Nerdizmo

Como Leonardo da Vinci criou uma ‘mapa de satélite’ em 1502

Este mapa, visto de cima como se fosse feito Google Maps, é bastante preciso.

Como Leonardo da Vinci criou uma ‘mapa de satélite’ em 1502

Leonardo da Vinci é conhecido mundialmente por suas invenções e artes, mas ele também criou incríveis mapas – como o da cidade de Imola, na Itália.

Este mapa, visto de cima como se fosse feito Google Maps, é bastante preciso, mas na época em que foi criado, em 1502, não havia nada próximo de um satélite.

Da Vinci usou a tecnologia (com instrumentos de medição e análise de espaço) e também a sua própria imaginação para desenvolver esta arte.

Seu mapa inicial ajudou o político italiano Cesare Borgia a construir uma ideia da cidade de Imola que era muito mais precisa do que a maioria dos mapas contemporâneos.

Ele conseguiu este feito através do uso de medidas cuidadosas de ângulos e de distâncias usando um hodômetro primitivo, e conseguiu criar um mapa que estava muito próximo de ser preciso.

Trata-se de um mapa “icnográfico”, e representou um passo a frente na descrição de como os mapas poderiam funcionar para representar a geografia.

Embora seja marcado por algumas imprecisões, para a época era incrivelmente preciso, e isso ajudou a impulsionar a arte de mapas. O Imola de Leonardo continua sendo, até hoje, um guia muito útil para a cidade.

No vídeo abaixo você confere um pouco de como foi a confecção deste mapa.

O mapa de satélite de Leonardo da Vinci

Veja mais sobre arte!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Star Wars: Galactic Cruiser, o hotel-passeio da Disney 5 Jogos em Pixel Art para Acompanhar Confira a crítica do filme Inititation Melhores Filmes de Suspense tensos e com reviravoltas Novos Jogos de Construção de Cidades para Acompanhar