Conheça o couro vegano feito de cacto! - Nerdizmo
Nerdizmo

Conheça o couro vegano feito de cacto!

Sem crueldade animal ou impacto negativo no meio ambiente

Conheça o couro vegano feito de cacto!

Dois empresários mexicanos encontraram uma alternativa sustentável, sem crueldade animal e que não tem impacto negativo no meio ambiente: um couro vegano feito de cacto.

Conheça o couro vegano feito de cacto!

Andrián López Velarde e Marte Cázarez, produzem o material a partir de uma enorme plantação da espécie Opuntia ficus-indica em sua fazenda no estado de Zacatecas, no México. A planta, de pele grossa e áspera, tem uma textura ideal para simular o couro de animais.

“A ideia de usar essa matéria-prima foi concebida porque esta planta não precisa de água para crescer, e há muitas delas em toda a República Mexicana. Simbolicamente, representa todos os mexicanos e todo mundo sabe disso”, conta López.

A produção do couro vegetal consiste em várias etapas: as folhas são cortadas, limpas, amassadas e lavadas para secar sob o sol durante três dias para depois serem trituradas e congeladas para que uma proteína presente na planta seja extraída.

Como resultado, se tem um pó que é misturado a outros aditivos e com algodão e poliéster reciclado. Em seguida, o material pode ser tingido naturalmente, usando métodos desenvolvidos pelos empresários.

Uma boa notícia é que o couro do cacto é parcialmente biodegradável e não contém nenhum plástico.

A marca, chamada Desserto, foi apresentada em 2019 na exposição de Lineapelle, em Milão, a feira mais importante do mundo para os fabricantes de couro, e teve uma recepção positiva, com o material sendo elogiado por sua flexibilidade, suavidade, toque e cor.

Até o momento, a empresa já criou assentos de carro, sapatos, bolsas e até roupas. A ideia é levar o material para a indústria da moda, design, automotiva e aeronáutica.

“Para poder incorporar esse material em várias indústrias, é essencial contar com um suprimento estável e abundante da matéria-prima. Atualmente, temos 2 hectares onde cultivamos nopals, além de uma capacidade de expansão de 40 hectares. Em relação à capacidade de produção, temos 500.000 metros lineares por mês”, dizem os empresários.

Veja alguns dos produtos já criados pela empresa Adriano Di Marti.

Conheça o couro vegano feito de cacto!

Leia mais sobre Sustentabilidade!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments