Nerdizmo

Douglas Adams faria 69 anos hoje: Conheça as obras do autor

Livros cheios de humor escrachado, narrativas inteligentes e aventuras

20 anos sem Douglas Adams: Conheça as obras do autor

Douglas Adams foi um gênio. Escritor e comediante, participou como roteirista da série de TV Monty Python’s Flying Circus e é o criador da grande obra literária nerd O Guia do Mochileiro das Galáxias.

Para a tristeza de todos nós, ele repentinamente faleceu aos 49 anos de idade, em 11 de maio de 2001, depois de sofrer um fulminante ataque cardíaco. Seu legado, porém, permanece até hoje, em forma de piadas, humor nonsense e muito, mas muito conteúdo nerd. Afinal, ele continuamente serve de inspiração para muita gente.

Além de tudo, Adams era descrito por amigos como um ambientalista, e um grande admirador da teoria da evolução. Tanto que o biólogo Richard Dawkins dedicou seu livro “Deus, um Delírio” à ele.

À parte de tudo isso, este homem proporcionou muitas risadas e diversão para milhares de pessoas em torno do mundo.

Portanto, a gente dedica essa matéria unicamente para ele e as obras literárias as quais Adams foi responsável – que são excelentes. Confira!

Os livros de Douglas Adams

O Guia do Mochileiro das Galáxias (The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy)

Este livro é considerado uma obra suprema do mundo nerd. Não à toa. Douglas Adams coloca nele toda a sua paixão pela escrita e a sua genialidade, com piadas de humor negro, infâmias, críticas sobre a sociedade, sobre as pessoas e suas manias, e o mundo em geral. De uma forma muito irreverente e inteligente.

O Guia do Mochileiro das Galáxias não começou como publicação literária. Antes disso era um programa de rádio transmitido pela BBC Radio 4. Depois disso, foi adaptado para diversos formatos, que incluem peça de teatro, jogo de computador, série de TV, HQs e até mesmo toalhas.

A versão dos livros foi publicada em uma série de cinco volumes, entre 1979 e 1992 – além de ter um romance “continuação” lançado por Eoin Colfer (o autor de Artemis Fowl) em 2009.

A narrativa do livro acompanha um britânico sem sorte, Arthur Dent, que acordou e recebeu a notícia de que sua casa seria demolida para a construção de uma rodovia. Logo após saber disso, ele encontra Ford Prefect, um alienígena que coleta informações para o guia turístico intergaláctico “O Guia do Mochileiro das Galáxias” – e diz que na verdade, o planeta Terra está no caminho de construção para uma via espacial e será dizimado. A partir daí, começa uma aventura cheia de emoção, comédia, reviravoltas e muita loucura. Isso inclui outros personagens, como Zaphod Beeblebrox, um estranho primo de Ford e o Presidente da Galáxia; Marvin, um robô androide; e Trillian, outra terráquea assim como Arthur.

Se você curte temática Sci-Fi, humor escrachado e muita aventura, o livro é obrigatório. Dá para a série com preços excelentes no Brasil.

Dirk Gentlys (Dirk Gently’s Holistic Detective Agency)

Nem todo mundo sabe, mas Douglas Adams também publicou outra série de livros durante a sua vida: Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently.

Criado nos anos 80, este livro surgiu quando o autor escrevia episódios para a consagrada série Doctor Who. Esta série é cheia de bizarrices e humor negro e escrachado típico de Adams. E a ideia geral da obra é fazer referências de que tudo está interligado. Enquanto o detetive arrogante e carismático ao mesmo tempo sai em busca de respostas para questões sobre um caso extremamente estranho e aparentemente desconexo.

O livro é descrito pelo próprio autor algo como “muito bom detetive-fantasma-horror-que-idiota-viagem-no-tempo-romântico-musical-comédia-épico”.

Dirk Gently _ Season 1, Episode 1 – Photo Credit: Bettina Strauss/BBCA

A Netflix chegou a lançar um seriado inspirado na obra em 2016, que traz Samuel Barnett e Elijah Wood no elenco. A série é amplamente elogiada pela crítica e público em geral.

Com a morte de Adams, ele chegou a publicar cinco romances da série Dirk Gently.

Dirk Gentlys também teve uma série de rádio em 2007, peça de teatro e outra adaptação para TV em 2010.

Quer saber mais?

Para quem é fã do autor e quer saber mais sobre a vida dele, a Editora Aleph lançou no Brasil o livro A Espetacular e Incrível Vida de Douglas Adams e do Guia do Mochileiro das Galáxias. Uma compilação sobre toda a vida do autor, como ele criou suas obra principal, anotações, curiosidades, histórias e piadas inéditas e tudo o que um admirador dele gostaria de saber.

Essa obra foi aprovada tanto pela família de Adams quanto pelos amigos mais próximos, e traz muitas informações que não foram usadas nos livros, ou talvez seriam usados em livros futuros caso ele estivesse vivo até hoje.

Em maio de 2002, o livro O Salmão da Dúvida foi publicado. Ele inclui onze capítulos de seu romance inacabado, “O Salmão da Dúvida”, que foi originalmente planejado para se tornar um novo romance de Dirk Gently, mas poderia ter se tornado o sexto volume da saga “O Guia do Mochileiro das Galáxias”.


Veja também nossas matérias relacionadas:

Porque 42 é a resposta para tudo

A resposta sobre 42: matemáticos resolvem a equação

Veja mais sobre mundo geek!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments