Nerdizmo

Criaram um perfume que cheira espaço sideral

Astronautas dizem que tem um cheiro doce e metálico

Criaram um perfume que cheira espaço sideral

Um perfume que cheira espaço sideral, teria a fragrância de quê? Astronautas sempre comentaram que um passeio no espaço deixa os trajes com cheiros específicos. Apesar de cada relato variar entre um e outro, chegaram a comentar que o odor é semelhante a pólvora, carne queimada e até framboesas.

“No começo, eu não conseguia entender direito”, escreveu o ex-oficial de ciência da ISS Don Pettit em um post da NASA em 2002. “Deve ter vindo dos dutos de ar que pressionaram novamente o compartimento. Então notei que esse cheiro estava no traje, capacete, luvas e ferramentas. Foi mais pronunciado nos tecidos do que nas superfícies de metal ou plástico.”

Agora, esse cheiro está chegando à Terra. A Omega Ingredients, uma empresa de aromas naturais do Reino Unido, criou uma fragrância que alega ter cheiro de espaço.

Chamado de “Eau de Space”, o perfume será lançado por meio de uma campanha no Kickstarter, e conseguiu seus fundos iniciais para que isso fosse possível.

O fundador da Omega, Steve Pearce, foi contratado pela NASA para recriar uma fragrância que cheira a espaço sideral em 2008, segundo a CNN. Ele levou quatro anos para criar um cheiro único.

“O objetivo da NASA de simular o espaço durante o treinamento é eliminar qualquer surpresa que os astronautas possam experimentar no espaço sideral”, diz a descrição do Kickstarter. “A prática leva à perfeição”.

Criaram um perfume que cheira espaço sideral

Definir o cheiro do espaço sideral, no entanto, é difícil.

“A melhor descrição que posso apresentar é metálica; uma agradável sensação doce e metálica ”, escreveu Pettit. “Isso me lembrou vapores agradáveis de solda com cheiro doce. Esse é o cheiro do espaço.”

Astronautas durante as missões Apollo da NASA também descobriram que o pó da lua se comparava com o odor de pólvora.

“O espaço definitivamente tem um cheiro diferente de qualquer outra coisa”, disse Dominic “Tony” Antonelli, piloto do Discovery, depois de uma caminhada espacial em março de 2009, conforme citado pelo Space.com.

De acordo com Antonelli, o cheiro permaneceu quando a escotilha externa da estação foi trancada novamente após uma caminhada no espaço e a porta interna foi reaberta.

O cheiro espacial, porém, tem uma distinção diferente para cada um dos astronautas que já o sentiram. Alguns comentaram que se assemelha até a enxofre ou rum.

Já os cheiros de planetas podem ser bem diferentes que do espaço. Apesar de ninguém ter ainda sentido, a mistura mortal de Marte de ferro, enxofre, ácidos e dióxido de carbono acabaria fazendo com que parecesse ovos podres.

Veja mais sobre ciência!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Ciência