Nerdizmo

Como as séries famosas influenciam nosso comportamento

Como as séries famosas influenciam nosso comportamento

O ano de 2020 trouxe inúmeros desafios e mudou a forma como trabalhamos, nos relacionamos e até como consumimos conteúdo. Em um mundo cada vez mais digital, não nos faltaram oportunidades para nos adequarmos às medidas restritivas em função da pandemia. Isso, é claro, inclui nosso lazer. Nessa onda, algumas séries ganharam notável popularidade. O que você não imagina é como essas séries famosas influenciam nosso comportamento.

Como passamos mais tempo em casa e as plataformas de streaming se tornaram nossa fonte de entretenimento primordial, não é nenhuma surpresa o resultado indicado pela Conviva, plataforma de inteligência em tempo real para mídia de streaming: o tempo de utilização de streamings aumentou em 63% em relação a 2019.

E, se passamos mais tempo em frente às telas, já parou para pensar como este consumo de filmes e séries pode ter influência no seu comportamento, sem que você perceba? Nas suas roupas, nas suas escolhas, nos seus gostos e… até em como você fala?

A psicóloga clínica, mestre e doutora pela Unesp, Deborah Perez, diz que as produções audiovisuais vão além do que meros impactos de consumo: elas nos ajudam a formar nossa personalidade como um todo.

“O ser humano é o que é ao estar no mundo: agir, produzir, consumir, relacionar-se… Dessa forma, há influência direta da produção midiática na nossa subjetividade”, explica.

Sendo assim, de forma inconsciente você pode passar a reproduzir as características ou situações dos personagens após assistir a uma série ou um filme.

“A imitação se dá de maneira natural, pois o ser humano é um gregário. Isso significa que somos naturalmente sociais e precisamos do outro para olhar para si, para identificar o que neles se parecem ou se diferenciam. Todo esse processo vindo das produções midiáticas funciona como uma âncora para o autoconhecimento”, diz a psicóloga.

Mas será que é possível observar como essas influências acontecem na prática? A Betway, site de roleta online, realizou um estudo que analisa como as séries mais populares da Netflix de 2020 influenciaram o comportamento e hábitos de consumo da sociedade. Você consegue adivinhar quais são elas?

Como as séries famosas influenciam nosso comportamento

O Gambito da Rainha, minissérie mais comentada da Netflix dos últimos tempos, foi reproduzida por 62 milhões de casas em apenas 28 dias. No Google, as buscas por “jogadas de xadrez” aumentaram 150% desde que a série foi lançada. Já o livro que inspirou a série se tornou um best seller depois de 37 anos de seu lançamento.

Emily em Paris pode parecer uma série boba à primeira vista, mas o seu principal atrativo está na fotografia, nos looks da protagonista e, é claro, nos pontos turísticos de Paris – a cidade do amor que é palco da comédia romântica. A série influenciou diretamente a moda, o turismo e até o consumo de peças de roupas específicas.

A série histórica The Crown, uma biografia sobre a realeza britânica, foi além dos hábitos de consumo: ela moldou a forma como os britânicos veem a família real hoje em dia.

Interessante, né? Isso nos dá uma compreensão maior sobre como nossa bagagem cultural tem influência em nossa forma de pensar, comportamentos e gostos. Agora que você já sabe disso, consegue identificar como aquela sua série preferida tem influenciado a sua vida?

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Star Wars: Galactic Cruiser, o hotel-passeio da Disney 5 Jogos em Pixel Art para Acompanhar Confira a crítica do filme Inititation Melhores Filmes de Suspense tensos e com reviravoltas Novos Jogos de Construção de Cidades para Acompanhar