Nerdizmo

Inititation | Review: filme moderniza os clássicos slashers

Um novo olhar inspirado nos filmes de matança de antigamente

Filme Inititation moderniza os clássicos slashers dos anos 90

O filme Initiation é um deleite para os fãs dos slashers dos anos 90. Quem curtiu Pânico ou Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado com certeza vai gostar deste novo filme escrito e dirigido por John Berardo.

A história começa em um campus universitário, onde temos diversos personagens jovens e ligados na modernidade. Ou seja, temos o uso desenfreado de smartphones, redes sociais e toda aquela coisa jovem de festas, fraternidades, bebidas e tudo mais.

É interessante notar que a narrativa tem como foco assuntos contemporâneos e recorrentes deste ambiente: em especial aqueles bem amargos, como a toxicidade entre estudantes, o abuso do álcool ou estupro.

Isso cria profundidade, diferente dos outros filmes de matança que comumente vemos assassinatos sem qualquer motivo. Ou com motivos bem bestas. Aqui, há certo propósito. O que faz a gente até questionar a integridade de cada um dos personagens.

Quem é legal? Quem não é? Essas perguntas criam uma cerca proximidade com os garotos e garotas que participam da história, e prende o espectador até o fim, em busca de uma resposta satisfatória – e finalmente a resposta sobre quem é o tal assassino.

Vale levar em conta que estamos falando de um filme bem violento. Não só que aborda a violência com assassinatos explícitos e sangue, mas também em relação a violência psicológica que ambientes como este podem gerar em vítimas de agressão, assédio ou abuso.

No final das contas, é um filme que prende bastante, e que traz cenas de suspense, horror, perseguição e um pouco de crítica social e comportamental embutida. Ingredientes que tornam este um dos filmes slashers mais interessantes dos últimos anos.

Lembra muito clássicos dos anos 90, mas com um tempero a mais: assuntos contemporâneos e que precisam ser colocados em pauta.

Claro que não resolvendo com as próprias mãos como vemos no filme. Mas isso resulta justamente na crítica que o longa faz.

A ficha completa do filme você encontra aqui.

Veja mais sobre Cinema e TV!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Star Wars: Galactic Cruiser, o hotel-passeio da Disney 5 Jogos em Pixel Art para Acompanhar Confira a crítica do filme Inititation Melhores Filmes de Suspense tensos e com reviravoltas Novos Jogos de Construção de Cidades para Acompanhar