Nerdizmo

Designers transformam conchas de lagostas em utensílios sustentáveis

Equipe criou material a partir de quitina e vinagre

Designers transformam conchas de lagostas em utensílios sustentáveis

Quatro designers do Royal College of Art e Imperial College se uniram para dar um destino sustentável às conchas de lagostas que são jogadas no lixo: materiais biodegradáveis que podem usados para criar diversos utensílios sustentáveis.

A equipe, apelidada de Shellworks, desenvolveu um bioplástico combinando vinagre com quitina, uma substância fibrosa que é o principal componente das conchas dos crustáceos.

O produto é manipulado em cinco máquinas denominadas Shelly, Sheety, Vaccy, Dippy e Drippy para criar materiais com rigidez, flexibilidade, espessura e translucidez variáveis. Isso permite que eles criem produtos customizáveis para qualquer finalidade.

Designers transformam conchas de lagostas em utensílios sustentáveis
Diferentes texturas e flexibilidade dos materiais

Dentre os produtos que eles já criaram vão de embalagens para comprimidos, sacolas “plásticas”, copos, talheres, vasos e suportes para velas – objetos que, ao serem descartados, podem ser reciclados ou compostados.

O tempo de decomposição dos produtos variam de 4 a 6 semanas e eles ainda funcionam como ótimos fertilizantes para plantas.

A Shellworks espera que suas inovações substituam em larga escala o plástico, já apontando cientificamente como um dos principais vilões do impacto ambiental.

Conheça mais sobre o projeto no site oficial e Instagram.

Designers transformam conchas de lagostas em utensílios sustentáveis

Leia também: Ooho!, as bolhas comestíveis que querem combater o lixo plástico

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Star Wars: Galactic Cruiser, o hotel-passeio da Disney 5 Jogos em Pixel Art para Acompanhar Confira a crítica do filme Inititation Melhores Filmes de Suspense tensos e com reviravoltas Novos Jogos de Construção de Cidades para Acompanhar