Nerdizmo

Desenhos hiper-realistas do teste de Rorschach exploram infância e psicologia

Com desenhos hiper-realistas, artista brinca com a linha que divide a loucura e a infância

Na série RORSCHACH, a artista CJ Hendry cria desenhos hiper-realistas dos borrões de tinta usados no teste psicológico. As formas desenhadas a lápis de cor são tão reais que parecem ser formados por tinta fresca.

O teste de Rorschach não é sobre o que você vê, mas como você vê. O paciente deve responder ao que remetem as dez formas de tinta com características específicas que são apresentadas a ele. As respostas são analisadas para avaliar funções psíquicas tais como percepção, atenção, julgamento crítico e linguagem.

“Acho que o que torna os testes de Rorschach tão intrigantes é que, ao contrário dos questionários e outras abordagens baseadas na linguagem para a avaliação da personalidade, você é apresentado a uma tarefa visual. Há uma correlação fascinante de ciência e arte, objetividade e subjetividade. Esta série é a ciência da resposta artística como a chave para a personalidade“, explica a artista.

Os desenhos ainda exploram psicologia e infância, dando a impressão de que eles poderiam ser simplesmente splashes de tinta feitos por crianças enquanto brincam.

“Esta série é uma fusão de imagens de Rorschach e pinturas de splashes de tinta, um mashup psicológico de ingênuo e sinistro. Há pouca diferença entre uma criança e um adulto insano: ambos têm pensamentos subdesenvolvidos e uma ignorância feliz, ambos vivem em um espaço lúdico onde não desenvolveram sentido sobre o mundo. Há muita liberdade em “ver o que você quer ver”. Por fim, todos nós estamos fazendo testes de Rorschach, vemos o que queremos ver…“, completa Hendry.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Arte
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Star Wars: Galactic Cruiser, o hotel-passeio da Disney 5 Jogos em Pixel Art para Acompanhar Confira a crítica do filme Inititation Melhores Filmes de Suspense tensos e com reviravoltas Novos Jogos de Construção de Cidades para Acompanhar