Silva (1976)

Francisca da Silva de Oliveira, ou Chica da Silva, foi uma escrava alforriada que se casou com o milionário João Fernandes de Oliveira, em Diamantina, Minas Gerais. O filme conta sua história e mostra suas festas luxuosas que recebia até grupos de teatros europeus e levaram sua fama até a corte portuguesa.

 

Se você tiver alguma indicação de filme sobre o tema, não deixa de indicar para a gente!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Hanasu Hanasu
Hanasu Hanasu
1 ano atrás

Muito Bom o seu texto e os filmes, havia muitos que não conhecia, gostei da maneira que descreveu cada filme, foi direta e limpa, a foto desse perfil esta assim, pois é do meu site de japones, mas voltando ao assunto, muito obrigado, precisamos de mais sites como o seu

Erick Assis
Erick Assis
1 ano atrás

Enstristece-me que o Brasil tenha produzido tão poucos filmes recentes sobre o tema….

Star Wars: Galactic Cruiser, o hotel-passeio da Disney 5 Jogos em Pixel Art para Acompanhar Confira a crítica do filme Inititation Melhores Filmes de Suspense tensos e com reviravoltas Novos Jogos de Construção de Cidades para Acompanhar